segunda-feira, 23 de julho de 2018

Blogueiro de Casimiro de Abreu, preso, é acusado de extorsão, estelionato e falsificação de documentos públicos

Logo do blog IPBUZIOS

O blogueiro de Casimiro de Abreu Rodrigo Lins de Barros Ayçar foi preso temporariamente por cinco dias na última sexta-feira (20) pela operação "Os Bastidores" do MPRJ. Na operação, o MPRJ  investiga "a montagem de um esquema de extorsão no município em que os vereadores da oposição chantageavam os vereadores da situação, visando a aprovação de projetos de interesse pessoal na Câmara Municipal".
A participação do blogueiro no esquema era tão importante que a operação do MPRJ recebeu o nome de sua página no Facebook (ver em "rodrigobarros01").
De acordo com a denúncia do MP, cabia a Rodrigo Barros, a mando do ex-prefeito Antonio Marcos de Lemos Machado, que comandou o município nas gestões 2009-2012 e 2013-2016, "averiguar fatos desabonadores utilizados na chantagem contra os políticos da situação, como a da ameaça de que publicaria as informações em seu blog “Os Bastidores”.
Assim, teria acontecido com o ex-presidente da Câmara, Alessandro Pezão, "que se afastou do cargo após denúncia de que receberia parte dos salários dos funcionários da Casa. Com o afastamento de Pezão, o blogueiro cobrou do sucessor à presidência da Câmara a sua nomeação para chefe de gabinete".
O juiz determinou também a apreensão de documentos, computadores, celulares e câmeras na residência de Rodrigo Barros.
Rodrigo Barros, que está preso e o ex-prefeito Antonio Marcos que se encontra foragido, "foram acusados de envolvimento nos crimes de extorsão, estelionato e falsificação de documentos públicos".
Extorsãoato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa, lucro.
Estelionato: fraude praticada em contratos ou convenções, que induz alguém a uma falsa concepção de algo com o intuito de obter vantagem ilícita para si ou para outros (p.ex., a venda de coisa alheia como própria, a hipoteca de bem já hipotecado, a emissão de cheque sem fundos); burla.
Meu Comentário: 
Todo cuidado com jornalistas e blogueiros é pouco. Principalmente com aqueles que se dizem independentes, imparciais e neutros. Esses são os mais perigosos. Sabe-se que alguns recebem mensalinhos de prefeito para se calar sobre os malfeitos de seu governo. Já ouvi de um repórter buziano que ele ganhava mais pelo que não publicava do que pelo que publicava. O que é o mesmo que o blogueiro Rodrigo Barros fazia, segundo o MPRJ. 
Procure se informar sobre o que rola nos bastidores da política de seu município, sobre as fontes de renda desses "jornalistas". O que aconteceu em Casimiro de Abreu pode muito bem estar acontecendo em seu município. OLHO VIVO com o que eles andam publicando por aí.      
Fonte: "tjrj"

Nenhum comentário:

Postar um comentário