segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Gladys perde Recurso Especial Eleitoral no TSE

Vereadora Gladys



No dia 27 último, o Ministro do TSE Og Fernandes negou seguimento ao recurso especial eleitoral da vereadora em que ela pretendia anular seu processo de prestação de contas referente às eleições de 2018, argumentando que não foi citada de forma pessoal (através de oficial de justiça ou via postal), mas, sim, por meio eletrônico (e-mail). 

Para o ministro Og Fernandes, quando a vereadora Gladys apresentou petição de regularização das suas contas eleitorais já devidamente julgadas, retificando eventuais incorreções apontadas, ela tacitamente admitiu seu escorreito processamento, sem arguir a nulidade de citação. De acordo com ele, o que se pretende com a desconstituição do julgamento das contas não prestadas, de forma claramente oportunista, é retomar seu direito a ser votada no pleito vindouro.

Na sentença o Ministro anotou "que a alegação quanto à sua citação não ser válida somente nos presentes autos digitais se caracteriza como nulidade guardada, também conhecida como nulidade de algibeira, a qual viola o princípio da boa-fé objetiva enquanto vetor interpretativo do sistema processual, sendo rechaçada pela doutrina e pela jurisprudência dos Tribunais Superiores”.

Essa técnica, conhecida como “nulidade de algibeira”, consiste na estratégia de não alegar determinada nulidade e manter-se inerte, “guardando-a” para o momento processual em que se tornar mais conveniente a quem alega. Dessa maneira, se busca a anulação do processo depois de grande parte de seu curso, tumultuando a jurisdição e, em último grau, acarretando a prescrição da pretensão punitiva. Tal omissão deliberada fere o princípio da boa-fé objetiva, que deve ser vetor interpretativo não apenas do processo civil, mas de todos os sistemas processuais”.

Meu comentário:

A situação eleitoral da vereadora Gladys complicou-se muito. Sem a prestação de contas de 2018 ela não obtém registro de sua candidatura, ficando fora do próximo pleito eleitoral. Não sei se cabe mais recurso. Gladys me disse que seus advogados vão ingressar com novo recurso e que ela vai apresentar seu nome na convenção do seu partido que será realizada no dia 2 de setembro próximo.

Observação: Você pode ajudar o blog clicando nas propagandas. E não esqueçam da pizza do meu amigo João Costa. Basta clicar no banner situado na parte superior da coluna lateral direita. Desfrute! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário