sábado, 13 de julho de 2019

CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL EM EXECUÇÃO 2 - Urbanização da Avenida JBRDantas


Número do Instrumento (SIAFI/SICONV): 832117

N˚ Original: 06017/2016

Objeto: URBANIZACAO DA AVENIDA JOSE BENTO RIBEIRO DANTAS NO MUNICIPIO DE ARMACAO DOS BUZIOS - RJ  

Início da Vigência: 06/06/2016
Fim da Vigência: 01/11/2019
Valor do Convênio: 1.950.000,00
Valor de Contrapartida: 81.223,82
Valor Liberado: 1.130.220,00 (57,96% DO VALOR DO CONVÊNIO)

Concedente: CEF/MINISTERIO DO TURISMO/MTUR

SITUAÇÃO DA CONTRATAÇÃO ATUAL: EM EXECUÇÃO

JUSTIFICATIVA:
O município de Armação dos Búzios possui 27.560 habitantes (IBGE 2010) e situa-se na Costa do Sol do estado do Rio de Janeiro, e segundo o anuário estatístico do Ministério do Turismo, o Brasil recebeu 6,4 milhões de turistas estrangeiros em 2014. Desse total, a cidade de Armação dos Búzios, com seus 69Km2 de superfície, é segundo o MTur, o 5º maior destino procurado por turistas estrangeiros que visitam o Brasil, recebendo 320.000 turistas estrangeiros/ano, o que representa 5,0% do total nacional.

Em termos de turismo doméstico, ainda em 2014, Búzios situou-se como uma das 20 maiores cidades turísticas do Brasil, recebendo cerca de 390.000 turistas/ano, com forte concentração no período de alta temporada, com ênfase no Reveillon, Carnaval e Semana Santa.

Além destes feriados a cidade também recebe grande quantidade de turistas durante os eventos promovidos pela Prefeitura em parceria com entidades privadas, tais como: Festival Gastronômico em julho, Encontro de Motociclistas em agosto, Rallye de veículos off-road, e diversos eventos esportivos como regatas, corrida de aventura, maratonas, entre outros.

Dentre os pontos turísticos da cidade, destacam-se: Orla Bardot, