terça-feira, 16 de outubro de 2018

Prefeito de Búzios dá entrevista coletiva mas não convida o blog

E o blog IPBUZIOS foi barrado no baile

Só mesmo em Búzios! Quando a gente pensa que as coisas estão melhorando, com prefeito atual dando entrevista coletiva, coisa que o anterior não fazia, não é que aparece algo pra estragar. O prefeito dá entrevista, mas antidemocraticamente seleciona os órgãos da mídia. Ou seja, antes não tinha entrevista; agora tem, mas a meia boca, não convidando blogs oposicionistas. 

O site oficial da prefeitura ("Prefeitura de Búzios"), através da Assessoria de Comunicação (ASCOM) noticia que "na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito de Búzios Henrique Gomes, falou à imprensa (menos para o blog IPBUZIOS) sobre as medidas tomadas para adequação da máquina pública à Lei de Responsabilidade Fiscal. Presentes ao encontro com os jornalistas (menos eu), o secretário de Administração, Messias Carvalho e o Controlador Geral do município, Jeferson Terra".

A ASCOM prossegue: "O percentual de gasto com Pessoal, do Poder Executivo, até o Segundo Quadrimestre de 2018, foi de 55,91% da Receita Corrente Líquida apurada, o que excede o teto máximo do limite prudencial que é de 54% sobre a arrecadação de tributos para o pagamento de servidores. O município tem um orçamento anual previsto de 226 milhões de reais".

Informação errada. A ASCOM desconhece que o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de 51,30% e não 54%. Este é o teto que o gasto pode atingir. Teto é teto. Dizer teto máximo é redundância. 


"De imediato, através da Portaria N° 238 de 11 de outubro de 2018, o prefeito tornou sem efeito todas as nomeações dos comissionados da Prefeitura de Búzios, totalizando 364 funcionários. Excluem-se dos efeitos desta Portaria, o Chefe de Gabinete do Prefeito, o Controlador-Geral do Município, o Procurador-Geral do Município e os Secretários Municipais".

"De acordo com o prefeito, alguns comissionados serão recontratados de acordo com a necessidade de cada secretaria. Todos os cargos serão reavaliados pelos secretários em conjunto com o prefeito, e as reuniões para esta finalidade já estão em andamento. Devem ser recontratados cerca de cem funcionários comissionados".

Se levarmos em consideração o que foi noticiado no Prensa do Henrique (ops, de Babel), será economizado muito pouco. Lá diz que serão demitidos 364 comissionados e chamados 224 concursados. Logo, serão extintos 140 cargos comissionados. Como se afirma que mais a frente se poderá recontratar cerca de 100 comissionados, teremos apenas a diminuição de 40 cargos comissionados. Muito barulho por quase nada!   

E nada se fala do excessivo número de contratados. São mais de mil. Muitos deles pertencentes aos currais dos vereadores da turma do amém. Tem que demitir aqui também! 

"Com isso o município começa a economizar cerca de 900 mil reais por mês, valor que deve chegar a dois milhões e meio de reais nos próximos meses, com a redução de horas extras para o máximo de 40 horas por mês, e a adequação das gratificações, que terão novos critérios de cálculo, entre outras medidas".

Sobre as horas extras é preciso que se faça que as pessoas que as receberam ilegalmente devolvam os valores recebidos. Tem gente que fazia tantas horas extras que não tinha tempo nem mesmo para dormir.  

- 'Nenhum setor será prejudicado por esta medida. É um novo recomeço do zero. Não tínhamos outra saída. A máquina pública estava inchada. O gestor público tem que ter coragem para agir. Nossa folha de pagamento sem os encargos sociais estava em 10 milhões e 300 mil reais por mês. A cidade não suporta isso. Meu compromisso é com a população, com os direitos constitucionais do cidadão" – destaca o prefeito.

"O prefeito Henrique Gomes acrescenta que com as medidas que está tomando no momento já está conseguindo organizar a encomenda dos uniformes e de material escolar (que pela primeira vez será distribuído aos alunos da rede municipal de ensino)". Da mesma forma, já está sendo organizada também a reforma das unidades escolares, que inicia em breve, ainda durante o ano letivo de 2018. As medidas também vão proporcionar o reajuste dos funcionários concursados, o que já está em estudo".

"Henrique Gomes destaca também a necessidade em se aumentar a arrecadação municipal, através de medidas que tornem a Secretaria de Fazenda mais ágil e menos burocrática, como a adoção recente do Alvará Eletrônico, entre outras ações que serão anunciadas em breve".

Comentários no Facebook:

Givago Vargas Luiz vc acha q ele vai convidar alguem que poderia fazer perguntas dificeis de responder ? Vai convidar uma pessoa que realmente olha pelo povo? Ele vai fazer esse papel de bom moço, para em 2020 vir como prefeito, espero mesmo q a população não esqueça q ele sempre foi e é Andre Granado. QUERO VER ELE FAZER UMA AUDITORIA, DUVIDO! Continua com seu belo trabalho professor, vc é nota show. Abço.
Gerenciar

Alexandre JP Santos Curioso, deveria ser AscomS, imagino que assim como a entrevista as notícias devem ser seletivas também, aí fica evidente, né, assessoria de comunicação seletiva
Gerenciar
Responder1 h
Darci Sales Ele é filhote do ex prefeito claro que está tudo programado para fazer o que o sr MESTRE MANDAR!
Gerenciar
Responder4m
Givago Vargas Tem uma radio ai q puxa tanto o saco da prefeitura que chega a ser engraçado, uma hora o saco estoura.
Gerenciar
Responder38m
Sergio Murad Acho que não se pode cobrar muito do novo Prefeito que acobou de sentar na cadeira e mal sentou segundo informações cobfirmadas fez transformações positivas entre elas na Sec de urbanismo por ex ;licença de enquadramento w ue levava meses agora são em 1 semana. Indepedente de qualquer coisa por enquanto na minha opinião Tem que dar um tempo para que ele possa estar ciente dos problemas .
Gerenciar
Responder1 h
Blanca Larocca Não se pode exigir muito de um mandato cabresto tampão!
Gerenciar
Responder2 h
Niete Martinez Democracia buziana😂😂😂
Gerenciar
Responder2 h
Carvalho Fc · Amigo(a) de Marcos Ribeiro
Vai mexer com os mega salários de Búzios. Na saúde?....Duvido!
Gerenciar
Responder3 h

Sergio Murad Carvalho as urnas provaram que nós temos a MAIIR emissora de telecomunicação do mundo que é a Internet.O atual Prefeito pode ter vários defeitos mas acho que não é tão burro a ponto de perder uma oportunidade como essa de fazer grandes mudanças indempedente dos acordos e compromissos políticos que tem,portanto vamos aguardar para não fazermos um juízo precipitado .Eu ACHO que ele não é LOUCO de perder uma oportunidade como esta pois JÁ está provado que cargo comissionado não elege ninguém hj mas...


Niete Martinez Democracia buziana😂😂😂
Gerenciar

Jorge Armação Buzios É q vc era o único q poderia contestar sobre essa farsa d que ele está mandando comissionados embora para colocar concursados!
A verdade que é uma determinação judicial e não benevolência do prefeito interino!!
Gerenciar

Nenhum comentário:

Postar um comentário