domingo, 20 de janeiro de 2019

Câmara de Vereadores de Búzios mais uma vez loteada


O presidente da Câmara de Vereadores de Búzios, Sr. Cacalho, antes de deixar o cargo, como último ato seu- o ato nº 118, de 27 de dezembro de 2018-, exonerou todos os ocupantes dos 86 cargos comissionados da estrutura administrativa da Casa Legislativa. A nova presidente, Srª Joice, mesmo que a farinha não seja pouca, antecipou seu pirão, nomeando por meio dos atos nº 1 ao nº 12 sua turma, logo nos primeiros dias do novo ano.

Como aos vereadores derrotados na eleição da Mesa Diretora em dezembro- Gladys e Cacalho- cabem dois cargos para cada um, como à presidente Joice couberam 12 cargos, restaram 11 cargos para serem repartidos para cada um dos seis vereadores (Josué, Dida, Nobre, Dom, Miguel e Niltinho)  da turma do amém vitoriosa.

Somando-se a isso os cargos que eles possuem na Prefeitura, cada vereador passará a ter status de uma agência de emprego. No mínimo, com poder de nomear pessoas em mais de 30 cargos. No quadro atual, de lenta saída de uma grande recessão econômica, é um handicap político e tanto. Fica difícil concorrer com eles nas próximas eleições. Reeleição garantida.

Às favas com as recomendações do MP e do TCE-RJ que recomendam que o número de cargos comissionados seja igual ao número de cargos ocupados por servidores concursados. A tática, que já vinha sendo utilizada pela gestão passada, é ir empurrando com a barriga até não poder mais. Só quando não tiver mais como segurar- talvez forçados judicialmente- é que os concursados do último concurso serão chamados.

Coube à presidente Joice os principais cargos, entre eles a Chefia de Gabinete (Marcelo Albino), a Procuradoria Geral ( Marcelo Ribeiro), a Controladoria (Joel Antônio), a Tesouraria ( Joice Evelin), Assessor da Presidência (Giane Azevedo). 

Entre os novos nomeados como Assessores Parlamentares teremos Geraldinho, ex-secretário de Ordem Pública, da cota do vereador Dom e o advogado Maycon Siqueira, indicado pelo vereador Miguel. 

Como Assistentes Parlamentares o Júnior, filho do vice-prefeito Henrique Gomes, Paulinho, ex-banca da Rasa, e Inácio taxista (ou ex-taxista?). Este último, vem sendo nomeado a várias legislaturas. Bastou conseguir duzentos e poucos votos em uma eleição tempos atrás, para nunca mais deixar de ser empregado por algum vereador. O difícil é encontrá-lo na Câmara, em seu local de serviço.

Uma rápida pesquisa nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, etc) permite associar cada comissionado a um determinado vereador. Pelos sobrenomes, é possível que parentes tenham sido nomeados.  A indicação também pode significar pagamento pelo apoio eleitoral nas últimas eleições. O que seria o mesmo que dizer que os vereadores estariam remunerando seus cabos eleitorais com dinheiro público.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário