terça-feira, 12 de junho de 2018

Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Búzios não fiscaliza a merenda de nossas crianças


Logo do IEGM 


O TCE-RJ divulgou o resultado do questionário que distribuiu para os 5.570 municípios brasileiros com o objetivo de constituir o Índice da Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2016 no Brasil. Responderam ao questionário 4.466 municípios, o que representa um percentual de adesão de 80.18%. Publico a seguir parte do questionário da educação referente ao Conselho de Alimentação Escolar.

Em 2016, segundo o questionário, o CAE de Búzios não fez uma única fiscalização. 

20. O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ELABOROU ATAS QUE PERMITAM ATESTAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS/ESTRUTURAIS DA COZINHA, HIGIENIZAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DOS ALIMENTOS, BEM COMO AVALIAR O CARDÁPIO E SUA ACEITAÇÃO PELOS ALUNOS, CONSIDERANDO ITENS COMO QUANTIDADE E QUALIDADE, VARIEDADE, RESPEITO AOS HÁBITOS LOCAIS E REGIONAIS, ADEQUAÇÃO AO HORÁRIO, CONSERVAÇÃO E MANUSEIO DOS ALIMENTOS E CONDIÇÕES HIGIÊNICAS DOS LOCAIS DE PREPARO E SERVIÇO?

20.1. QUAL A QUANTIDADE DE VISITAS QUE O CAE REALIZOU NAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO) NO ANO DE 2016?

O CAE de Armação dos Búzios não fiscalizou nada em 2016. Nenhum visita foi feita às escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Búzios. O que faz esse Conselho? É um Conselho chapa branca? E em 2017, fiscalizou alguma coisa? E neste ano?

Todos os outros municípios fizeram pelo menos uma visita. É o caso de Cabo Frio. Veja abaixo o total de visitas feitas pelos respectivos CAEs municipais:

Araruama (AR) - 36
Arraial do Cabo (AC) - 4
Iguaba Grande (IG) - 32
Rio das Ostras (RO) - 2
São Pedro da Aldeia (SP) - 23

Fonte: "iegm"