quinta-feira, 28 de junho de 2018

Lançamento do jornal Frente e Verso


Evento organizado por Tiago Alves Ferreira

Frente e Verso: toda a superfície do papel

Estamos na frente. Estamos no verso. Misturando linhas e imagens, notícias e ideias, informação e reflexão em Armação dos Búzios. Uma cidade é o registro da sua história, do seu tempo, da atualidade dos seus debates. Uma cidade é o que circula nas suas ruas e também no pensamento dos seus moradores e visitantes. Uma cidade é o que é e também o que se espera dela. É rascunho e arte final. Esboço e execução. É o que se cria todos os dias.

Política, cultura, urbanidade, democracia, meio-ambiente, ciência, turismo, filosofia, direitos humanos, solidariedade, entretenimento, integração. O jornal Frente e Verso é uma iniciativa independente para oferecer conteúdos de qualidade aos leitores de Búzios e região, promovendo o acesso ao conhecimento, à formação crítica, intelectual e transformadora de toda a população.

Acreditamos no poder do texto e das palavras, na prática da leitura como instrumento civilizatório, de desenvolvimento social e humano. Criamos um jornal para ser absorvido para além do imediatismo das redes e das manchetes da chamada grande mídia. Um espaço para a construção do pensamento e do encontro de diferentes olhares sobre as grandes questões globais ou locais. O Frente e Verso é Búzios no mundo e o mundo em Búzios. Uma conexão, um intercâmbio, um porto rico nesse pedaço de litoral da América do Sul.

Temos o compromisso de distribuir notícia e opinião no espaço público, sem restrições, compreendendo a cidade como uma prática coletiva e constante. Queremos amplificar as vozes menos ouvidas, promover os encontros e fortalecer laços, queremos celebrar a diversidade e construir pontes, encontrar consensos sem temer dissensos. Queremos provocar e apontar saídas, compartilhar vivências e utopias. Trazer o que se vive, mas também o que se sonha.

Nossas cores são o preto e o branco, nossa escolha é a comunicação impressa, nosso ritmo é o necessário para a publicação do que importa. Nossa escrita é extensa, nossa forma é generosa, nosso convite é o de uma leitura dedicada e serena. Reunimos nessa missão pessoas e opiniões de diferentes lugares em Búzios. O Frente e Verso nasce de quem atua na área artística ou educacional, de quem está na iniciativa privada ou no terceiro setor, de pessoas e suas personalidades que, em comum, dividem a esperança de uma cidade mais viva, justa e igualitária.

Deixamos a você nossas páginas e a experiência de um jornal que se veste por inteiro. Na frente. No verso. Em toda a superfície do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário