segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Direito de resposta do ex-secretário de Educação de Búzios Claudio Mendonça

Slide enviado por Claudio Mendonça por e-mail

"Luiz, diferente do informado no blog em post anterior ("IDEB-2013: caso de calamidade pública") , a prova ocorreu entre 11 e 21 de novembro conforme lhe informei por email ontem. Esta informaçõão pode ser obtida em pesquisa de 15 segundos no Google.

Verifique os gráficos em anexo e constate que Búzios estava muito mal durante a gestao anterior cujo trabalho foi avaliado em 2011. Sim o IDEB de 2011 foi divulgado perto da eleição municipal de 2012, em todo o país com o intuito de orientar o eleitor quanto ao trabalho realizado pelo gestor público de educação.

Pois bem nosso resultado pode ser atribuído às seguintes medidas dentre outras: Acabamos com as vergonhosas indicações políticas para os professores de sala de aula, implantamos reforço escolar, com diagbóstico individual dificuldades dos alunos, começando nas férias de julho, implantamos um programa de leitura e TODOS os alunos do 5 ano tiveram uma aula de matemática toda a semana com DOIS professores em sala de aula. Búzios tirou em 2013 o inédito PRIMEIRO lugar no Rio de Janeiro na avaliaçao do estado, SAERJ em lingua portuguesa  e em matemática foi o primeiro de toda a região, no quinto ano. A taxa de aprovação, em TODAS as séries em 2013, o indicador superou a série histórica não só numericamente, mas qualitativamente, eis que o número dos que passaram pelo Conselho de Classe diminuiu em TODOS os anos do Ensino Fundamental. IDEB mede fluxo escolar (aprovação) e desempenho e Búzios teve o segundo maior crescimento do estado. Os números são inegáveis. Vi uma postagem sua a meu ver completamente equivocada, falando de Prova Brasil no meio do ano e atribuindo à gestão anterior, que não comprou um livro sequer em 2012, isso mesmo zero, um resultado deste porte. Ora em 2011 o quinto ano estava abaixo da meta! Bem o blog é seu e voce escreve o que bem entender, mas os graficos em anexo revelam um resultado difícil de minimizar com suposições ou deturpações da verdade.

Em tempo: solicito que você publique, na íntegra, essas infomações no seu blog, não só nas matérias que falam sobre o IDEB mas TAMBËM no post Fora Claudio Mendonça a título de DIREITO DE RESPOSTA. Não há resposta mais adequada do que mostrar os resultados de um trabalho sério, de uma equipe dedicada e competente, agora reconhecido pela autoridade educacional brasileira, o MEC.

Saudações
Claudio Mendonça

ex-SEcretário de Búzios, atual de São Gonçalo, segunda maior cidade do estado do Rio de Janeiro".

Por e-mail

Meu comentário:

Tem razão o ex-secretário. Realmente  errei a data de realização das provas. Espero que os resultados sejam consistentes, que não tenha havido "forçação" de barra para aumentar o índice de aprovação artificialmente. Alguns professores andaram denunciando isso. Aguardemos o próximo IDEB de 2015! Repito o que disse: o processo educacional é um processo lento, não admite milagres. Muitas das medidas elencadas pelo ex-secretário já estavam em vigor no governo anterior, que instituiu o ensino em horário "integral". Como a prova foi em novembro de 2013, a secretária Carolina "administrou" a educação de Búzios de novembro de 2011 (data da realização do IDEB de 2011) até novembro de 2012 e o secretário Claudio, desta data até novembro de 2013 (data de realização do IDEB de 2013). Portanto, uma palma para os dois. Ou, meia palma para cada um! Apenas o próximo IDEB "será" unicamente deste governo. 

Grande abraço, 
Luiz   


domingo, 7 de setembro de 2014

IDEB 2013 das Escolas Públicas de Armação dos Búzios

 Escolas do 1º segmento do Ensino Fundamental (anos iniciais) (1ª a 5ª séries):


 Escola                                                                           2005    2007      2009   2011    2013    Meta

E. E. M. PROF EULINA DE A MARQUES                   -         4.2        4.3      4.8       5.2       5,0

E.E. M.  PROF M RITA C NOVELINO                         3.2      4.4        4.8      4.7      ***       4,3  
 
E.E. M.  JOSE BENTO R DANTAS                               4.2      4.5        4.8      4.9       5.6       5,3

E.M. EVA MARIA CONCEICAO OLIVEIRA                -         -            -          -         6.0        -      

E. M. JOSE PEREIRA NEVES JUNIOR                        4.2      4.0        4.5       4.8       5.7       5.3

E. M. MANOEL ANTONIO DA COSTA                       3.6      3.9        4.3       4.1       5.3       4.7  
 
E. M. PROF ELIETE MUREB DE ARAUJO GOES        -         -          4.0       4.8        5.5      4.6 

E.M. PROF LYDIA SHERMAN                                       -         4.3       3.4       3.2       5.0       5.1

E. M. VER EMIGDIO GONCALVES COUTINHO       3.7       3.8       4.4       4.9       5.7       4.8


E. M. VEREADOR ANTONIO ALIPIO DA SILVA                                       4.6        4.6        5.0         5.6          6.1         5.7


Escolas do 2º segmento do Ensino Fundamental (anos finais) 6ª a 9ª séries

Escola                                                                   2005   2007    2009     2011   2013    Meta

E.M. PROF REGINA DA S. R. VIEIRA                                                            3.6         -

E.M. NICOMEDES THEOTONIO VIEIRA        3.6      3.6       3.5        4.2     4.2        4,5

E. M. PROF CILEA MARIA BARRETO            3.2      3.4        3.5        4.1     4.5        4,0


E. M. PROF DARCY RIBEIRO                           2.6      3.8        3.5        3.3     5.0        4.0


Comentários no Facebook:



José Ricardo Sou professor da Escola Regina. Nossa escola é considerada nova, porém o poder público não faz nenhum investimento ou melhorias em nossa Unidade Escolar. Desse jeito o IDEB continuará baixo.


Resultado da enquete do RECALL dos vereadores de Armação dos Búzios



FACEBOOK


Resultado da enquete do RECALL dos vereadores de Búzios


1º) Vereador Messias - 10 votos (41,7%)
2º) Vereador Lorram - 6 votos (25,0%)
      Vereador Felipe - 6 votos (25%)
4º) Vereador Henrique - 2 votos (8,3%)

Total de votos: 24 votos

Observação: os vereadores Gugu, Jefferson, Joice, Leandro e Uriel não receberam nenhum voto. Parabéns pra eles.


BLOG

1º) Vereador Felipe - 24 votos (30,0%)
2º) Vereador Messias - 22 votos (27%)
3º) Vereador Lorram - 13 votos (16%)
4º) Vereador Leandro - 6 votos (7%)
5º) Vereador Henrique - 5 votos (6%)
6º) Vereador Uriel - 4 votos (5%)
7º) Vereador Gugu - 3 votos (3%)
8º) Vereador Jefferson - 1 voto (1%)
      Vereadora Joice - 1 voto (1%) 

Total de votos 79

Meu comentário:

Os leitores do blog preferiram muito mais votar na enquete do Blog do que na do Facebook. Foi uma diferença muito grande: 79 contra 24 votos. Acredito que as pessoas ficaram com receio de terem seus nomes revelados, pois sempre que alguém votava pelo Facebook eu era informado. Claro que o sigilo está garantido. Na enquete do blog eu não ficava sabendo de nada. Antes, se podia votar duas ou mais vezes. Acredito que o Google resolveu este problema antigo de suas enquetes, com um voto por leitor. 

Sobre o resultado. Espero que os vereadores que pontuaram em ambas as pesquisas- vereador Felipe e Messias- mudem suas atuações políticas daqui pra frente. Ainda dá tempo, pois faltam quase dois anos e meio para o próximo pleito. 

