domingo, 22 de junho de 2014

Um desgaste incomensurável

Foto da Intertv 


O governo André não deve imaginar o imenso desgaste político que sofreu com a censura ao show de Gustavo Mendes em Búzios. Se imaginasse, teria vindo a público pedir desculpas ao ator e à maioria das pessoas que estava presente no show. Com seu gesto, através de assessores, por tabela, atingiu também a internacional cidade de Armação dos Búzios naquilo que ela sempre teve como seu maior atrativo, além de suas belezas naturais: o respeito e a tolerância com as diversas manifestações culturais dos estrangeiros que escolheram a cidade para morar. Gustavo Mendes era um "estrangeiro", estava na cidade de passagem para realizar apenas um show. No mínimo, o que fizeram com ele foi falta de educação e deselegância. Muita deselegância.

A beleza natural de Búzios é indiscutível. Mas o charme da cidade já não o é. Como ser charmosa e intolerante ao mesmo tempo? Perde-se o brilho quando um artista- goste-se dele ou não- é retirado à força do palco, contra a sua vontade e da maioria dos presentes e, aos pontapés, é colocado dentro de um carro para ser largado aos prantos em um município vizinho. A deselegância do gesto não combina com a Cidade internacional  que sempre soube receber bem seus visitantes. É triste. É feio. Muito feio. Como morador da cidade fiquei envergonhado!

E a feiúra do gesto tresloucado de assessores completamente despreparados repercutiu na mídia nacional e internacional. Portais G1, R7, UOL, IG, Terra, Yahoo, noticiaram o fato. Todos, absolutamente todos, posicionaram-se a favor do artista. A gloriosa OAB, como não podia deixar de fazê-lo, condenou a censura. Quem haveria de defendê-la?

Publico abaixo o texto do jornalista Reinaldo Azevedo, da revista Veja- apesar das imensas diferenças políticas que tenho com ele-  por considerá-lo aquele que foi ao cerne da questão: a Prefeitura de Búzios foi condescendente com a CENSURA e a VIOLÊNCIA.      

"É inegável que a Prefeitura de Búzios, sob o pretexto de “respeitar as famílias”, está compactuando com a violência. Eu, por exemplo, sou católico. Tenho todo o direito de não gostar da piada. E tenho, também, todo o direito de ir embora do espetáculo, ora essa!!! Não gostou? Caia fora! Partir para a porrada? É crime!

Se o prefeito concordou com a contratação de Gustavo Mendes, deve conhecer seu trabalho. Não tem o direito de alegar surpresa. Pedir a um artista que mude o seu show para “respeitar as famílias” é pretexto de censor, senhor prefeito André Granado (PSC)...

...Reitero: todo mundo tem o direito de detestar o que quer que seja. E tem como se manifestar. Porrada não é argumento. Espero que Gustavo processe seus agressores e que evoque a responsabilidade legal também da Prefeitura, com a sua conversinha mole, condescendente com a censura e com a violência".

Fonte: "veja.abril"  

Meu comentário:

Meus vídeos bateram recordes de acessos. O principal, com a apresentação do ator, teve (até as 18:20 de domingo) 531.219 acessos, 1.446 manifestações favoráveis ao ator e 172 contra, com 351 comentários. O segundo vídeo com a manifestação dos populares teve 178.234 acessos, 338 favoráveis, 10 desfavoráveis, e 104 comentários. O último vídeo, com Robinho justificando a censura ao show, teve 115.760 acessos, com 295 manifestações desfavoráveis a ele, 96 favoráveis e 220 comentários. Quem sabe da importância da Internet no momento atual deve imaginar o que isso representa de desgaste para o Prefeito de Búzios.

 Estou preparando um texto sobre os comentários que acredito retrate bem a situação atual do nível de consciência política do povo brasileiro.

Comentários no Facebook:


  • Paulo Inacio Schwarzkopf Caro Luiz, parabéns pela colocação que você expõe em seu blog. Várias pessoas no calor da questão se manifestaram colocando uma visão míope dos fatos a favor do Prefeito, contra o Prefeito, contra o povo, contra o secretário ou de apoio. Alguns meros puxa-sacos de plantão postaram verdadeiras barbaridades, até falaram num tal de Robinho e mais alguém que cometeu atos de violência contra o ator. Que o ator em seu show ou Xou! Ofendeu a comunidade, o padre, a rua, a Igreja sabe se lá mais o que. Somos um país de democracia recente, instituições fracas, mas temos um judiciário, um executivo e legislativo que funcionam, ainda mais se temos a manifestação popular. O foco da questão é aparecer um indivíduo que se proclama censor e juiz de causas populares determinando o encerramento de uma atividade teatral (stand up commedy) e expulsão do indivíduo para fora do município. Três crimes seguidos previstos em Lei
  • Paulo Inacio Schwarzkopf Continuando censura ao encerrar a obra teatral, violência física ao ser agredido, expulsão do município, tudo isso resolvido em aproximadamente 15 minutos. Eu acho que o nosso Excelentíssimo Sr. juiz deverá e acho que vai fazê-lo verificar esta questão gravíssima que foi na verdade um atentado. Se as questões colocadas pelo ator não foram bem recebidas, se não gostaram do conteúdo, se o local era inadequado são assuntos de produção e podem ser corrigidos nos próximos eventos, daí alguém se achar imbuído do espírito da inquisição (idade média) julgar, censurar, expulsar pergunto eu Caras- pálidas quem te deu este direito?

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário