segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Fora da escola não pode!

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O Fora da Escola Não Pode! é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução
A Busca Ativa Escolar é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode! para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Saiba mais sobre a iniciativa clicando abaixo.

CRECHE

Estudos TCE-RJ, 2016, parte 1
Segundo o Censo escolar do MEC tínhamos o seguinte quadro na rede municipal de Búzios:

2012 - 151
2013-  230
2014 - 242
2015 - 241
2016 - 509
2017 - 522

Comentário: Vemos que o governo André vem aumentando o número de vagas em creches municipais. De 2015 para 2016 o número de vagas mais que dobrou. Parabéns Prefeito! Mas, muitas novas vagas precisam ser criadas porque temos mais 2 mil crianças de 0 a 4 anos. O município é muito rico (o 5º do estado) para submeter as pobres mães trabalhadoras de Búzios a vergonhoso sorteio de vagas. Uma gestão competente e/ou que não cometa mal feitos poderia ofertar mais vagas do que as necessárias. Recursos para isso não faltam. 

PRÉ-ESCOLA

Estudos TCE-RJ, 2016, parte 2
Segundo o Censo escolar do MEC tínhamos o seguinte quadro na rede municipal de Búzios:

2012 - 704
2013 - 764
2014 - 782
2015 - 813
2016 - 834
2017 - 940

Comentário: Os números vêm crescendo ano a ano. De 2016 a 2017, houve um acréscimo de mais de 100 vagas. Parabéns Prefeito! A lamentar apenas a inexistência de oferta de vagas de ensino integral, coisa que o rico município de Búzios poderia ofertar tranquilamente. Desde que, claro, tivesse uma gestão competente.   

ENSINO FUNDAMENTAL

Estudos TCE-RJ, 2016, parte 3

Meu comentário: Esse número deveria estar aumentando ano a ano, o que não ocorre porque está havendo evasão no ensino fundamental. Na rede municipal o número de vagas do ensino fundamental vinha diminuindo continuamente desde 2012, recuperando-se em 2015 e 2016. Neste nível, o número de vagas de ensino integral que chegou a 10% do total de vagas ofertadas em 2015, foi praticamente inexistente no ano passado, com apenas 124 vagas.

Segundo o Censo Escolar do MEC tínhamos o seguinte quadro na rede municipal de Búzios:

2012 - 5.320 (153 integral)
2013 - 5.209 (209 integral)
2014 - 5.114 (566 integral)
2015 - 4.914 (518 integral)
2016 - 5.138 (429 integral)
2017 - 5.373 (124 integral) 

ENSINO MÉDIO

Estudos TCE-RJ, 2016, parte 4

Comentário: Em 2016 a rede estadual ofertou 748 vagas, 195 vagas a mais do que no ano anterior. Mas, estranhamente, no ano passado, foram matriculados apenas 554 alunos na rede estadual. Evasão? É muito possível que isso tenha acontecido devido a crise econômico-financeira vivida pelo país. Já a rede municipal, que perdeu mais de 100 vagas entre 2015 e 2016, manteve o mesmo número de vagas em 2017. 

Segundo o Censo Escolar do MEC tínhamos o seguinte quadro na rede municipal de Búzios:
2012 - 766
2013 - 825
2014 - 988
2015 - 972
2016 - 873
2017 - 894

Pra educação não tem dinheiro, mas tem pra empreiteiro - Parte 2

Manifestação Colégio Paulo Freire. Foto de Mateus Guanaes

Levantei todos os gastos realizados pela Educação de Búzios no ano passado. Exclui apenas a despesa com a folha de pagamento. Utilizei como fontes o Portal da Transparência da Prefeitura de Búzios e o Auditor SiGFIS municipal do TCE-RJ. Publico as despesas em ordem decrescente, com comentários logo a seguir.

1) Merenda: R$ 2.398.754,00. 
Empresa: Comercial Milano.

Cabo Frio, município sete vezes maior que Búzios em termos populacionais, gastou R$ 6.017.356,08 com merenda em 2017. (Ver em "ipbuzios").

2) Limpeza das unidades escolares:  1.590.143,00 
Empresa: Triangular Construtora e Serviços

3) Locação de ônibus:  1.121.604,00
Empresa: W.M.P. TRANSPORTE DE TURISMO LTDA - 4800

Cadê nossos dois ônibus?

4) Ajuda de custo aos universitários: 690.000,00 
Programa: AUXILIO FINANCEIRO A ESTUDANTES – 4190

Se não é obrigação do governo municipal cuidar do ensino médio, o que dirão os vereadores se o prefeito acabar também com esta ajuda financeira aos universitários?

5) Bolsa estágio dos estudantes de ensino médio e superior: 500.000,00
Programa: BOLSA ESTAGIO

Pelo mesmo raciocínio (com o qual eu não concordo), bolsas para estudantes do ensino médio também não deveriam ser aceitáveis. E se André terminar com elas, o que dirão os vereadores da turma do amém?

6) Aluguéis: 398.791,00

Resta verificar se os valores dos aluguéis estão de acordo com os valores de mercado. Peço ajuda aos leitores para levantar esses preços. Que tal?

6.1) ALUGUEL CRECHE MARIA AMÉLIA: 
 5.892,00 (por mês) -70.704,00 (ano)
Empresa: ELISETE NERI LIMA - 7855

6.2) ALUGUEL DE DEPÓSITO DE MATERIAIS – 1
2.337,64 (por mês) - 28.044,00 (ano)
Empresa: JOSE MARIA NICODEMOS – 7848

6,3) ALUGUEL de DEPÓSITO DE MATERIAIS – 2 
2.337,64 (por mês)– 24.511,00 (ano)
Empresa: LUIZ CARLOS RIBEIRO GOMES – 9589

6.4) ALUGUEL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL JUVENAL VIEIRA
6.500,00 (por mês) – 78.000,00 (ano)
Empresa: MIRIAM LOPES DA SILVA – 9534

6.5) ALUGUEL CAAPE 
2.800,00 (por mês)– 33.600.00 (ano)
Empresa: GIOVANI MUREB TARDELLI – 3426

6.6) ALUGUEL CRECHE MUNICIPAL ERNESTINA SANT ANA QUINTANILHA
4.325,83 (por mês) – 51.900,00 (ano)
Empresa: MARCOS CARVALHO DOS SANTOS – 6861

6.7) ALUGUEL DA CRECHE MUNICIPAL LAURINDA DE SOUZA DA CONCEIÇÃO
3.507,00 (por mês) - 42.084,00 (ano)
Empresa: PAULO CESAR SILVA DE SOUZA – 8514

6.8) ALUGUEL DO CEPEDE 
5.829,84 (por mês) - 69.948,00 (ano)
Empresa: PEDRO PAULO CABRAL COSTA – 8246

7) Material de papelaria: R$ 384.735,00
Empresa: CASA DO EDUCADOR COMERCIO E SERVIÇOS LTD - 9075

São Pedro da Aldeia, com uma população três vezes superior à de Búzios, gastou, no ano passado, R$ 186.762,00

8) Uniformes escolares:  309.417,50 
Empresa: CASA DO EDUCADOR COMERCIO E SERVIÇOS LTD – 9075

Muita gente reclamou em anos anteriores não ter recebido uniformes para seus filhos. E no ano passado, receberam?

9) Aquisição de combustível: 287.975,00
Empresa: SOL BUZIOS COMERCIO DISTRIBUICAO LTDA. - 2647

Considerando a gasolina a R$ 5,00 o litro, teremos 57.595 litros. Considerando que cada carro usado pela secretaria de educação faça 10 km com 1 litro, obtemos 575.585 km percorridos por todos os carros da secretaria de educação eme 2017. Por mês, 47.965. E por dia, 1.598 km. Resta saber quantos carros são, para descobrirmos quantos km cada um percorre por dia.

10) Locação de veículos: 264.110,00
Empresa: PORTO & PORTO AUTOMOVEIS LTDA ME - 9027

11) Abastecimento de água potável: 250.000,00
Empresa: PROLAGOS S.A.-CONCES.DE SERV.PUB.DE AGUA – 1025

12) Fornecimento de energia elétrica - 250.000,00
Empresa:  AMPLA ENERGIA E SERVICOS S.A.

13) Materiais elétricos e hidráulicos - 200.000,00
Empresa: ENGELUZ COMERCIAL E INSTALADORA LTDA. - 206

14) Descupinização, desinsetização e desratização das unidades escolares -  150.100,30
Empresa: RG Lagos Serviços Ltda – ME

15) Locação de impressoras - 83.429,00
Empresa: WP SISTEMAS REPROGRÁFICOS E IMPRESSÃO LTDA - ME

16) Locação de ônibus – 71.525,00
Empresa: W.M.P. TRANSPORTE DE TURISMO LTDA – 4800

17) Móveis escolares - 68.092,00
Empresa: CASA DO EDUCADOR COMERCIO E SERVIÇOS LTD - 9075

18) Aquisição de gás - 43.330,00
Empresa: ALAHYSIO PEREIRA DE OLIVEIRA CIA LTDA – 3461

19) Telefonia fixa – 35.500,00
Empresa: TELEMAR NORTE LESTE S/A – 7

20) Uniformes das merendeiras – 21.200,00
Empresa: YESHUA COMERCIO E SERVIÇO DIAS LTDA - ME – 8133

21) Material de higiene para creche - 21.012,00

21.1)  Empresa: YESHUA COMERCIO E SERVIÇO DIAS LTDA - ME – 8133 - 9.400,30

21.2) Empresa: CASA DO EDUCADOR COMERCIO E SERVIÇOS LTD – 9075 - 11.612,00

22) Uniformes para a guarda mirim - 20.020,00

22.1) Empresa: LIMA TERRA COMÉRCIO E SERVIÇO LTDA. EPP - 8678 - 10.020,00

22.2) Empresa: LUZA SERVIÇOS E COMÉRCIO EIRELI - ME – 9561 = valor: 10.000,00

23) Móveis Escolares - 16.692,00
Empresa: OFFICE SOLUÇÃO EM COM. DE MOVEIS ESCRITORIO EIRELI 

24) Utensílios de cozinha - 15.717,00
Empresa: LIMA TERRA COMERCIO E SERVICO EIRELI EPP

25) Material de limpeza das cozinhas e refeitórios e lavagem de roupas das creches - 12.283,00

25.1) Empresa: LATTANZI COM. DE PROD. DE LIMP. E DESC. - 6141 - 8.259,00

25.2) Empresa: CASA DO EDUCADOR COMERCIO E SERVIÇOS LTD – 9075 - 2.105,00

25.3) Empresa: YESHUA COMERCIO E SERVIÇO DIAS LTDA - ME – 8133 - 1.919,50

26) Água mineral - 11.450,00
Empresa: YESHUA COMERCIO E SERVIÇO DIAS LTDA - ME – 8133

27) PUBLICAÇÃO DE MATÉRIA COM A RELAÇÃO DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MUNICIPAL – 4.304,00
Empresa: IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE RIO DE JAN – 142

Somos contra a política de "otimização" da rede!

Logo do blog IPBUZIOS


"A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro surpreendeu as escolas no início desse ano letivo ao exigir, para abrir uma nova turma, a lotação da anterior em sua capacidade máxima. O sistema passou a condicionar as escolas a abrirem novas vagas somente após superlotar as turmas já existentes. Dessa forma, as escolas só terão turmas superlotadas, atendendo a critérios não pedagógicos. Além do mais, essa política pode levar ao fechamento de turmas, de turnos e, em última instância, de escolas.

A superlotação das turmas não é garantia de acesso à educação. Não é difícil imaginar as consequências de turmas superlotadas em uma escola : perda da qualidade de ensino e prejuízo na saúde dos professores, dois problemas graves na educação brasileira. Ou seja, as medidas impostas pela Secretaria de Educação aparentam dar acesso aos jovens, quando na verdade lhes nega o acesso à educação e agrava os problemas no ensino público. O que eles chamam de “otimização” das turmas, nós chamamos de negação da educação de qualidade aos alunos.

Além disso, para esconder a demanda não atendida em cada região a Secretaria de Educação proibiu a formação de lista de espera nas escolas.

O que nós propomos é que haja um limite pedagógico no quantitativo de alunos por turma, limite este discutido pela comunidade escolar e que haja uma institucionalização de forma integrada das listas de espera de cada escola, para que com essas informações as comunidades escolares possam medir a demanda e os reais impactos da “otimização”.

Fica patente a inexistência de concepção ou projeto pedagógico orientando a rede estadual do Rio de Janeiro. Há somente uma gestão despreparada e com recursos cada vez mais escassos, cujo o único horizonte é simular uma situação de normalidade perante à população e aos órgãos de controle. Porém, já não é mais possível esconder que vivemos hoje um apagão pedagógico, o que nos coloca cada vez mais a quilômetros de distância e em sentido contrário a quaisquer concepções do que seja qualidade em Educação. Diante desse cenário, com base nos fartos sinais emitidos a cada nova resolução, manifestamos a nossa convicção de que a motivação que está por trás desta política é o desmantelamento da carreira do magistério estadual e da escola pública.

Colegas diretores eleitos, rebelem-se! Rompam com o a submissão típica de diretores indicados. Permitam que os novos ares do processo consultivo, oxigenem o sistema! Vamos construir redes horizontais de escolas para a reflexão, formação, pesquisa e ação político-pedagógica coletiva em defesa da educação pública estadual! Com compromisso, seriedade e respeito às diferenças de cada escola vamos construir uma política educacional de baixo para cima, a partir dos fundamentos da gestão democrática: autonomia escolar e participação direta da comunidade na gestão.

Temos visto que o processo consultivo nem de longe afastou o ranço autoritário arraigado nas relações da secretaria com os diretores de escola. Ao contrário, os movimentos de autonomização das novas direções têm sido respondidos com mais autoritarismo e controle. Para além da burocracia necessária e razoável à administração pública, há uma outra que serve apenas ao controle das direções e ao boicote à autonomia da escola.

Somos soterrados com demandas abstratas com o propósito de nos prender à atividades administrativas e inviabilizar a interação e o nosso tempo com a comunidade escolar. Uma rotina de ameaças e assédio moral fazem parte desses instrumentos de controle. Somos levados pelas cobranças a trabalhar em jornadas intensas e intermináveis. Precisamos de programas de saúde, precisamos de cuidados.

Nesse momento de profunda crise da escola pública estadual, os diretores eleitos são desafiados a assumir o seu papel. SER SEEDUC É TER COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, NÃO COM POLÍTICAS EQUIVOCADAS. Diretores eleitos e professores, UNI-VOS!"


Observação 1: O diretor da única escola estadual de Búzios, professor Marcelo, também eleito para o cargo, segundo informações de dirigentes do SEPE Lagos, é favorável à política de "otimização" da SEEDUC.

Observação 2: Mais uma vez relembro que o blog está aberto para qualquer comentário que as pessoas citadas em suas postagens queiram fazer. 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Manifestação no Pórtico em defesa do Ensino Médio Municipal


Você sabia que ...

Ato no Cloégio Paulo Freire, 22/01/2018

Búzios é tão rica, mas tão rica, que poderia pagar a melhor escola particular do município para seu filho estudar, como muitos vereadores fazem.

A Educação de Búzios este ano terá uma dotação orçamentária de R$ 64.604.723,96.

Considerando que em 2017 tivemos 7.993 alunos na rede municipal de ensino (522 em creche, 940 na pré-escola, 2.928 nos anos iniciais do ensino fundamental, 2.445 nos anos finais do Ensino Fundamental, 894 no ensino médio, 264 no EJA fundamental).

Considerando que dividindo-se o orçamento anual da educação ( R$ 64.604.723,96) pelo número de alunos da rede municipal de ensino ( 7.993) termos o gasto anual por aluno (gasto educacional per capita anual), cujo resultado é R$ 8.082,00.

Considerando que dividindo-se este valor anual encontrado (R$ 8.082,00) por 12 meses termos o gasto mensal por aluno em Búzios, cujo valor é R$ 673,00.

Conclusão: se o prefeito de Búzios desse R$ 673,00 por mês para o responsável por cada aluno do município ele poderia matricular seu filho na melhor escola da cidade.


Meu comentário:


Como então justificar que o prefeito de Búzios feche turmas e turnos do ensino médio municipal e do EJA? Os números, que não mentem jamais, provam que algo está errado na gestão da Educação em Búzios. E não encontro outras respostas: Ou são incompetentes, ou estão desviando recursos, ou as duas coisas estão ocorrendo juntas. Das três, uma.  


Búzios é tão rica, mas tão rica, que uma gestão competente da Educação e que não desvie recursos, não deixaria uma mãe trabalhadora sem vaga em creche para seus filhos, investiria pesado na educação fundamental de qualidade, nunca fecharia turmas e turnos de ensino médio municipal, pelo contrário, construiria mais escolas de segundo grau na periferia e até mesmo uma Universidade municipal. Sonho? Nada disso. Pois recursos para isso existem, basta termos gestores competentes e ... (você sabe o que é)

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Movimento em defesa do E. Médio em Búzios já é o maior movimento pela Educação da história do Município

Foto da página do facebook "defenda o ensino médio municipal de búzios"


"Apesar da recente criação (22 anos), a sua educação passou por muitas fases desde então. No primeiro governo de Mirinho Braga(PDT), a Educação Municipal nasceu de forma pujante, mas a sua aura de otimismo começou a minguar logo após a reeleição, contribuindo para a eleição de Toninho Branco (PMDB).

Pode parecer que não, mas o sucesso de um governo na educação é  fundamental para a aceitação de um governante e no seu segundo mandato o pedetista relegou a educação ao esquecimento, apesar da fartura de recursos propiciada pelos royalties.

Ao assumir o seu excêntrico mandato, Toninho Branco pouco fez pela Educação de Búzios. Os problemas infraestruturais do governo Mirinho, se arrastaram por todo governo Toninho, que ao fim do mandato deixou a prefeitura devendo aos servidores.


Fazendo jus ao coronelismo político que caracteriza o interior do estado, o candidato do PDT  voltou ao poder em 2008 e embora tenha construído uma escolinha aqui e outra ali, manteve a mediocridade como regra da Educação Municipal. Apesar dos baixos índices do seu governo, muitos se disseram surpresos com a sua derrota para o Dr. André Granado(então PSC) nas eleições de 2012.


Após a mediocridade do governo do pedetista, cuja necessidade de sobrevivência política o fez vender a alma, se não para o diabo, para alguns dos seus representantes, o governo André Granado, apesar inesperado, surgiu como uma grande esperança de renovação, apesar de manter em seus quadros aqueles carrapatos políticos que apesar de muito pouco ou de nada produzirem, conseguirem manter seus cargos.


A Educação Buziana a partir de 2013 parecia ter sido reiniciada. Novas ideias, autonomia docente e uma grande vontade de trabalhar por parte dos que compunham a secretaria. Nas escolas , um movimento fomentado por um grupo de vereadores indignados pelo fim da farra dos contratos conseguiu o apoio de alguns desavisados recém-chegados e tantos outros que ficaram “viúvos” com a derrota do pedetista e formaram uma oposição à gestão de quem chamavam “forasteiro”, o então Secretário Cláudio Mendonça, mentor daquela onda de transformação que motivou tantas ideias. Tais ideias se transformaram nos números positivos no IDEB que fizeram Búzios se destacar na região.


Apesar do seu afastamento em junho de 2014, os projetos implantados na sua gestão permaneceram até o fim do primeiro mandato de André Granado (MDB), que por sua vez começou um discreto processo de retração sob alegação dos efeitos da crise dos royalties.
Algumas semanas após as eleições 2016 foi colocado em prática um pacote de medidas de supressão dos recursos da Educação e a marcha do retrocesso que muitos não acreditavam mais ser possível acontecer, se intensificou.

Agora, a nova gestão de Búzios comemora um ano enfrentando a maior resistência pública da História do Município. A notícia do fechamento do 3° turno do Colégio Paulo Freire fundado em 2003 no já avacalhado governo Mirinho, caiu como uma bomba sobre a sociedade buziana, unindo professores, alunos, pais, instituições civis e é claro, políticos interessados em se fazer às custas de um movimento legitimamente popular.

As redes sociais promoveram o movimento e a sua causa cooptou apoio até mesmo em outros estados, produzindo um marketing negativo digno dos governos que vêem na educação a melhor opção para cortar gastos.


E por falar em política, diante de um escândalo relacionado a algo tão sensível quanto inviabilizar o estudo de tantos indivíduos, dificilmente alguém apoiado pelo atual governo terá êxito nas próximas eleições, assim como também dificilmente o atual prefeito fará um sucessor. Mas o que importa é  a lição que fica para os envolvidos: o tempo de brincar com a Educação já passou".

Rogério Carvalho

Professor de História concursado em  Búzios  e em Cabo Frio.


Dedé e sua turma



Fonte: a charge é da página do Facebook "defenda o ensino médio municipal de búzios". As legendas são minhas.

Carta aberta de professores do Botas

Publicada originalmente na página do Facebook  "defenda o ensino médio municipal de búzios"

EXPOSIÇÃO DE MARCELO DE MORAES NO ESPAÇO ZANINE

EXPOSIÇÃO DE MARCELO DE MORAES NO ESPAÇO ZANINE, 1
EXPOSIÇÃO DE MARCELO DE MORAES NO ESPAÇO ZANINE, 2


O Colégio Paulo Freire é Nosso: Fala Toninho Português

O melhor secretário de Cultura que Búzios já teve. Artista e grande conhecedor da história buziana. Para quem não o conhece, o site buziosnews traz uma pequena biografia dele (ver em "buziosnews").

Toninho Português e sua obra "Tubarão", foto Búzios News