segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Câmara de Vereadores de Búzios: Casa de Leis ou Agência de Emprego


No post "Os currais eleitorais da Câmara de Vereadores de Búzios têm que acabar!" (ver em "ipbuzios"), eu comentei que a Câmara possui atualmente 81 cargos cargos comissionados e que cada vereador do ex-G-5 deve ter 13 cargos, o que dá um total de 65 cargos. Sobram 16 cargos pra distribuir entre os outros 4 vereadores. Cada um deve ficar com 4 cargos".

Mas os vereadores não empregam seus parentes, amigos e cabos eleitorais apenas na Câmara. Muitos empregos também são obtidos na prefeitura a partir de "negociações" com o prefeito. Obviamente deste rateio de cargos não participam os dois vereadores da oposição. O loteamento é feito apenas com a turma do prefeito, com os vereadores mais chegados, claro! 

Recebi hoje a informação de que o ex-prefeito quando em exercício negociara com a turma do amém a distribuição imediata de 17 cargos para cada vereador da turma e mais 3 cargos a serem distribuídos em março do ano que vem. Com a volta do prefeito eleito ao cargo, os vereadores o pressionaram para a manutenção do acordo. Acordo mantido, menos com um vereador, não se sabe o porquê, que por receber três cargos a menos, fez birra fazendo de conta que virara oposição.   

Não é muito fácil checar essas informações, mas em cidade pequena tudo se descobre. Basta confrontar todas as nomeações e demissões recentes tanto na Câmara de Vereadores como na Prefeitura, pois muitos cargos de um poder migraram para o outro. No final dá pra saber quem é indicação de quem. 

O Ministério Público que ajuizou três ações judiciais para a imediata convocação dos concursados precisa investigar esta informação. Se ela for verdadeira, significa que o prefeito não está respeitando a justiça, pois são mais 85 cargos, muito provavelmente de comissionados com altos salários e mais 15 prometidos em março de 2019. As decisões judiciais nestas ações estão sendo completamente descumpridas. 

Nossa Câmara de Vereadores está mais parecida com uma agência de empregos do que com uma Casa de Leis. Nossos legisladores não respeitam nem mesmo a lei contra o nepotismo. Nem se preocupam em esconder que estão empregando parente. Sem o menor pudor indicam para o prefeito nomear maridos, esposas, irmãos, irmãs, filhos e filhas. Uma questão crucial: a que interesse público atende o prefeito de Búzios ao nomear parentes de vereadores para cargos públicos na Prefeitura de Búzios?   

É preciso dar um basta nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário