segunda-feira, 16 de junho de 2014

A cultura do fundamentalismo religioso!

Robinho do Salão
A nota da Prefeitura a respeito dos fatos ocorridos no show "Mais que Dilma" é bem a cara de nossos administradores públicos. Incompetentes e incultos, em sua ampla maioria, são incapazes de fazer qualquer autocrítica, tirando lições dos erros e ampliando o aprendizado para melhorar a relação entre os governantes e o povo buziano. Na verdade, compraram o show como quem compra uma caixa e não sabe o que tem dentro. Não assistiram nenhum show de Gustavo Mendes  antes de sua apresentação na Cidade, apesar de vários vídeos com trechos do show estarem disponíveis na internet.  Não imaginavam que o show escrachado estava recheado de palavrões. 

Como não sabiam nada a respeito do conteúdo do show planejaram-no para a Praça da Rasa tentando cobrir o déficit de políticas públicas característico do Além-Pórtico. Um pouco de circo para quem não tem pão. Tentava-se aplacar um pouco o sentimento de culpa de nada ter feito pelo bairro nesse 1 ano e meio de desgoverno.

Mas o tiro saiu pela culatra. O município foi atingido gravemente em sua credibilidade. Pela primeira vez na Cidade uma manifestação artística, goste-se ou não dela, foi censurada. E este é um precedente muito sério!

Foi por desconhecer completamente o conteúdo do show que decidiram realizá-lo bem perto da Igreja Católica e do templo da Assembleia de Deus. Esta, por sinal, ainda com atividade religiosa, quando o  evento começou às 21:00 horas.  Foi por desconhecer o conteúdo do show- liberado apenas para maiores de 12 anos em todos os lugares em que foi realizado- que permitiram que crianças menores de 12 anos de idade se instalassem em cadeiras para assistir a performance do ator Gustavo Mendes.

Sem argumentos, a Prefeitura, através de sua Comunicação Social- aquela mesma que disse na CPI que as duas capas do BO eram puro recurso  de estilo- inventa desculpas que não se sustentam.  Em declarações ao G1, o ator Gustavo Mendes desmente que teria sido informado que “o show seria inserido em um evento de uma comunidade religiosa”. Também desmente que o governo tivesse solicitado “qualquer tipo de alteração no texto teatral”. E se o tivesse feito, o que caracterizaria uma censura prévia, não seria, de forma alguma, aceito por ele. Ou seja, “o espetáculo apresentado e contratado (foi) o  mesmo que recebeu aplausos em mais de 200 apresentações realizadas em dezenas de cidades de todo o Brasil, com trechos disponíveis em vários vídeos na internet”.

Se a partir de agora a cultura buziana for pautada pelo fundamentalismo religioso de cunho evangélico aonde iremos parar! No teatro do INEFI não poderemos assistir a filmes e peças que contenham palavrões. As peças de Nelson Rodrigues não poderão ser exibidas em Búzios. Filmes de Pasolini não poderão ser projetados. Só para ficar em dois exemplos. A partir do show "Mais que Dilmais" é Robinho do Salão quem estabelece o que o povo de Búzios pode assistir ou não?
     
O grande problema das administrações municipais que tivemos é a indigência cultural de quase todos que assumem a Secretaria de Cultura, Turismo ou Assessoria do Prefeito.  Eles não são recrutados, em geral, pela sua bagagem cultural, mas pelas relações políticas com o Prefeito e pela capacidade de arregimentar votos. Pessoas sem a mínima condição de ocupar o primeiro escalão da Cultura da Cidade, quando são alçados a esses postos, passam a se achar o máximo, viram donos da verdade, não escutando mais ninguém. Mandam e desmandam, e quase sempre só fazem besteiras.

Objetivamente,  tanta trapalhada na gestão da Cultura da Cidade termina com um tremendo desgaste para a cidade. Vai ser muito difícil recuperar.

Veja as matérias abaixo das principais mídias do país.

1)- “Humorista Gustavo Mendes é agredido durante show em Búzios”

2)- "Gustavo Mendes, a Dilma da internet, é retirado do palco durante show e alega ter sido agredido"
3)- "Humorista do "Agora é Tarde" é agredido em Búzios por chefe de gabinete"

4)- "Humorista é expulso do próprio show em Búzios e acusa funcionário da prefeitura de agressão"


Comentários no Facebook:



Comentários no Google+:


Laci Coutinho

10 horas atrás  -  Compartilhada publicamente
Até quando esse governo vai nos envergonhar? E o que é pior, ainda devemos pagar $ pelos desmandos! Pede pra sair, pelo amor de Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário