segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Prefeito, qual o critério de escolha dos veículos da imprensa para distribuição da publicidade oficial de Búzios?

Recentemente vi em vários sites de jornais impressos e blogs da nossa região a publicação de publicidade oficial da Prefeitura de Búzios. Para quem não viu, publico abaixo a peça publicitária.


A peça foi publicada no site do Jornal Folha dos Lagos (talvez tenha sido publicada também no jornal impresso, não sei), no site "Clique Diário" do jornal "Diário da Costa do Sol" e nos blogs RC24h e Prensa de Babel. Gostaria de saber do prefeito Henrique Gomes quais os critérios usados na escolha destes veículos, já que se trata de dinheiro público e a publicidade institucional tem (ou deveria ter) caráter informativo? Gostaria de saber também porque o site do Jornal de Sábado e os blogs IPBUZIOS, Fique Bem Informado, História Música e Sociedade, e "O Eterno Aprendiz" foram discriminados, não recebendo publicidade alguma?

Será que a publicidade no novo governo Henrique Gomes somente será direcionada para a imprensa (blogs e sites) amiga, como sempre foi? Não é o caso do blog Prensa de Babel, que além de receber pela publicidade institucional, ainda teve um de seus administradores convidado para o cargo de "Secretário Especial(?) de Comunicação" (não entendi o especial)? Ver portaria abaixo:

Nomeação de Victor Pinto Viana 

Observação 1: os blogs IPBUZIOS e Fique Bem Informado são muito mais lidos que o site do Jornal Folha dos Lagos (segundo o Alexa Rank. Ver em "ipbuzios"). Será que o site foi escolhido pelas velhas amizades feitas durante os governos Mirinhos? Era o jornal que abocanhava toda publicidade do governo do PDT, lembra prefeito?

Observação 2: o blog IPBUZIOS tem mais leitores que o blog Prensa de Babel. Por que escolher o que tem menos leitores? Será que o Prensa de Babel foi escolhido também porque o outro administrador do blog fez campanha eleitoral para o ex-prefeito André Granado em 2012?

Observação 3: o jornal Diário da Costa do Sol é de propriedade da E. L. Mídia Editora Ltda, a mesma que publicou os Boletins Oficiais de capa dupla, e que, por isso, responde a Ação Civil por dano ao erário na Vara de Fazenda Publica da Comarca de Búzios (processo n° 0005541-76.2017.8.19.0078).  Não é temerário prestigiar o site com publicidade institucional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário