Publicidade 1

Publicidade 1

publicidade 2

publicidade 2

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Convenções partidárias escolhem seus candidatos em Búzios

Prefeitáveis de Búzios, Foto Buzios News
Drª Shirlei Branco e Diego Pinto


1) Coligação PRB-PSB-PV-PC do B-PROS

Prefeito: Alexandre Martins (PRB)
Vice: Evandro (PRB)

2) Coligação DEM-PSDB-PPS-PRTB-PTB-PT do B-PMN

Prefeito: Felipe Lopes (DEM)
Vice: Genilson (SOLIDARIEDADE)

3) Coligação PDT-PHS-PT

Prefeito: Mirinho (PDT) 
Vice: Leandro (PHS)

4) Coligação: PRP-PTN-PTC-PSOL

Prefeito: Claudio Agualusa
Vice: Zeca Barbosa

5) Coligação: PMDB-PP

Prefeito: Dr. André 
Vice: Henrique Gomes

6) Coligação: PR

Prefeito: Shirlei C. Branco
Vice: Diego Pinto

Meu Comentário:

Isso foi o que foi decidido pelos dirigentes partidários nas Convenções Municipais. O que não quer dizer que os candidatos que disputarão as eleições serão esses mesmos. Dois destes candidatos, por apresentarem problemas judiciais poderão, caso enquadrados pela Justiça Eleitoral na Lei da Ficha Limpa, ficar impedidos de disputar o pleito. É o caso de Mirinho e de André. Sendo as duas candidaturas impugnadas, teremos que encarar Henrique Gomes e Leandro. É dose!  Vamos ter que aguardar para ver o que a Justiça vai decidir. Eu acredito que os dois, em condições normais de pressão e temperatura políticas (CNTPP), não disputarão as eleições nem que a vaca tussa! 

Ao meu modo de ver, mais uma vez teremos uma eleição plebiscitária em Búzios, na qual o povo buziano vai escolher um dos candidatos da oposição para desalojar do Poder o Prefeito atual. Como vem fazendo desde as eleições de 2004, o buziano vai optar pelo voto útil, escolhendo aquele que tiver maiores chances de derrotar o desgoverno André. Consequentemente, os que insistirem na manutenção da candidatura, sem se juntar ao candidato escolhido pelo povo, vão ver seus votos minguarem, como aconteceu com Evandro em 2012, e todos os candidatos em 2008.  

Além da opção majoritária pelo voto útil, acredito também que o sofrido povo trabalhador buziano vai perseverar em sua busca por mudanças reais e efetivas, que possam melhorar sua deteriorada qualidade de vida atual. Nesse sentido, não acredito que candidatos tradicionais como Alexandre e Felipe incorporem esse sentimento de mudança desejada pelo povo buziano. Alexandre foi vice e secretário  do último desgoverno de Mirinho Braga. Felipe foi base de sustentação parlamentar desse mesmo desgoverno.

Acredito que, nos dias atuais, como resultado da Operação Lava Jato, haja entre os moradores de Búzios muito pouca tolerância com os malfeitos praticados por nossos gestores ao longo desses 20 anos de emancipação. Mesmo que Mirinho e André, fora das condições CNTPP, consigam registrar suas candidaturas por meio de liminar, não acredito que tenham sequer votação razoável, por causa da grande rejeição aos dois por parte da maioria da população buziana. 

É óbvio que a existência de quatro candidaturas de "oposição" interessa, e muito, ao candidato André. Situação que em muitos casos é estimulada pelo próprio governo para dividir a "oposição". Considerar Genilson e Leandro como vices de oposição é piada. Mas a opção popular pelo voto útil acabará impondo na marra a união aos divisionistas.

Pelos nomes dos prefeitáveis vê-se que as raposas da especulação imobiliária de Búzios, como sempre, estão muito bem representadas nas candidaturas. Tanto a grande especulação, quanto a pequena.  A grande especulação imobiliária (aquela que adora construir em topo de morro e costão rochoso) fechou com Felipe Lopes. Estão com ele, Octavinho (PMB), Nani (PMB) e Clemente (PSDB). A pequena especulação imobiliária de Búzios (construtora de pombais) mais esperta, joga com duas candidaturas: Alexandre e Leandro. É preciso ter muito cuidado com a península buziana! 

Claudio Agualusa, já demonstrou na luta contra a construção de mega hotel no Peró, defesa do Mangue de Pedra e o Parque Estadual da Costa do sol, que é o único candidato com preocupações ambientais. Também é o único candidato que, por não ter sido vereador ou exercido cargo público, pode se apresentar como candidato da renovação da política buziana. Se conseguir incorporar em sua campanha eleitoral o sentimento popular por mudança,  tem tudo para ser (me perdoe Claudio) o cavalo paraguaio da vez! Falta apenas a ele fazer autocrítica do apoio dado a Mirinho- o maior responsável pelo atraso de Búzios- desde que o município existe. Autocrítica necessária, mas que Claudio resiste em fazer. Escutar os outros, um pouquinho mais, também ajuda.

Observação: Lamentavelmente não havia incluido a Drª Shirlei. Fui induzido ao erro pela matéria do Jornal Buzios News. Como forma de reparação, transcrevi os comentários feitos por alguns leitores me alertando da lamentável falha. Mil desculpas aos membros da chapa. Atualizado em 16/08/2016.

Comentários no Google+:

Diego Pinto

2 horas atrás  -  Compartilhada publicamente

No mínimo tendenciosa essa pesquisa.
Temos a chapa do PR Dra Shirlei Coutinho Branco e prof Diego que não foi mencionada.
Peço que seja incluída como forma de reparação pela falta de responsabilidade da parte dos idealizadores do blog.
 · 
Responder

Ana Paula Ferraz

3 horas atrás  -  Compartilhada publicamente

Boa tarde! Parabéns pelo Blog, bastante informativo, estou sempre acompanhando notícias da nossa Búzios. Acabei de ler essa matéria sobre “Convenções partidárias escolhem seus candidatos em Búzios”, e está faltando o PR. Estive presente na convenção, onde foram apresentados como pré canditados, Dra. Shirlei Branco e seu vice o professor Diego Souza de Andrade Pinto, que até o momento, me parece que são os únicos FICHA LIMPA dessa turma toda. Grande abraço! E mais uma vez, parabéns pelo Blog!· 
Responder

IRIBERTO SILVEIRA

4 horas atrás  -  Compartilhada publicamente

Porque a shirlei branco não aparece no seu comentário, acho que mesmo que pareça ser um espaço democrático, essa falha, é uma falha de caráter, do jornalista ou blogueiro.



Comentários no Facebook:
Verônica Cangiani Tá feia a coisa... sempre os msm...


Beth Prata caraca ver Alexandre martins ( pau mandado de Mirinho) junto com Evandro, Felipe Lopes pau mandado de Mirinho e Toninho Mirinho Brga ficha suja ao lado de leandor. É realmente perigosa essa eleição. So tem gente que gosta de se dar bem


Anna Roberta Mehdi tamos de mal a pior



Luiz Carlos Gomes Parabéns!! Toda a verdade dita aqui.

Sonia Maria Mello Muitos candidatos e sabemos que uma eleição tão pulverisada só benificia a situação.
Denise Moreira Sonia Maria Mello leu o conteúdo do Luiz?? Ler e veja que bela conclusão.