Aproveito para parabenizar os vereadores Jefferson e Joice pelo desempenho na enquete. Foram os que menos votos receberam. Sinal que tiveram bons desempenhos parlamentares até agora. E você? Votou? O que achou do resultado? Mande sua opinião para o blog. Até a próxima enquete!


 

Prefeito, as coisas não são bem assim!

Foto do Facebook "alaircorrea11" 
Em seu perfil no Facebook ("alaircorrea11")  o Prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa chama um blogueiro de oportunista (“Oportunismo barato”) devido aos comentários feitos por ele a respeito de recente decisão judicial do STJ ("stj")  em processo no qual o Prefeito é parte. Alair procura nos convencer de que o blogueiro- e também um jornal diário de Cabo Frio- estariam interessados em transformar uma simples multa aplicada pela Justiça Federal em uma possível inelegibilidade para o próximo pleito eleitoral. Segundo Alair,  eles buscam espalhar estas mentiras a seu respeito porque estariam desesperados por terem que enfrentá-lo nas urnas novamente. Pretensioso!

Fico impressionado com o nível de imaturidade política de um Prefeito que bate boca com blogueiros de forma agressiva. O de Búzios teve o mesmo comportamento em relação a mim. Essas atitudes têm como único resultado valorizar o blog e o autor dos comentários, por ficar claro que ambos estão incomodando a maior autoridade do município. No caso, Alair qualifica o blogueiro de “bobo” e “oportunista”, e o acusa, sem provar, de ter sido fantasma no governo anterior de MM (Marquinhos Mendes?). Fica então a pergunta: por que não denunciou o professor-fantasma antes? Alair é contra fantasmas? O ex- Prefeito de Búzios Toninho Branco e sua esposa à época não foram fantasmas em suas administrações anteriores (1997-2004)? Quanto à acusação de oportunismo, ela se deve ao fato do blogueiro ter tentado transformar uma “simples multa” em um “crime grave”. Foi uma “simples multa”, Prefeito? As coisas não foram bem assim, não! Vejamos.

Em 26/03/2004, o MP-RJ ingressou na 2ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio com Ação Civil Pública ("tjrj") (processo 0003396-11.2004.8.19.0011) por ato de improbidade administrativa em face de Alair Francisco Corrêa, “visando à sua condenação como incurso nas sanções previstas no artigo 12, incisos II e/ou III da Lei 8.429/92, em decorrência da prática de conduta improba concernente à realização de despesas sem a observância do prévio empenho e da realização do competente procedimento licitatório, bem como da prática de despesas de publicidade que caracterizariam promoção pessoal”.

O MP baseara-se em inquérito do Tribunal de Contas do Estado que constatou irregularidades ocorridas durante a administração do requerido, prefeito de Cabo Frio, no período de junho de 1998 a fevereiro de 1999. Motivada pela realização de despesa sem prévio empenho, relativa à locação de veículo (item “A”), fracionamento de despesa na contratação de serviços de instalações elétricas (item “F”) e realização de despesas com publicidade que caracterizam ato de promoção pessoal, em desrespeito art. 37 da Constituição Federal (item “H”), descritos na Conclusão do Relatório de Inspeção (...)” , o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro aplicou multa ao Apelado.

Tem razão Alair quando afirma que a matéria é “velha” pois se trata de fato ocorrido há mais de 20 anos atrás. Mas engana-se quando garante que a multa foi aplicada por um Tribunal Federal.  O tribunal que lhe aplicou a multa foi o TCE-RJ. No STJ perdeu todos os recursos contra a condenação do TJ-RJ por improbidade administrativa com base no artigo 12 da 8.429/92, que estabelece que “independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade" sujeito à “suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos” (hipótese do artigo 9º), “de cinco a oito anos ( hipótese do art. 10) e “de três a cinco anos (hipótese do artigo 11). Em quaisquer dos casos em que incorrer, após transitado em julgado, o Prefeito Alair Corrêa se tornará ficha suja. 

