sábado, 21 de julho de 2018

Ilegalidade Explícita nos Ossos!

Casa nos Ossos, antes
Mais uma vez a paisagem urbana de Búzios é agredida por uma obra ilegal... Desta vez na delicada e única rua que beira a Praia dos Ossos, um de nossos mais icônicos cartões postais e exemplo da escala e do estilo urbano que nos fez reconhecidos mundialmente...Mais precisamente na esquina esquerda da Travessa Cassiano Rodrigues (Rua da Corrente) com a Rua da Praia dos Ossos.


Neste terreno, onde havia uma antiga casa, dentro dos conceitos que Búzios um dia se orgulhou e tentou preservar, está sendo construída uma nova, muito mais alta, onde o novo telhado começa mais alto do que onde o antigo terminava, e sem licença de obra!!!

Casa nos Ossos, hoje, foto 1

Será que existe projeto? Será que ele se enquadra na Lei?

Se a afronta à escala humana é uma questão de sensibilidade e delicadeza perdidas, a falta do alvará e da placa de obra é uma questão legal...

Os primeiros buzianos que se sentiram indignados com o início da construção, semanas atrás, ligaram para a prefeitura e deixaram suas denúncias. Apesar de uma demora inicial, finalmente os fiscais da Prefeitura estiveram no local, embargaram e multaram a obra, pela falta de licenciamento.

Casa nos Osssos, hoje, foto 2
Embora a paralisação tenha sido determinada há alguns dias, inexplicavelmente a obra continua acelerada, aos olhos de todos que passam pelo local, inclusive nos fins de semana! Os operários só param e se escondem, quando percebem que alguém está filmando ou fotografando a mesma...

Casa nos Ossos, localização
Cadê os fiscais, que deveriam ir diariamente verificar a paralisação ordenada e, cientes do contínuo desrespeito, chamar a polícia?

Parece que a prefeitura, seus fiscais, as leis urbanísticas, a história e a cultura de Búzios não impõe nenhum respeito á prepotência do proprietário e do construtor, que devem se sentir muito mais importantes que a cidade e suas autoridades...

Bem que o prefeito poderia impor sua autoridade e fazer cumprir a Lei! Assim nos pouparia de ter que acionar o Ministério Público.

Comentários no Facebook:
Rossana Alegre de Souza Aqui em buzios o dinheiro e q manda.triste realidade mais uma linda casa buziana sendo destruida.ar
Denise Moreira Caraca...descaracterizando o nosso charme buziano. Ô gana!!
Gerenciar
Responder

Darci Sales Que pena um lugar maravilhoso se acabando por CORRUPTOS nascidos e criados em Búzios!
Jose Carlos Leiras A ilegalidade está explícita em toda a cidade. É lamentável que arquitetos investidos em cargos (temporários) de Secretários de Governo se (auto)intitulem urbanistas. Não passam de destruidores do meio ambiente.



Ricardo Guterres Tudo depende do ponto de vista... de quem aprova....
Sonia Pimenta Tudo depende de quanto vai ser a propina recebida. Do cretino pomposo dono da obra, da insensibilidade do arquiteto sem noção. Assim é que conseguiram destruir a cidade. Só lamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário