sexta-feira, 13 de julho de 2018

Se a pobre Araruama pode, por que a rica Búzios não pode?

Clínica Animal, em Araruama, fará a castração de animais no bairro Fazendinha (Foto: Divulgação/Ascom Araruama)


Araruama, RJ, inaugura clínica pública para castração e atendimento de cães e gatos 

Local tem capacidade para realizar 40 consultas e 10 cirurgias por dia com o objetivo fazer o controle populacional de animais na cidade. 

A Clínica Animal de Araruama, Região dos Lagos do Rio, foi inaugurada nesta quinta-feira (12) no bairro Fazendinha. O espaço tem capacidade para realizar 40 consultas e 10 castrações por dia. O local vai atender cães e gatos que precisam de tratamentos e também fará cirurgias de castração.

A população de baixa renda poderá solicitar a castração para os animais de estimação após os três primeiros meses de funcionamento da clínica, período em que o local terá como foco a esterilização de animais de rua. Já o atendimento veterinário está liberado para aqueles que comprovarem dificuldades financeiras. 

"O dono deverá passar por uma triagem para confirmar o baixo poder aquisitivo, ser cadastrado e assumir por escrito os cuidados pós-operatório e programa de adoção com guarda responsável e controle populacional e/ou recolhidos por Protetores no Município de Araruama", pontua o município em nota.

Segundo a Prefeitura, a inauguração do espaço acontece simultaneamente à implantação do projeto "Anjo dos Animais". De acordo com o município, um carro adaptado vai percorrer ruas da cidade para identificar e recolher cachorros e gatos que precisam de algum tratamento. Eles também serão castrados.

A clínica tem centro cirúrgico e canil, onde os animais que passarem por tratamento ou castração vão permanecer durante um tempo para aguardar adoção.

"Após receber os cuidados, os animais serão disponibilizados para adoção. Os animais que não forem adotados retornarão às ruas, mas serão monitorados através de um chip pela equipe do projeto", acrescentou a Prefeitura.

Ainda segundo a Prefeitura, o projeto tem como objetivo fazer o controle populacional de animais na cidade e o atendimento será feito por uma equipe composta por três médicos veterinários e cirurgiões.

Os tratamento também são uma medida de saúde pública, já que previnem zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, como a toxoplasmose, esporotricose e leishmaniose.

A Clínica Animal fica no Parque de Exposições, na Rua Doutor Batista, s/nº, no bairro da Fazendinha. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: "g1"