Realmente, Alair Corrêa foi absolvido em primeira instância pelo Juízo de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio. O Prefeito republica trecho da sentença, de 11/12/2009, proferida pelo Juiz Walnio, que lhe é favorável, mas nada diz quanto ao teor do acórdão, que lhe é desfavorável, publicado pela 13ª Câmara Cível do TJ-RJ (Desembargador Ademir Paulo Pimentel), que deu provimento por unanimidade, em 25/08/2010, ao recurso do MPRJ contra a decisão de 1ª instância. Veja trecho do acórdão:

"Não pretendas ser juiz, se não tens coragem para fazer frente às injustiças, para que não temas à vista do poderoso, e não te exponhas a proceder contra a equidade" – Eclesiástico 7:6.

 Ficou evidenciada a conduta dolosa do Réu na fragmentação dos processos de pagamento nas obras junto à Secretaria de Educação para burlar a legislação de regência, contratando veículo sem o necessário empenho e na ânsia de se perpetuar no poder, lançou mão de recursos públicos em autopromoção, não se podendo admitir esses fatos como simples irregularidades como pretende o Apelado...

Meu voto é no sentido de dar provimento ao recurso.

 Dispõe o parágrafo único do art. 12 da Lei 8.429;92, que “na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente”.

 O Réu obteve proveito econômico quando se utilizou de recursos públicos para autopromoção e beneficiou a terceiros ao não submeter ao regular processo de licitação as obras realizadas e locação de veículo.

 Assim, deverá efetuar o ressarcimento junto ao Município de Cabo Frio, das despesas concernentes a cada ato praticado, valores corrigidos desde a data do efetivo
desembolso, com os juros de 0,5% (meio por cento) até a entrada em vigor do novo Código Civil e, a partir daí, no percentual de 1% (um por cento) ao mês.

 A correção observará os índices aplicados à cobrança dos débitos judiciais, respondendo o Réu, ainda, pelo pagamento das custas e honorários no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)”.  

A partir desta condenação, Alair Corrêa iniciou um périplo pelos tribunais superiores, o que demonstra peremptoriamente que não se trata de uma simples multa. Por que então ingressar com recurso do recurso do recurso, por causa de uma simples multa? Todas foram tentativas infrutíferas de escapar de condenação em colegiado, que o tornaria um ficha suja.  Vejam:


10/11/2010 - Embargos de Declaração no TJ-RJ (10/11/2010) - Improvido por unanimidade pela 13ª C.C. do TJ-RJ

16/03/2011 – Recurso Especial (RE) no TJ-RJ - Desembargador ANTONIO EDUARDO F. DUARTE Terceiro Vice-Presidente – Não admitido

11/04/2011 – Agravo de Instrumento no RE – Cível 

13/07/2011 – Agravo de Instrumento em RE- Cível - Concedido

Remessa a tribunais superiores: STJ

25/06/2013 – Agravo Regimental (AgReg no agravo do Recurso Especial.
 Resultado de Julgamento Final: "A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a)-Relator(a), sem destaque e em bloco." - Petição Nº 379941/2012 - AgRg no AREsp 27484 

18/03/2014(16:18hs)- Embargos de Declaração no Agravo Regimental no Agravo no Recurso Especial.
Proclamação Final de Julgamento: "A Turma, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a)-Relator(a)." Petição Nº267447/2013 - EDcl no AgRg no AREsp 27484 (3001) 

18/06/2014(19:04hs) Recurso extraordinário nos Embargos de Declaração do Agravo Regimental do Agravo em Recurso Especial
 Disponibilizado no DJ Eletrônico - DESPACHO / DECISÃO (1061)
18/06/2014(10:17hs) Prejudicado o recurso de ALAIR FRANCISCO CORREA (Publicação prevista para 20/06/2014) (230)
17/06/2014(11:10hs) Recebidos os autos no(a) COORDENADORIA DE RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS (132) 

20/08/2014(17:46hs)
Conhecido o recurso de ALAIR FRANCISCO CORREA e não-provido,por unanimidade, pela CORTE ESPECIAL Petição Nº227554/2014 - AgRg no RE nos EDcl no AgRg no AREsp 27484(239) 
20/08/2014(17:46hs) Proclamação Final de Julgamento: A Corte Especial, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Petição Nº227554/2014 - AgRg no RE nos EDcl no AgRg no AREsp 27484 (3001)

Reparem que o processo levou cinco anos para ter uma decisão em primeira instância. A partir daí, aguardamos mais longos cinco anos até a decisão final do STJ. E ainda não está concluído, porque resta um último agravo a ser julgado no TJ-RJ.


sábado, 6 de setembro de 2014

O delator fala

Capa da Revista Veja desta semana
"Segundo a revista Veja, Paulo Roberto entregou, ao todo, os nomes de três governadores (considerando-se aí a atual governadora Roseana Sarney e os ex-governadores Sergio Cabral e Eduardo Campos), um ministro (Edison Lobão), um ex-ministro (Mário Negromonte), seis senadores e 25 deputados, além do secretário de finanças do PT. O ex-diretor da Petrobras também confirma que houve pagamento de propina no negócio que resultou na polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O prejuízo bilionário para a empresa brasileira com a compra da unidade norte-americana motivou a instalação da CPI da Petrobras.

O esquema partia de grandes empresas – a maior citada por ele é a Camargo Corrêa – que, para fechar contratos milionários com a Petrobras, transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos da base do governo e a políticos. Estes, antes de receber, tinham o dinheiro lavado por doleiros.

De acordo com Paulo Roberto, relata Veja, algumas das maiores empreiteiras do país, como a Camargo Corrêa, participavam do esquema. Segundo o ex-diretor contou, elas transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos e políticos da base aliada para fechar contratos milionários com a Petrobras. Antes de chegar ao destino final, o dinheiro era lavado por doleiro, diz a revista".

Edison Lobão (PMDB) – ministro das Minas e Energia

João Vaccari Neto (PT) – secretário nacional de finanças do partido

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado

Ciro Nogueira (PP-PI), senador e presidente nacional do partido

Romero Jucá (PMDB-RR), senador e ex-líder dos governos FHC, Lula e Dilma

Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado federal

João Pizzolatti (PP-SC), deputado federal

Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidades, ex-deputado e atual conselheiro do TCM-BA

Sergio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro

Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão

Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência, morto no dia 13 de agosto em um desastre aéreo

"Os números dos envolvidos pelo ex-diretor no esquema operado e, agora, delatado por ele variam conforme a apuração. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Paulo Roberto disse que 32 parlamentares, um governador e cinco partidos políticos recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da estatal no período em que ele comandava a diretoria de Abastecimento. O único nome mencionado na reportagem do Estadão é o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

De acordo com a Folha de S. Paulo, 61 congressistas e pelo menos um governador receberam dinheiro desviado da empresa. A  exemplo de Veja, a Folha cita o envolvimento direto de três partidos da base de Dilma: PT, PMDB e PP.

Por envolverem parlamentares e ministro de Estado, os depoimentos serão remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por andar andamento e julgar processos contra autoridades federais. Réu em duas ações penais – uma sobre ocultação e destruição de documentos e outra sobre corrupção –, o ex-diretor da Petrobras aceitou a delação premiada para escapar de uma pena que poderia chegar a 50 anos.


Um dos principais alvos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Paulo Roberto é acusado de ter recebido propina e de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Ele está preso em Curitiba, mas, pelo acordo firmado, deverá ser posto em liberdade com uma tornozeleira assim que concluir a série de depoimentos".



A Educação de Arraial do Cabo (8ª e 9ª séries) é a pior do Estado do Rio de Janeiro

Em 2013, os alunos dos anos finais (AF),( 8ª e 9ª séries), do ensino fundamental de Arraial do Cabo, obtiveram IDEB 2,9- a pio nota entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.  Os municípios de Japeri e Tanguá ficaram muito próximos a ele, com nota 3,1, em 90º lugar. 

Enquanto nos Anos Iniciais (AI), (4ª e 5ª séries), 49 municípios conseguiram nota igual ou superior a cinco primeiro, neste segmento (AF), apenas cinco: Italva (1º, 5,4), Itaocara (2º, 5,1), Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Barra do Piraí (3º, 5,0). 

Como se vê da nossa Região nenhum município conseguiu nota superior ou igual a cinco nos AF. O menos pior foi Armação dos Búzios com nota 4,3 (32º do estado), seguido de Rio das Ostras, nota 4,1 (40º), Iguaba Grande e Araruama, notas 3,5 (65º), e Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, notas 3,4 (71º). 

Nos anos iniciais (AI), Rio das Ostras vem em primeiro com nota 5,7 (10ª do estado), seguido de Armação dos Búzios, nota 5,5 (15ª), Iguaba Grande, nota 5,4 (18ª), Cabo Frio, nota 4,7 (58ª), São Pedro da Aldeia, nota 4,6 (66ª), Arraial do Cabo, nota 4,5 (71ª) e Araruama, nota 4,4 (76ª). A pior educação do estado neste segmento é do município de Macuco, com nota 3,6.           

Pedido: Não deixem de votar na enquete do RECALL dos vereadores no link: https://apps.facebook.com/minhas-enquetes/xvtxrn?from=admin_wall

Grato.  

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Nota IDEB 2013: um caso de calamidade pública na Região dos Lagos

O município da Região dos Lagos que mais avançou na avaliação dos anos iniciais (4ª e 5ª série) do ensino fundamental feita pelo MEC foi Armação dos Búzios. Cresceu 0,9 pontos, passando de 4,6 (em 2011) para 5,5 (em 2013) no IDEB. O mérito não deve ser creditado ao governo André, pois a Educação de Búzios estava a apenas seis meses sendo administrada pelo novo governo quando a avaliação do IDEB foi feita (julho de 2013). Todo mérito deve ser creditado à gestão da Secretária de Educação anterior,  Carolina Rodrigues, responsável pela educação do município nos 18 meses anteriores à prova, de julho de 2011 a dezembro de 2012. Da mesma forma não se pode responsabilizar o Prefeito Alair Corrêa pelo péssimo resultado obtido no IDEB por Cabo Frio. A secretária de Educação indicada por ele também estava a apenas seis meses no cargo quando a avaliação foi feita. Sabemos que os resultados na área da Educação levam certo tempo para acontecer.

O segundo município que mais cresceu na avaliação do IDEB de 2013 em relação ao ano de 2011 foi Iguaba Grande. Cresceu 0,8 pontos, passando de 4,6 (2011) para 5,4 (2013). 

Rio das Ostras continua sendo o município com o maior IDEB, 5,7, mesmo índice de 2011. É a melhor Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não avançou nada nos dois últimos anos. 

Os três municípios foram os únicos da Região que atingiram a meta prevista para o ano de 2013. A meta de Búzios era 5,0, e o município alcançou nota 5,5. Em Iguaba Grande, a meta de 4,9 foi amplamente superada com a nota 5,4. A meta de Rio das Ostras era 5,2 e o município conseguiu superá-la, repetindo o resultado de 2011, 5,7.

Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia não conseguiram atingir a meta prevista para 2013. O pior desempenho se verificou no município de Araruama: nota 4,4 para uma meta de 5,0. Em seguida vem Arraial do Cabo: meta 5,1, nota 4,5. São Pedro da Aldeia: nota 4,6 para uma meta de 4,6. Finalmente, Cabo Frio, que também não atingiu a meta: nota 4,7, meta 4,9.

Para os anos finais (8ª e 9ª séries), o quadro é ainda pior. O melhor desempenho foi o de Iguaba Grande: nota 4,5 para uma meta de 4,3. Em segundo lugar vem o município de Armação dos Búzios, com nota 4,3 para uma meta de 4,1. Rio das Ostras, em terceiro lugar, com nota 4,1, mas caindo 0,4 pontos em relação ao ano de 2011 quando obteve nota 4,5, a melhor da Região naquele ano. Este resultado também ficou bem distante da meta de 4,8.

Todos os outros municípios (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia)  ficaram distantes da meta estabelecida para 2013 para os anos finais do ensino fundamental. O pior resultado se deu em Arraial do Cabo: caiu de 4,7 em 2011 para 2,9 em 2013, ficando bem distante da nota-meta 4,0. Araruama e Cabo Frio também tiveram em 2013 desempenhos piores do que os de 2011. Araruama caiu de 3,9 para 3,5 e Cabo Frio de 3,8 para 3.6. São Pedro da Aldeia ficou com nota 3,2, a segunda pior para os anos finais do Ensino Fundamental. 

Ou seja, além de não atingirem a meta estes municípios ainda pioraram seus desempenhos na avaliação dos anos finais do ensino fundamental.   


Conclusão: a educação da Região dos Lagos continua sendo um caso de calamidade pública.

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Grato.
     

Prefeito de Arraial do Cabo é acusado de trocar esterilização por votos

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio ajuizou ação civil por ato de improbidade administrativa na Vara Única de Arraial do Cabo contra o prefeito do município, Wanderson Brito, e outras seis pessoas acusadas de fazer uso político-eleitoral do Hospital Geral de Arraial do Cabo, em 2012, com o objetivo de favorecer a reeleição de Wanderson. Se condenados, os réus poderão perder cargo ou função pública que estiverem ocupando, ter os direitos políticos suspensos e ainda ficarão obrigados a pagamento de multa a ser fixada pelo juízo.
De acordo com o inquérito civil, instaurado pela Promotoria em 19 de julho de 2012, Wanderson Brito, o ex-secretário municipal, Romulo Leonardo Plácido, o vereador Taylor da Costa Jasmin Júnior e os médicos do Hospital Geral de Arraial do Cabo Paulo Roberto da Silva, Tania Lydia Matosinho Lowen Pires, Aldo Amendola e Luiz Eduardo Marques Neira valiam-se “dos cargos públicos ocupados para angariar votos, trocados por cesarianas desnecessárias e por laqueaduras que não eram precedidas das etapas determinadas por lei”.
As denúncias começaram a ser apuradas a partir de inspeção realizada pelo Grupo de Apoio Técnico (GATE) do MPRJ, em 4 de julho de 2012. Durante a vistoria, foi constatado que uma paciente fora submetida à cesariana e retornou do centro cirúrgico com o prontuário em branco. O documento reapareceu no fim do dia indicando a realização de cesariana, mas não apontava o procedimento de laqueadura. Ao procurar a família, a equipe do MPRJ confirmou que havia sido feita a ligadura de trompas pelo médico Paulo Roberto da Silva, após pedido do prefeito. 
Outras irregularidades encontradas foram a realização de cirurgias de esterilização sem notificar o Ministério da Saúde, enfermeiras praticando atos cirúrgicos, obstetras realizando partos cesários sem auxílio de pediatra e ausência de receita de medicação pós-operatória. Também foi constatado o procedimento de laqueadura em uma paciente com 17 anos e apenas um filho, sem qualquer aconselhamento prévio sobre o uso de contraceptivos.
A promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, Marcela do Amaral, explicou que não foi possível apurar se os médicos que realizavam a laqueadura eram pagos pelas pacientes ou o faziam apenas para garantir o voto das famílias envolvidas.
“A realização de laqueaduras tubárias de forma ilegal revela-se de forma nítida como instrumento de barganha política e de tráfico de influência, pois pacientes encaminhadas pelos médicos dos postos de saúde da região, que se enquadravam nos parâmetros normativos para a cirurgia, tinham seu pedido negado, sob o argumento de que não havia recursos”, afirmou a promotora.
O número do processo é 002479-29.2012.8.19.0005


Processo No 0002479-29.2012.8.19.0005

TJ/RJ - 05/09/2014 11:13:12 - Primeira instância - Distribuído em 19/07/2012

Caso deseje visualizar os atos decisórios de processo que tramitam em segredo de justiça clique aqui.

Comarca de Arraial do Cabo
Vara Única
Cartório da Vara Única

Endereço:
Rua Jose Pinto de Macedo   s/n    
Bairro:
Prainha
Cidade:
Arraial do Cabo

Ação:
Busca e Apreensão / Obrigação de Entregar

Assunto:
Busca e Apreensão / Obrigação de Entregar

Classe:
Busca e Apreensão - CPC


Tipo do Movimento:
Remessa
Destinatário:
Ministério Público
Data da remessa:
22/08/2014
Prazo:
15 dia(s)


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Grato. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Gaivotas reunidas

Gaivotas reunidas na praia de Manguinhos, Búzios, Rio de Janeiro, Brasil

Sete razões para votar sim no plebiscito da reforma política




Espera-se colher até 10 milhões de votos ao longo da semana, em locais públicos e pela internet. A consulta, sem efeito legal, servirá para reunir assinaturas para o projeto de lei.


“Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” A pergunta única do plebiscito poderá ser respondida em locais públicos em votação organizada por movimentos sociais ou pela internet.

Veja por que votar sim:

1 – A sociedade brasileira clama por mudanças na forma como atuam as instituições políticas. As manifestações de junho de 2013 evidenciaram a descrença – em especial da juventude – no atual modelo de representação política no Brasil, mediante a palavra de ordem “não me representa”.

2 – As campanhas eleitorais hoje são demasiadamente despolitizadas. Não se verifica que está em jogo um projeto de nação ou uma perspectiva de transformação radical da sociedade. Além disso, quem hoje define os resultados eleitorais são os representantes do poder econômico, por meio do financiamento privado de campanha. A contrapartida dessa prerrogativa privada é o compromisso selado entre os financiados e os seus financiadores – mesmo que tácito – incluindo o favorecimento público de grupos privados, a corrupção e os compromissos políticos com os grupos econômicos que financiam as campanhas políticas.

3 – A composição do Congresso Nacional, das assembleias estaduais e câmaras municipais não reflete a correlação de forças políticas e sociais existentes na realidade brasileira. As mulheres e os negros, embora maioria na sociedade brasileira, são minoria nos espaços de poder, corroborando com a falta de políticas públicas afirmativas que enfrentem as desigualdades estruturais na nossa sociedade. A comunidade LGBT, jovem, indígena, sem-terra e trabalhadora também tem sido sub-representada nos espaços políticos, quando não ausente.

4 – É preciso que a haja uma constituinte EXCLUSIVA para debater uma reforma política, uma vez que não faz sentido que os próprios representantes do poder político legislem sobre si próprios, já que eles são os maiores beneficiados pela reprodução da política como ela está.

5 – A sociedade brasileira já constatou a impossibilidade de ver as suas demandas imediatas atendidas nesse Congresso Nacional (como transporte público de qualidade, mais verbas para a educação, reforma agrária, democratização dos meios de comunicação) uma vez que as grandes corporações privadas que hegemonizam esses serviços são os mesmos agentes financiadores desses parlamentares, e com eles mantêm um “compromisso” político. No linguajar popular: “Quem paga a banda escolhe a música”.

6 – É uma forma de mostrar a necessidade de aprofundar os mecanismos de consulta popular, permitindo que a sociedade civil organizada, mediante seus mecanismos, organize plebiscitos, consultas públicas e referendos, contribuindo para aprimorar os mecanismos que impulsionam a participação política.

7 – Realizar uma Constituinte significa aprimorar a democracia brasileira. Significa construir um caminho que avance na concretização das chamas reformas estruturais, ou seja, um conjunto de reformas nacionais, democráticas e populares, que nesse período histórico e na condição de subdesenvolvimento do Brasil, adquirem caráter revolucionário! A reforma política é condição primeira e imprescindível para o desenvolvimento brasileiro, conjugado com participação pública e mobilização da sociedade.



Pedido: Não deixem de votar na enquete do RECALL dos vereadores no link: https://apps.facebook.com/minhas-enquetes/xvtxrn?from=admin_wall

Grato.