sábado, 21 de julho de 2018

Escândalo em Casimiro de Abreu: Ouçam os áudios

Vereador Neném da Barbearia, que fez a denúncia ao MPRJ, foto do Facebook

A operação "Os Bastidores", realizada pelo MPRJ em Casimiro de Abreu, apura possível compra de votos de vereadores na sessão que julgou as contas do ex-prefeito da cidade Antônio Marcos. Ela foi deflagrada após terem sido vazados os áudios de gravações telefônicas em que o vereador Neném discutia com os vereadores Rafael Jardim e Bruno Miranda e o empresário Careca a respeito de participar ou não da votação das contas do ex-prefeito Antonio Marcos.
A página de Rodrigo Bastos no Facebook deu nome à operação. Ele e o ex-prefeito foram alvos de mandado de prisão. Apenas o blogueiro de “Os bastidores” foi preso temporariamente. O ex-prefeito Antônio Marcos não foi localizado e é considerado foragido. O presidente da Câmara, Rafael Jardim, e os vereadores Bruno Miranda e Leilson Ribeiro da Silva (Neném da Barbearia) foram afastados dos cargos por 180 dias. Também Foram realizadas buscas na casa do empresário Wender Veloso Pereira (Careca do Gás). 

O MPRJ suspeita que a compra de votos pode ter acontecido tanto por parte do prefeito atual Paulo Dames quanto pelo ex-prefeito Antonio Marcos. Por esse motivo pediu a prisão temporária dos dois, mas só foi atendido pelo juiz no tocante ao segundo, que é suspeito de ter comprado apoio de vereadores na votação que analisou as contas da sua gestão em abril deste ano. O blogueiro Rodrigo Barros, dono do blog "Os Bastidores", que deu nome à Operação,  também alvo de mandado, foi preso. Ele teria recebido cópias das gravações. Como a casa de Rodrigo foi alvo de busca e apreensão do MPRJ na última sexta-feira (13), o vereador Neném, no mesmo dia, procurou o MP para formalizar a denúncia e entregar as cópias dos áudios à Promotoria.

O site Folha de Casimiro publicou que “para tentar escapar da inelegibilidade, o ex-prefeito Antonio Marcos promoveu diversos encontros em seu sítio, com vereadores e o dono de uma página no Facebook conhecida por espalhar “fake news”. Se a “conversa” surtiu efeito, só saberemos hoje, quarta-feira (11), dia em que a Câmara irá votar as contas de 2016 do segundo mandato do antigo chefe do Executivo casimirense”.

Realmente é muito estranho o fato do vereador Neném ter esperado mais de dois meses para fazer a denúncia, já que fora ele mesmo quem fez as gravações, sendo que a última conversa, como ele mesmo revelou, aconteceu no dia 10 de abril, dois meses e três dias antes de seu comparecimento espontâneo ao MP.

O MPRJ suspeita que as gravações feitas pelo vereador Leilson Ribeiro da Silva, o Neném da Barbearia, poderiam estar sendo usadas também como instrumento de pressão para beneficiar eventual candidato do grupo de oposição na disputa pela presidência da Câmara, na escolha do novo chefe do Poder Legislativo para o biênio 2018/2020, que só deverá acontecer em dezembro.

Essa é uma das linhas de investigação do Ministério Público. Tanto que o blogueiro, que teria divulgado os áudios, foi alvo de busca e apreensão, e preso posteriormente. E o vereador denunciante, Neném da Barbearia, afastado do cargo.

Posto a seguir os áudios extraídos da página “Barrense Bolado” do Facebook para que os leitores do blog possam tomar conhecimento do que geralmente rola nos bastidores que antecedem as votações de contas de prefeito e de presidente de Câmara de Vereadores. O empresário Careca do Gás resume bem a atuação dos personagens da trama ao afirmar que ninguém ali estava “votando por amor” na questão das contas do ex-prefeito, tanto contra quanto a favor. Sobra até mesmo para o VEREADOR RAMON GILDATE, ferrenho opositor do prefeito Paulo Dames. Em um trecho da conversa com o parlamentar denunciante, Bruno Miranda sugeriu que Ramon também levaria vantagem do governo, o que se daria través do vice-prefeito Adair Abreu de Souza, o kinha, com portarias (nomeações) e rescisões (pagamentos a demitidos).

Para entender o caso: "ipbuzios"


ÁUDIO 1: Vereador Neném conversa com o empresário Careca do Gás e o presidente da Câmara Rafael Jardim.




ÁUDIO 2: Vereador Neném conversa com vereador Bruno Miranda



ÁUDIO 3: Vereador Neném da Barbearia conversa com o presidente da Câmara Rafael Jardim.



OBSERVAÇÃO: Todos os vídeos foram extraídos da página do Facebook "barrensebolado"


Nenhum comentário:

Postar um comentário