domingo, 23 de setembro de 2018

CARTA ABERTA DA COMUNIDADE ESCOLAR DA UNIDADE DE ENSINO REGINA DA SILVEIRA RAMOS VIEIRA


Local onde seria construída a quadra poliesportiva do Colégio Professora Regina da Silveira 

A importância do componente curricular Educação Física

A comunidade escolar da Escola Municipal Professora Regina da Silveira Ramos Vieira se reuniu hoje (22/09/2018), em um Movimento pacífico para reivindicar a anulação da dotação orçamentária que previa o valor de R$ 379.000,00 no item "1.284 - Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018, que seria destinada a Construção da Quadra Poliesportiva da escola Regina da Silveira Ramos Vieira". Os próprios representantes do povo aprovaram por 7x1 na Câmara Municipal, a Lei N° 1.441 de 6 de setembro de 2018, autorizando o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar na importância de R$ 6.623.000,00 (Seis Milhões, seiscentos e vinte e três mil reais) para investir na Secretaria de Serviços Públicos (coleta e destinação de lixo, roçada, capina e varrição). Tal, ato caracterizou desvio da verba pública da educação municipal. Portanto, após isto, e as reiteradas e constantes promessas não cumpridas pelos agentes públicos (Executivo - Secretaria Municipal de Educação - SEMED e Legislativo), a comunidade escolar veio demonstrar a sua indignação e insatisfação pelo descaso com a educação pública municipal. Para a concretização da Quadra Poliesportiva, é crucial a consideração do princípio do interesse público, vontade política para atender aos anseios da comunidade escolar e, findar com a procrastinação de seis anos com este cenário imoral, antipedagógico, antieducativo e covarde, com alunos e professores há 1000 metros (ida e volta) de distância da escola, tendo que fazer as aulas práticas de Educação Física em praças públicas e quadras comunitárias, gerando fortes constrangimentos, estando sujeitos as intempéries climáticas, falta de segurança, banheiro e hidratação e embates com a comunidade bairro.

Protesto contra remanejamento de verba da educação. Foto 1 do Whatsapp 

A Escola Professora Regina da Silveira Ramos Vieira, inaugurada no mês de julho de 2012, é uma unidade de ensino regular, pública de 2º segmento do ensino fundamental (6º- 9º ano), localizada no Loteamento Águas Claras, s/n, no bairro de São José, município de Armação dos Búzios – RJ. A escola situa-se na periferia da cidade de Armação dos Búzios-RJ, acolhendo alunos de bairros vizinhos como: São José, Cem Braças, José Gonçalves, Baía Formosa, Tucuns e Capão.

Protesto contra remanejamento de verba da educação. Foto 2 do Whatsapp
É importante ratificar à relevância social do componente curricular Educação Física. Desta forma, esta Carta objetiva demonstrar a comunidade escolar (alunos, professores, direção, funcionários e pais) e, a toda sociedade do município de Armação dos Búzios-RJ, o quanto alunos, professores e a disciplina de Educação Física tem sido negligenciada e desconsiderada pelo Poder Público, com as condições adversas e de grande vulnerabilidade social com as aulas fora do ambiente escolar. Os benefícios com a construção de uma quadra poliesportiva na escola são inúmeros: desde o aspecto de segurança, fisiológico e pedagógico, até a questão de conforto e de facilitação em poder usar recursos (materiais, hidratação, direção e funcionários de apoio) na própria escola, sem haver a necessidade de deslocamentos exaustivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário