quarta-feira, 4 de julho de 2018

Comunidade escolar protesta contra as péssimas condições do ensino em Búzios

Comunidade escolar protesta contra as péssimas condições de ensino em Búzios, foto da página de Marcos Silva do Facebook
Comunidade escolar lota Câmara de Vereadores em protesto contra as péssimas condições de ensino em Búzios, foto recebida via Whatsapp

Fonte: Vídeo gravado ao vivo e publicado na página de  Gladys Nunes. 

O protesto gerou matéria no G1 (ver "g1") sob o título "Professores se revoltam com viagem de secretária de educação e prefeito de Búzios à Copa na Rússia enquanto merenda tem suco com banana". 

Secretária na Rússia e merenda: refresco com banana. Foto; G1 
Funcionários da educação fizeram protesto nesta terça-feira (3) após saberem pelas redes sociais que a secretária e o prefeito da cidade (RJ) estavam em Moscou. Assessoria da Prefeitura afirma que ambos estão de férias e que as informações foram distorcidas.Professores se revoltaram e fizeram um protesto em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, depois que souberam, pelas redes sociais, que a secretária municipal de educação, Deisemar Gonçalves, e o prefeito, André Granado, estão na Copa da Rússia, enquanto a merenda servida aos alunos da rede pública tem sido precária, segundo os profissionais.
Uma das professoras, Katia Samerson Carvalho, fotografou uma das refeições no dia 28 de junho: banana com suco, servido aos alunos do 5º ano da Escola Municipal Elieth Moreti Araújo Góis, no bairro José Gonçalves.
Assessoria da Prefeitura afirma que ambos estão de férias e que as informações foram distorcidas (nota completa do município ao fim da matéria).
Meus alunos vêm reclamando da merenda. Na semana passada, reclamaram que a merenda tinha sido apenas suco com banana. Não acreditei e, quando fui conferir, fotografei e publiquei. A merenda já vem estando precária desde abril, mas a situação se agravou na semana passada”, disse a professora.
Durante o protesto, os servidores caminharam pelas ruas da cidade. Eles saíram da Escola Municipal José Bento por volta das 17h em direção à Câmara Municipal, onde era realizada uma sessão pelos vereadores do município.
De acordo com a professora Cristiane Azevedo Simões, o problema não é só com a merenda na rede municipal. Ela levou para a manifestação um pedaço de piso solto da sala onde dá aula, na Creche Municipal Maria Rita.
"A nossa luta é por uma educação de qualidade. São alunos de creche com salas de aula sem pisos. Essa é a minha sala de aula, sem piso. Só tem um banheiro para 70 crianças. Os funcionários não têm como dar banho nas crianças. Falta merenda nas unidades. As nossas escolas e creches estão depredadas", disse ela.
Ainda de acordo com Cristiane, uma das responsáveis pela organização do protesto, mutirões estão sendo realizados pelos próprios funcionários para que materiais sejam comprados para as escolas e creches.
Ao G1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Búzios explicou que o prefeito e a secretária estão de férias e emitiu nota falando ainda sobre a situação da merenda.
"Ressaltamos que neste período delicado, de cunho político, pessoas oportunistas procuram distorcer as informações e fatos, a fim de criar uma desestabilização na Gestão, que ocupa o 9º lugar entre 80 municípios em Efetividade de Gestão Municipal, apontado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Ressaltamos que, em nenhum momento, a Secretaria Municipal de Educação se esquivou dos problemas enfrentados em todo o País com a Greve dos Caminhoneiros, tentando manter, dentro das possibilidades, o funcionamento nas Unidades Escolares sem prejuízo ao aluno e ao profissional da educação e que manteve sempre presente, nos setores, profissionais competentes para manter a Gestão de qualidade, de suprimento de mantimentos e assuntos administrativos desta Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, durante a ausência da Secretária no seu período de férias", afirma a Prefeitura.