quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Morador faz paródia de música de Vinicius de Moraes para protestar contra poluição na Lagoa de Araruama

Fauna da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, está morrendo por causa da poluição. Foto reprodução/intertv


Pescadores também mostram que peixes estão morrendo, além de criticarem os fortes odores e a coloração escura da água.



Ironia foi a maneira que Thiago Arantes encontrou para mostrar sua indignação com a poluição na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio. O morador do bairro Praia da Siqueira, em Cabo Frio, gravou um vídeo satirizando o forte odor e a cor escura da água por meio de uma adaptação da música "A casa", de Vinicius de Moraes (veja acima).

Outro que demonstrou sua indignação foi o pescador Pablo Santos. Também morador do bairro, ele fez um registro na manhã deste domingo (28) reclamando que peixes, camarões e siris estão morrendo por causa da poluição.

Além disso, Pablo relata que pescadores locais ficaram com feridas na pele por terem entrado em contato com a lama que, segundo ele, vem do fundo da lagoa e se mistura com a água.

O pescador também contou que presenciou as comportas da estação de tratamento de esgoto da Praia do Siqueira sendo abertas e despejando esgoto no local no domingo (28). Imagens feitas por um drone mostram uma língua preta na lagoa.

Em nota, a Prolagos, concessionária de água e esgoto responsável pelos cuidados da Lagoa de Araruama, explicou que as comportas foram abertas por causa da chuva.

Ainda segundo a empresa, o odor e a coloração observados são consequências dos fortes ventos que atingiram a região no último fim de semana.

Confira abaixo a nota da Prolagos na íntegra.

A abertura das comportas do sistema de esgotamento sanitário a tempo seco é praticada quando o nível pluviométrico está elevado e o volume de água da chuva na rede de drenagem aumenta. A medida é necessária para não alagar o município.

No entanto, o odor e coloração observados na Praia do Siqueira são decorrentes dos fortes ventos que atingiram a Região dos Lagos no fim de semana, chegando a rajadas de até 50 km/h, revolvendo o material sedimentado no fundo da Lagoa de Araruama.

A Prolagos faz o monitoramento permanente, com coletas e análises em torno da lagoa e reforça que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto estão operando normalmente nos cinco municípios da área de concessão.

Importância Ambiental

A Lagoa de Araruama é o maior complexo lagunar de água salgada do mundo. Com 220 km², ela é integrada pelos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio (Canal do Itajuru), Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Fonte: "g1"

Nenhum comentário:

Postar um comentário