segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Líderes militares de Myanmar são acusados de genocídio pela ONU

Pelo menos 700.000 Rohingya fugiram de Mianmar no ano passado - grupos de direitos humanos dizem que milhares morreram. Foto: Reuters

Em relatório divulgado hoje (27), a ONU defende que as principais figuras militares de Mianmar sejam investigadas por genocídio no estado de Rakhine e crimes contra a humanidade em outras áreas do paísO relatório pede ainda que o caso seja encaminhado ao Tribunal Penal Internacional (TPI). 

O governo de Myanmar tem dito constantemente que suas operações visaram ameaças de guerrilheiros insurgentes. Mas o relatório diz que os crimes que documentou são "chocantes": "a necessidade militar nunca justificaria matar indiscriminadamente, estuprar mulheres, agredir crianças e queimar aldeias inteiras."

A Missão Internacional Independente das Nações Unidas para Mianmar foi criada em março de 2017 para investigar as alegações generalizadas de abusos dos direitos humanos no país, particularmente no estado de Rakhine. Os crimes documentados em Kachin, Shan e Rakhine incluem assassinato, prisão, tortura, estupro, escravidão sexual, perseguição e escravidão que, "indubitavelmente, equivalem aos crimes mais graves sob a lei internacional", diz o relatório.

Os Rohingya são uma das muitas minorias étnicas em Mianmar e compõem a maior porcentagem dos muçulmanos do país. O governo, no entanto, os vê como imigrantes ilegais do vizinho Bangladesh e lhes nega a cidadania. Os militares lançaram sua última repressão depois que militantes de Arsa atacaram postos policiais em agosto de 2017, matando vários policiais. A ONU já descreveu a ofensiva militar em Rakhine como um "exemplo clássico de limpeza étnica". Refugiados que fugiram da violência contaram histórias horríveis de violência sexual e tortura. 

De acordo com a organização médica Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo menos 6.700 Rohingya, incluindo 730 crianças menores de cinco anos, foram mortas no primeiro mês após o início da violência.

Fonte: "bbc"

Nenhum comentário:

Postar um comentário