segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Morador entra com roupa clara na Praia do Siqueira e sai coberto de sujeira; INEA diz que a praia está própria para banho

Homem entra na Lagoa de Araruama e sai coberto de sujeira para denunciar condições da água

Morador entra com roupa clara em lagoa liberada para banho no RJ e sai coberto de sujeira

Além do protesto silencioso, pescadores também fizeram vídeos para mostrar a mortandade de peixes e crustáceos na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio.

A cena foi registrada pela equipe de reportagem do RJ 1, da Inter TV, nesta quarta-feira (31) na Lagoa de Araruama, no trecho da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio. Em um ato de protesto, Max dos Santos entrou na água de tênis e roupas claras, e saiu coberto por um material denso e escuro.

Segundo o teste de balneabilidade mais recente feito no dia 16 de outubro de 2018 pelo Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, esta área da lagoa está apta para o banho.

Pablo Santos, que é pescador da região, registrou em vídeo, por iniciativa própria, a mortandade de peixes e crustáceos. As imagens foram feitas no trecho da Praia do Siqueira e mostram o pescador pegando espécies como camarão, peixes e siri na mão, sem nenhuma dificuldade.

"Três meses de defeso indo embora. O camarão tá tonto... os peixes estão tontos. 'Tudo' morrendo na beira da praia", disse Pablo enquanto registra as imagens.

O pescador Edson Pereira contou para a equipe de reportagem que entrou na lagoa para buscar uma pipa para uma criança e, quando saiu da água, estava coberto por lama verde e com mau cheiro. Segundo Edson, no dia seguinte, ele amanheceu com um tipo de micose no braço.

Mais protesto


'Língua verde' é registrada em imagens aéreas da Lagoa de Araruama, no RJ — Foto: Reprodução | Inter TV
Imagens aéreas registraram uma 'língua verde' formada em frente a uma manilha de esgoto em direção à lagoa. O biólogo Geraldo Lima falou sobre o impacto gerado para o ecossistema pelo despejo do esgoto no local.

"Quando joga esgoto in natura, mesmo tratado, com uma grande quantidade de nutrientes, você tem uma proliferação de algas que, quando morrem, entram em decomposição. A decomposição gera bactérias que tiram o oxigênio da água e a falta de oxigênio acaba matando peixes e crustáceos, que são animais importantes para nossa lagoa", explicou Geraldo.

Respostas

A Prolagos, responsável pelo tratamento do esgoto em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios falou sobre a 'língua verde' registrada nas imagens.

"No sábado, houve uma junção de fenômenos, com ventos muito fortes, muita chuva e a temperatura baixou rapidamente. Aí as comportas [da estação de tratamento] foram abertas. Com as comportas abertas e o vento forte, o fundo mexeu e liberou nutrientes. Esse nutriente é propício para a proliferação de algas", disse Ricardo Azevedo, gerente de responsabilidade social da Prolagos.

Segundo a empresa, o sol do dia seguinte em contato com as algas, gerou o fenômeno da fotossíntese, por isso a água ficou esverdeada devido à liberação de clorofila. Ricardo reforçou que as comportas são abertas apenas em caso de chuva forte para evitar alagamento na cidade.

A Prolagos informou ainda que uma vistoria foi feita na manhã desta quarta-feira (31) com a presença de alguns pescadores na Praia do Siqueira e verificaram que nenhum vazamento foi identificado. Disse ainda que, no momento, todas as comportas de Cabo Frio estão fechadas e com o nível baixo.

Já a Defesa Civil de Cabo Frio informou que, entre os dias 22 e 29 de outubro, choveu apenas 21 milímetros em toda a cidade.

"Os técnicos já estão avaliando isso. A Prolagos será notificada e se for comprovado que houve algum erro, a empresa terá que arcar com a situação", disse o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

O secretário de Meio Ambiente disse ainda que novas soluções para o tratamento de esgoto da cidade estão previstas para o ano de 2019. Segundo Mario Flavio, uma estação de tratamento no bairro Jardim Esperança vai receber todo o esgoto da cidade, tratar e lançar os efluentes tratados no Rio Una.

Emocionado, o pescador Pablo pediu ajuda em nome dos pescadores e moradores que precisam da lagoa.

"O pescador tá sofrendo. Não só o pescador, mas todos nós. Eu nasci e me criei aqui. Mergulhava na lagoa e pescava com meu pai [...] estão destruindo o pescador e a gente não aguenta mais", desabafou Pablo Santos.

Fonte: "g1"

Nenhum comentário:

Postar um comentário