sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

NENHUMA VAGA A MENOS

Foto do perfil do Facebook de Cristina Pimentel


Na consulta pública que ocorreu, em 25/01, convocada pela comissão de Educação da Câmara de Vereadores, participei, como representante designada pelo Promotor de Justiça, com atribuição em tutela coletiva de educação em Búzios.
Deste lugar, algo desconfortável, porque sempre me manifestei enquanto sociedade civil organizada, porém ocupado com orgulho, antevi a importância de, naquele momento, ratificar a posição do Ministério Público em não aceitar que escolas sejam fechadas e vagas sejam suprimidas, a despeito da convicção jurídica do órgão sobre a prioridade do Estado na manutenção do Ensino Médio, mas ciente da crise financeira que assola o estado do Rio de Janeiro. Ressalto que é histórica a atuação do Ministério Público em defesa da educação pública e gratuita, através das Promotorias de Justiça de Infância e Juventude, das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Educação e de seus órgãos de apoios, GAEDUC e do CAOPJ de Tutela Coletiva da Educação.
A apenas 1 mês do início do ano letivo, a despeito de documento da Secretaria Estadual de Educação informando, em junho de 2017, que o Colégio Estadual João de Oliveira Botas não teria condições de assumir vagas advindas do Colégio Municipal Paulo Freire; a despeito de decisão judicial de que é o Município que deverá continuar arcando com os custos do citado colégio municipal e a despeito da mesma decisão em inquérito civil, no Ministério Público, a Prefeitura, que já vem fechando escolas em outros segmentos, suprimiu vagas, quando na realidade deveria oferecer o quantitativo correto, de acordo com suas obrigatórias estatísticas, no que se refere ao ensino médio.
A sociedade civil, sendo ignorada em seu legítimo direito de ser ouvida e participar da definição de políticas públicas de educação, não aceitou que, na calada da noite, fosse desferido contra ela um golpe tão covarde que deixa centenas de alunos sem escola, que embaralha a vida de pais, alunos, professores, provocando uma enorme celeuma na rede pública de ensino.
Menciono a presença do ex-prefeito Delmires de Oliveira Braga que, discreto, compareceu à consulta pública, mas não teve a presença registrada. A despeito de todos os erros cometidos pelo ex-prefeito que o deixaram inelegível, não se pode negar que foi ele o responsável pela construção de uma boa rede pública de ensino, tendo construído praticamente uma escola a cada ano, em seus 12 anos à frente da Prefeitura de Armação dos Búzios, inclusive o Colégio Municipal Paulo Freire; uma rede pública mais respeitosa, com melhores salários pagos aos professores, entre outros quesitos importantes que marcam a trajetória da luta por uma escola pública de qualidade. Consequentemente, está na memória da população de Búzios a cultura da abertura e não do fechamento de escolas.
De outro lado, o mesmo prefeito que construiu tantas escolas, deixou um passivo considerável de creches municipais. Em 2015, o Ministério Público ingressou com ação civil pública contra o Município para que vagas em creche fossem ampliadas e cerca de 480 crianças pudessem alcançar esse direito, considerando que creches, educação infantil e ensino fundamental são as responsabilidades primeiras do Município, enquanto ente federado. Manutenção de creches e de educação infantil ganhou prioridade a partir do Plano Nacional de Educação, mas somente em 2016 tal política pública passou a ter importância em Búzios.
Políticas públicas devem ser aperfeiçoadas, ampliadas, e não suprimidas, já que o projeto de formação do ser humano é eterno. A democracia depende de permanente controle social, como bem lembrou o presidente do ServBúzios, Marcos Silva, e de coragem, como suscitou a Professora, Luisa Barbosa, porque a luta de todos os povos é, sobretudo, contra o totalitarismo. Onde o poder mal exercido coloca-se, a resistência, o seu contrário, também se impõe.
Guardamos na memória fartos exemplos de governantes, cujos discursos apontavam para a superação de nossas mazelas estruturais, mas seguiram caminhos muito diferentes, agindo de forma totalitária, perseguindo, segregando pessoas e se blindando ao clamor das ruas. Aprenderemos com tanto sofrimento, pois não são os discursos, muito menos os ódios que nos permitirão superar esse passivo doloroso com a educação e demais políticas públicas estruturantes. Lutamos, portanto, para que o município volte atrás e se comprometa com uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Cristina Pimentel


quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Pra educação não tem dinheiro, mas tem pra eventos dos amigos - Parte 3

!9° Festival de Cinema de Búzios

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Extrato do Contrato nº 089/2013
Processo Administrativo nº 16.926/2013
Contratante: Município de Armação dos Búzios representado neste ato pelo Chefe de Gabinete do Prefeito
Contratada: CENTRO DE CULTURA, INFORMAÇÃO E MEIO AMBIENTE – CIMA
Objeto: patrocínio prestado pelo Município de Armação dos Búzios, mediante a contraprestação da realização do “19º Búzios Cine Festival” Modalidade de Licitação: Inexigibilidade de licitação Fundamentação Legal: Lei Federal nº 8.666/1993 Prazo: até o término do evento “19º Búzios Cine Festival”
Valor: R$ 393.000,00 (trezentos e noventa e três mil reais)
BO Nº 853 - Armação dos Búzios, 24 a 30 de novembro de 2017  

Meu comentário: 
O ex-prefeito Mirinho, que também é amigo do dono do cinema de Búzios,   bancava o Festival com R$ 70.000,00. Toninho Branco, outro ex-prefeito, que não era tão amigo assim do cara, patrocinava o evento com R$ 50.000,00. 

O prefeito atual, André, que já empregou o cara como SUB da Cultura de Búzios, dispende com o Festival quase oito vezes mais o que Toninho gastava. Mas não estamos em crise, Prefeito? Não foi isso que o Sr. disse na ação judicial em que a prefeitura pretendia jogar para o estado a responsabilidade com o 2º grau do Colégio Paulo Freire? Ou será que para os amigos pode tudo? Ou: Que crise é essa prefeito?


Pra educação não tem dinheiro, mas tem pra empresário da merenda - Parte 2

Como o Prefeito de Búzios alega que não tem recursos para nada, nem mesmo para cuidar do ensino infantil-fundamental que é sua obrigação, muito menos para manter o Ensino Médio Municipal (CM Paulo Freire e INEFI) , resolvi dar minha humilde contribuição para solucionar o problema, fazendo uma visitinha aos Portais da Transparência de alguns municípios de nosso estado. Fiz descobertas maravilhosas, que poderão ajudar muito na  solução de nossos problemas educacionais, permitindo que sejam criadas tantas creches quanto se fizerem necessárias e que o ensino de 2º grau no Paulo Freire/INEFI seja mantidos e ampliados. 

DESCOBERTA 1:
Na Lei Orçamentária deste ano (LOA 2018) de Búzios foram alocados R$ 3.165.070,63  para merenda escolar. Ver as dotações da EDUCAÇÃO: 

Função.....: 12 EDUCAÇÃO
Subfunção: 361 ENSINO FUNDAMENTAL
Programa.: 0013 Alimentação Escolar
Prog.Trab.: 2.036 Fornecimento de merenda
3390.30.00 000 MATERIAL DE CONSUMO 2.290.070,63
3390.30.00 020 MATERIAL DE CONSUMO 465.000,00
3390.30.00 021 MATERIAL DE CONSUMO 405.000,00
3390.30.00 049 MATERIAL DE CONSUMO 4.900,00
3390.92.00 049 DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES 100,00
Total do Programa de trabalho: 3.165.070,63 

Nos anos anteriores a dotação era de R$ 1,669 (2015), R$ 1,553 (2016) e R$ 1,653 milhão de reais no ano passado. O que teria levado o prefeito a praticamente dobrar a dotação da merenda escolar, já que o número de alunos e os preços dos alimentos não dobraram? 

DESCOBERTA 2:
No Portal da Transparência da Prefeitura de Cabo Frio descobri que o governo municipal paga R$ 6.017.356,08 pela merenda escolar. Vejam:    


Merenda Cabo Frio, Lote 1 e 3
Merenda Cabo Frio, Lote 2

Merenda dos Pequenos Produtores
Somando-se os três contratos temos R$ 6.017.356,08. 



