terça-feira, 17 de junho de 2014

Prefeito de Cabo Frio está processando o blogueiro Rafael Peçanha

Blogueiro Rafael Pessanha
O que faz um Prefeito de uma Cidade internacionalmente conhecida processar judicialmente um blogueiro por causa de algumas de suas postagens? O que leva um Prefeito experiente, com três mandatos, tomar uma atitude dessas? Politicamente, qualquer analista de meia tigela sabe que tal atitude só traz prejuízos para o Prefeito. Como em geral não se consegue a condenação do blogueiro- afinal vivemos em uma democracia-,  o processo só faz aumentar a popularidade do processado. O que então faz um Prefeito processar um blogueiro?

Vislumbro apenas uma razão: enfraquecer o blog quebrando financeiramente o blogueiro. Como todos os poderosos não admitem ser questionados- assim como em Búzios fui processado por um- o Prefeito de Cabo Frio pretende dar "trabalho" ao blogueiro. Causar-lhe preocupações, tomar seu tempo, e fazê-lo disponibilizar dinheiro para as despesas judiciais e a contratação de um advogado para defendê-lo do exercício de um direito. Finalmente, fazê-lo pagar 40 salários-mínimos, se ganhar a causa. 

Pouca gente sabe, mas quem tiver acesso ao processo (0025055-61.2013.8.19.0011) vai verificar que o Prefeito está processando o blogueiro por ter sido qualificado de "arrogante", "narcisista", "autoritário", "pirracento", "coronelista", "intransigente" e "atrapalhado". Parece mentira, mas é verdade! Quer dizer que a partir de agora quem chamar o Prefeito Alair Corrêa de "coronel" vai ser processado?

Alair Corrêa deve estar muito mal assessorado. Será que não existe ninguém próximo a ele para mostrar-lhe que com o processo só terá prejuízos políticos. O único que tem a ganhar é o blogueiro. Provavelmente sua popularidade deve ter aumentado muito depois do processo. As pessoas devem pensar que um blog que está sendo processado pelo Prefeito deve ser muito bom, deve estar falando muitas verdades que ele não quer ouvir! Afinal, a principal liderança política da Cidade está sendo incomodada pelo blogueiro.   

Muito provavelmente, dando razão aos qualificativos acimas, o Prefeito Alair Corrêa não deve ter ouvido ninguém. Deve estar agindo por conta própria, emocionalmente, com o fígado. Em termos políticos, rebaixa-se igualando-se a uma pessoa que não tem a importância política dele na Cidade. Diferentemente do que pretendia, alça-o a um lugar de destaque no panteão da oposição. 

Aqui em Búzios, Mirinho era mais inteligente (não vai me processar por isso, Alair) politicamente. Apesar de todas as críticas que lhe fiz- algumas até contundentes- Mirinho nunca me processou. E, educado, nunca deixou de me cumprimentar quando passava por mim. Não cometeria erro político tão primário de processar um blogueiro que, segundo mestre Chicão, é pouco lido. 

Como fiz com o Deputado Jânio Mendes, pedindo que ele desistisse do processo contra o blogueiro Chicão, faço o mesmo com Alair: desista do processo contra o blogueiro Rafael Peçanha! A democracia agradecerá.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário