quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Região dos Lagos: território político da direita

Logo do blog ipbuzios





Nas eleições de 2018 para Presidente da República Jair Bolsonaro teve 13.028 votos no primeiro turno e 13.938 votos no segundo turno. A votação no primeiro turno correspondeu a 65,21% dos votos válidos e a 72,69% no segundo turno.

Já Fernando Haddad, que disputou o segundo turno com Jair Bolsonaro, obteve 10,91% dos votos no primeiro turno e 26,82% no segundo.

Se somarmos todos os votos de todos os candidatos considerados de direita, centro-direita e centro (Jair Bolsonaro, Cabo Dalciolo, Geraldo Alkmin, João Amoedo, Henrique Meireles, Alvaro Dias, Eymael, João Goulart Filho) teremos 74,11%, que correspondem a 13.938 votos no primeiro turno. Esse número- 74,11%- é muito próximo dos 72,69% dos votos obtidos por Bolsonaro no 2º turno. Isso quer dizer que quem votou na direita no primeiro turno, repetiu o voto no segundo turno.

Por outro lado, se somarmos todos os votos de todos os candidatos considerados de centro-esquerda e esquerda (Ciro Gomes, Fernando Haddad, Marina Silva, Guilherme Boulos e Vera do PSTU) teremos 26,82%, que correspondem a 5.358 votos. Da mesma forma, a esquerda repetiu o voto do primeiro turno no segundo turno.

Conclusão: De cada 4 eleitores de Búzios, 3 votaram na direita e 1 votou na esquerda.

Esse quadro repete-se em todos os municípios da Região dos Lagos com pequenas variações (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia). Mesmo em Maricá, governada pelo PT desde , Bolsonaro teve 62,30% contra 37,70% de Haddad.

Obviamente que a eleição municipal é bem diferente da eleição presidencial. Mas a onda bolsonarista de 2018 trouxe para os municípios da região vários candidatos militares ou ligados às forças de segurança (polícia civil e militar). Em Búzios temos como pré-candidatos o Comandante da Marinha Serafim (PSD) e os policiais militares Leandro do Bope (DEMOCRATAS E PDT) e Tom Viana (PSL). Todos bolsonaristas.

E mesmo entre os pré-candidatos civis não encontramos um que seja de esquerda. Todos, de uma forma ou outra, são ligados ao bolsonarismo: Gladys (PSC e PTB), Alexandre Martins (Republicanos, PL, MDB, PV), Henrique Gomes (Patriota, PSDB), Joice (PP), Tolentino Reis (PODEMOS) e Joãozinho Carrilho (PRTB e PROS). Marcelo Morel (PMB) seria a exceção. Ele se diz MOURÃOnista.

Observação 1: havia publicado que o pré-candidato Tolentino Reis era policial civil com base em informação que recebi. Depois da postagem dois leitores me informaram que ele não era policial. Em contato com o próprio Tolentino ele negou ser policial. É "empresário e atleta".  

Observação 2:Você pode ajudar o blog clicando nas propagandas. E não esqueçam da pizza do meu amigo João Costa. Basta clicar no banner situado na parte superior da coluna lateral direita. Desfrute! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário