quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MPF e PF deflagram operação para coibir pesca de camarão em período de reprodução em Araruama

Camarões apreendidos na Operação (Foto:MPF)

Operação Arrasto cumpriu sete mandados de busca e apreensão – envolvidos responderão por crime ambiental

O Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Arrasto. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas que realizam a pesca de camarão no curso do período de defeso na Lagoa de Araruama. Os envolvidos poderão responder por crime ambiental (crime previsto no artigo 34 da Lei 9605/98) e por formação de quadrilha.

A investigação conjunta durou cerca de seis meses, teve 5 detidos e comprovou a prática proibida e que causa grande impacto na população do crustáceo naquele ambiente, podendo levar à sua extinção. Foram identificados, inclusive, os locais de armazenamento de camarão. 

Durante o cumprimento das medidas judiciais, foi apreendida aproximadamente uma tonelada e meia de camarões pescados ilegalmente, além de petrechos/redes de pesca utilizados e outros instrumentos/produtos do crime, como documentos, 1 aparelho de telefonia celular, computadores, 5 máquinas caça-níquel, 11 redes, arquivos eletrônicos etc., possivelmente utilizados na prática do delito ambiental. Os camarões foram doados para sete entidades de assistência.

Para o procurador da República Leandro Mitidieri, responsável pela investigação: “ao invés da tão alardeada repressão penal na ponta, a operação de hoje demonstra que o crime se combate com inteligência, desvendando-se os atravessadores. O próximo passo é a apuração dos compradores do camarão proibido, que fomentam toda a cadeia criminosa”.

Fonte: "mpf"

Nenhum comentário:

Postar um comentário