SOLUÇÃO:
Prefeito, tem algo errado aí! O IBGE estima que em 2017 a população de Búzios era de 32.260 moradores e Cabo Frio, mais de 6 vezes a de Búzios (mais de 200 mil moradores). Logo, a merenda de nosso município não pode custar mais de R$ 1.000.000,00. Como é que vamos pagar R$ 3.165.070,63 à Comercial Milano em 2018. 

Portanto, a solução para termos recursos para investir nas creches/ensino infantil e no ensino médio municipal é romper o contrato que temos com a Comercial Milano para fornecimento de merenda e contratar a C.Teixeira 110 Comércio de Alimentos Ltda ou o Horto Central Marataízes Ltda. Ou quem sabe, combinar uma das duas com a contratação da nossa Associação de produtores rurais. 

Portanto, Prefeito, tomando essa providência, economizaríamos R$ 2.165.070,63  (R$ 3.165.070,63 que iríamos pagar menos R$ 1.000.000,00 que deveríamos pagar). Recursos que cairiam muito bem na Educação de Búzios!   

Comentários no Facebook: 
Olívia Santos No Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Sistema de Gestão Fiscal - SIGFIS Auditor Web - Municipal, temos as informações sobre a execução orçamentária e lá podemos ver que o valor estimado empenhado para a empresa Comercial Milano Brasil LTDA, referente a aquisição de gêneros alimentícios para o preparo da merenda escola nas unidades escolares do município, ficou no total de R$ 2.508.678,09, e o valor dos empenhos pagos ficou no total de R$ 351.724,56, no período de janeiro a 29 de dezembro de 2017. http://bit.ly/2GfVdFd

Audiência Pública sobre Educação em Búzios

Audiência Pública sobre Educação

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pra educação não tem dinheiro, mas tem pra empreiteiro - Parte 1

Como o Prefeito de Búzios vem alegando que não tem recursos para nada, nem mesmo para cuidar do ensino infantil-fundamental que é sua obrigação, muito menos para manter o Ensino Médio Municipal (CM Paulo Freire e INEFI) e que, por isso, muito a "contragosto", se vê obrigado a fechar turmas e turnos de ensino de 2º grau, resolvi dar minha humilde contribuição para solucionar o problema, fazendo uma visitinha aos Portais da Transparência de alguns municípios de nosso estado. Fiz descobertas maravilhosas, que vão trazer as soluções de nossos problemas educacionais, permitindo que sejam criadas tantas creches quanto se fizerem necessárias e a permanência do ensino de 2º grau no Paulo Freire/INEFI mantidos pela Prefeitura. 

DESCOBERTA 1:
Descobri no Portal da Transparência da Prefeitura de Búzios (na aba DESPESAS, OUTUBRO de 2017) que temos duas empresas contratadas para a realização dos SERVIÇOS DE VARRIÇÃO MANUAL/MECÂNICA, CAPINA, ROÇADA MANUAL/MECÂNICA, CATAÇÃO E REMOÇÃO DE RESÍDUOS PROVENIENTES DAS RUAS E AVENIDAS DO MUNICÍPIO:
1) TRIANGULAR CONSTRUTORA E SERVIÇOS EIRELLI - ME;
2) ONIX SERVIÇOS LTDA - EPP - 9056.

A primeira cuida dos Lotes II e III e a segunda, do Lote I.

A TRIANGULAR recebe 323.412,00 por mês pelo serviço, o que dá um valor anualizado de R$ 3.880.944,00. Já a ONIX, custa R$ 232.903,47 por mês. Valor anualizado: R$ 2.794.841,64. Total pago às duas empresas por ano pelo serviço de CAPINA E VARRIÇÃO: R$ 6.675.785, 64

Data: 02/10/2017
Processo: 000/13701/15
Empenho: 000681
Empresa: TRIANGULAR CONSTRUTORA E SERVIÇOS EIRELLI - ME -
Valor: 323.412,00
CONTRATO Nº. 04/2016
OBJETO: SERVIÇOS DE VARRIÇÃO MANUAL/MECÂNICA, CAPINA, ROÇADA MANUAL/MECÂNICA, CATAÇÃO E REMOÇÃO DE RESÍDUOS PROVENIENTES DAS RUAS E AVENIDAS DO MUNICÍPIO - LOTES II E III, REFERENTE A 01 MÊS NO EXERCÍCIO DE 2017.

Data: 13/10/2017
Processo: 000/02859/13
Empenho: 000697
Empresa: ONIX SERVIÇOS LTDA - EPP - 9056
Valor: 232.903,47
CONTRATO Nº. 29/2013
Objeto: SERVIÇOS DE VARRIÇÃO E CAPINA NO MUNICÍPIO - LOTE I, REFERENTE A 01 MÊS DO EXERCÍCIO DE 2017.

DESCOBERTA 2:

Apenas a Empreiteira AS CARTACHO LTDA-ME presta o serviço de capina e varrição em São Pedro da Aldeia. Ela detém 4 contratos, segundo o Portal da Transparência da Prefeitura de São Pedro da Aldeia (aba CONTRATOS)  Vejamos:

Capina e Varrição, contrato 67/2017
Capina e Varrição, contrato 63/2017

Capina e Varrição, contrato 42/2017
Capina e Varrição, contrato 12/2017

Valores anualizados:
1) Contrato 67/2017 - R$ 1.003.222,24 (9 meses) - Valor anual: R$ 1.337.629,00
2) Contrato 63/2017 - R$    472,234,87 (3 meses) - Valor anual: R$ 1.888.936,00
3) Contrato 42/2017 - R$    470.271,43 (3 meses) - Valor anual: R$ 1.881.084,00
4) Contrato 12/2017 - R$     421.663,44 (3 meses) -Valor anual: R$ 1.686.652,00

Total do valor anual: R$ 6.794.301,00

SOLUÇÃO:
Armação dos Búzios gasta praticamente o mesmo que São Pedro da Aldeia com o serviço de capina e varrição. Deve ter algo errado nessas contas, porque Búzios (69,287 km²) possui uma área territorial 4,90 vezes menor que São Pedro (339,647 KM²). Logo as duas empresas ( ONIX  e TRIANGULARque prestam o serviço em Búzios devem estar com sobrepreço. Se o prefeito de Búzios rompesse o contrato com elas e contratasse a Empreiteira AS CARTACHO LTDA-ME, como a capina vai ser realizada em uma área cinco vezes menor, o valor gasto pelo serviço deveria sair por R$ 1.295.285,40, com uma economia de R$ 5.380.500,00. Talvez não chegasse a tanto, porque São Pedro tem área rural e Búzios não. Vamos então supor que desse pra economizar a metade. Seriam um pouco mais de R$ 3.000.000,00, mas que daria pra fazer um bom investimento na Educação de Búzios, não é Prefeito? 

Prefeito de Búzios não tem dinheiro pra educação mas tem pra colocar no lixo

Como o Prefeito de Búzios vem alegando que não tem recursos para nada, nem mesmo para cuidar do ensino infantil-fundamental que é sua obrigação, muito menos para manter o Ensino Médio Municipal (CM Paulo Freire e INEFI) e que, por isso, muito a contragosto, se vê obrigado a fechar turmas e turnos de ensino de 2º grau, resolvi dar minha humilde contribuição para solucionar o problema, fazendo uma visitinha aos Portais da Transparência de alguns municípios de nosso estado. Fiz descobertas maravilhosas, que vão trazer as soluções de nossos problemas educacionais, permitindo que sejam criadas tantas creches quanto se fizerem necessárias e a permanência do ensino de 2º grau no Paulo Freire/INEFI mantidos pela Prefeitura.     

DESCOBERTA 1:
Descobri no Portal da Transparência da Prefeitura de Búzios (na aba DESPESAS, Maio 2017) que pagamos R$ 1.079.403,78  à Empresa SELLIX AMBIENTAL LTDA por 2 meses DOS SERVIÇOS DE COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS DOMICILIARES E RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE COM DESTINAÇÃO FINAL. Fazendo umas continhas básicas, conclui que estamos pagando R$ 6.476.422,68 por ano pelo serviço de coleta de lixo.       

Data: 05/05/2017
Processo: 000/04036/14
Empenho: 000395
SELLIX AMBIENTAL LTDA. - 3686
CONTRATO Nº 26/2015
DOS SERVIÇOS DE COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS DOMICILIARES E RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE COM DESTINAÇÃO FINAL, REFERENTE A 02 MESES DO EXERCÍCIO DE 2016.
Valor: 1.079.403,78  

DESCOBERTA 2:

No Portal da Transparência nota 10 da Prefeitura de São Pedro da Aldeia (na aba CONTRATOS) encontrei um contrato com o mesmo objeto (coleta de lixo) com valor muito semelhante. Vejamos: 

Contrato de 6/01/2017: R$ 3.004.852,80
  
Contrato de 6/7/2017: 3.606.796,02


Contrato anual: R$ 3.004.852,80 + 3.606.796,02 = R$ 6.611.648,82



Como a população estimada de Búzios (32.260) é três vezes menor que a de São Pedro da Aldeia (99.906), a GREEN LIFE poderia fazer o serviço em Búzios pela terça parte do valor que pagamos. 

SOLUÇÃO: 
Se o prefeito de Búzios rompesse o contrato com a SELLIX AMBIENTAL LTDA e contratasse a GREEN LIFE,  economizaríamos 1/3 de  R$ 6.476.422,68, ou seja, R$ 2.158.807,00. Já daria pra fazer um bom investimento na Educação de Búzios, não é Prefeito? 

Nas próximas postagens continuarei mostrando o resultado de novas pesquisas que nos ajudarão a reduzir nossas despesas, o que permitirá que mais recursos sejam investidos na melhoria da Educação buziana. Este é um serviço público do blog. 

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Denize Alvarenga Azevedo Prefeitos A-D-O-R-A-M uma empreiteira de lixo!
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Marcio Sant Anna Esse prefeito é um lixo.
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Eduardo Moulin Tem muita gente vivendo deste lixo!
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Helion Freitas Não entendo ?! se não tínhamos dinheiro para educação. Como desapropriamos a fundação Bem-te-vi?Modelo de gestão e inclusão social. E ,um dia ,que se avizinha, teremos que pagar a conta. Porque vivemos num Estado de Direito
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Responder20 h
Sonia Pimenta É, os prefeitos, todos eles, se espalham numa terceirização do lixo. Locanti, do Mirinho, agora essa Selix. Nem deveria haver esse serviço terceirizado. A propria prefeitura com caminhões e funcionários daria conta. Mas, duvido que qualquer um que se candidate à prefeito o faça.
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Responder20 h
Claudia Valeria Locanty, do mirinho?
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Responder17 hEditado
Laci Coutinho Quando fechou o Hospital e a maioria aplaudiu alegando que estávamos atendendo pessoas de Cabo frio (como se não tivéssemos dependido da saúde deles a vida toda) deram o aval pra ele agir desse jeito! Hoje ele corta gastos onde quer sem a menor satisfação!
  

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Audiência Pública discutirá a situação atual do Ensino Médio Municipal em Búzios

Manifestação 22/01/2018 em frente ao Colégio Paulo Freire

AUDIÊNCIA PÚBLICA 

LOCAL: CÂMARA DE VEREADORES DE BÚZIOS

QUINTA-FEIRA - DIA: 25/01/2018

HORÁRIO: 18:00 HORAS

PAUTA: 
1) ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO
2) REABERTURA DE TURMAS E TURNOS ESCOLARES FECHADOS
3) ELEIÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA

O colégio Paulo Freire é nosso: Fala estudante

Manifestantes sendo recebidos no MP




ATENÇÃO: A luta continua. Reunião hoje (23) às 10:00 horas no Ministério Público de Búzios com o Promotor Dr. Leonardo e a Secretária de Educação Deisemar para discutir a questão do Ensino Médio Municipal de Búzios. Todos lá!
Depois, às 14:00 horas, reunião na Câmara, com a comissão de Educaçäo

O colégio Paulo Freire é nosso: Fala Vereadora Gladys

Protesto em frete a Secretaria de Educação




ATENÇÃO: A luta continua. Reunião hoje (23) às 10:00 horas no Ministério Público de Búzios com o Promotor Dr. Leonardo e a Secretária de Educação Deisemar para discutir a questão do Ensino Médio Municipal de Búzios. Todos lá!


O colégio Paulo Freire é nosso: Fala Débora, Presidente da UMEAB

Concentração no Colégio Paulo Freire



ATENÇÃO: A luta continua. Reunião hoje (23) às 10:00 horas no Ministério Público de Búzios com o Promotor Dr. Leonardo e a Secretária de Educação Deisemar para discutir a questão do Ensino Médio Municipal de Búzios. Todos lá!