sábado, 11 de maio de 2019

Prefeito de Cabo Frio exonera o secretário de Educação Cláudio Leitão e a adjunta Denize Alvarenga

Manchete Folha dos Lagos de hoje, 11/05/2019
Título de artigo de Tomas Baggio na Folha dos Lagos de hoje 
Segundo o professor Chicão, administrador do blog “História, Música e Sociedade”- ao meu modo de ver, o melhor blog da nossa região-, para justificar as exonerações, a prefeitura publica Nota Oficial mentirosa. “O motivo alegado é que os dois se negaram a dar as senhas para pagar os professores. Mas a verdade é que Adriano e o Super (Secretário de Fazenda) queriam pagar só os concursados, deixando os contratados chupando dedo. o que contraria resolução do SEPE” ("josefranciscoartigos").  

Ainda de acordo com o blog, “dezenas de quadros da SEME vão pedir exoneração coletiva em solidariedade às demissões dos secretários hoje. É fogo no parquinho do rouco e do super”. Ontem (10), “apenas seis escolas funcionaram normalmente hoje. As demais ou pararam totalmente ou parcialmente”.  

Hoje (11), “no programa do Dirlei, a cidade vai tremer. A ex Secretária de Educação Denize Alvarenga vai expor as vísceras dos problemas que tiveram com o Super na gestão da SEME”. O professor recomenda que se “prepare o nariz: a coisa é muito mais fedida do que se imagina”. No programa, o presidente do Sinscaf, Olney Viana, também estará presente e “vai revelar coisas estarrecedoras sobre as contas da prefeitura”. ("josefranciscoartigos")

Equipe da Secretaria de Educação de Cabo Frio. Foto: blog do professor Chicão 

Ontem à noite, amigos de Leitão e Denize foram para o bar Kasebre comemorar a exoneração da SEME. Muita gente compareceu. O bar estava lotado. Segundo o blog, “todos cumprimentavam os dois. Pessoas passavam em carros, buzinavam e acenavam. Pareciam dois jogadores do Barcelona..rs..”. No blog, hoje, o professor Chicão diz ter orgulho das pessoas que faziam parte da equipe da SEME por não se curvarem aos desmandos de um governo medíocre. Não conheço todos da foto, mas também sinto orgulho da Denize, Mônica e Leitão. A luta continua companheiros!   

Nas notas “Fresquinhas” do blog de hoje (11), o professor Chicão diz que “a população precisa saber o que ocorreu ontem no final da tarde na Secretaria de Educação. Leitão e Denize estavam reunidos com a equipe para comunicar a decisão do prefeito quando chegam ao prédio da Câmara o coronel da guarda municipal acompanhado da coordenadora de comunicação, do secretário Felipe Araújo (aquele que quer vender os Galpões do Sal) e do senhor Evandro Mureb (marido da sindicalista Denise Teixeira)”.

Eles queriam subir para os andares de cima da secretaria. A ASG que estava na porta os impediu dizendo que estavam em reunião. Passaram a tirar fotos como se o local estivesse ocupado por ladrões e traficantes e não por professores. Um dos guardas que acompanhava o coronel disse para que a ASG para que ela anotasse se algum dos presentes saísse com algo de valor. Os professores desceram, mas com aquilo que eles mais odeiam: livros.  O guarda procurou ladrão na secretaria errada. Todos sabem em que prédios estão os ladrões do governo Adriano”. 

De acordo com o professor Chicão, a ida de Adriano ao Banco do Brasil com seus amigos foi apenas uma atitude midiática, uma grande farsa. “Todos sabiam que não podiam fazer pagamento algum do dinheiro do Fundeb pois as senhas estavam com 3 pessoas na SEME que se recusaram a dá-las para que ele pagasse somente concursados e deixasse os contratados chupando dedo. Resolução do SEPE condena tal divisão no pagamento. E a justiça também”.

O professor conclui sua postagem de hoje com a análise política das exonerações de Leitão e Denize:

Os dois grandes vitoriosos com as exonerações foram o secretário da fazenda e os vereadores. “O Super vai conseguir o que sempre almejou: acesso ao dinheiro da educação, algo em torno de 240 milhões por ano. Ele agora vai poder fazer as pedaladas que quiser com a grana dos professores e dos alunos. Pobre cidade!” Os vereadores “agora se vêem livres para encher a secretaria de cabos eleitorais no ano que vem, ano de eleições. O processo seletivo está em risco. Só a justiça pode salvar esta cidade com a obrigatoriedade de um amplo concurso”.

Somando-se os afastamentos de ontem com os de Duca e Elicea, “o governo Adriano vai ficando cada vez mais parecido com os de MM e Alair. Em várias situações, as práticas já são as mesmas. E agora ficarão identicas” ("josefranciscoartigos)"

Meu comentário:

O episódio nos revela que não existe atalho para a esquerda. Não existe caminho fácil. Não se vai conseguir mudar as políticas públicas de desgovernos municipais atrasados sem base social para isso. É preciso que a esquerda persevere em seu trabalho de mobilização, conscientização e organização da população. Um trabalho de formiga, de longo prazo, lançando candidaturas próprias para a prefeitura e câmaras, visando mostrar que existe alternativa aos desgovernos municipais que nos desgovernam há muito tempo. Alianças são possíveis, e devem ser feitas,  mas nunca a reboque de políticos atrasados e, em geral, corruptos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário