Marquinho e esposa, foto rc24h |
O
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio
da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo
Frio, expediu nesta quinta-feira (23/03), recomendação determinando
a exoneração imediata do sogro e do cunhado do prefeito do
município. Tal ato complementa recomendação expedida no dia 15 de
março, por meio da qual a Promotoria de Justiça já havia requerido
a pronta exoneração da Primeira Dama de Cabo Frio. Segundo o MPRJ,
Marcos Mendes nomeou Ingrid Kamylla Macedo de Mendonça, Pablo
Anthony Mendonça de Macedo e Antonio Silvio Lopes de Macedo para
cargos em comissão dentro da administração municipal.
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, no dia 15 de março, havia instaurado inquérito civil para apurar a prática de nepotismo no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, na qual a mulher do prefeito assumiu o cargo de secretária de Assistência Social. Diante das notícias publicadas pela imprensa, o MPRJ estendeu o âmbito de abrangência do inquérito, passando também a investigar a nomeação do sogro e do cunhado do prefeito também para cargos públicos na Prefeitura de Cabo Frio.
Na recomendação, a Promotoria de Justiça notifica o prefeito e o procurador-geral do Município e fixa o prazo de cinco dias para resposta, a contar do recebimento.
A Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal veda o nepotismo. Tal prática também viola os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade administrativa, da razoabilidade e da eficiência da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, e, conforme decisões do STF, também deve ser observada por Prefeitos e demais Chefes de Poder.
Fonte:
"mprj"
Nenhum comentário:
Postar um comentário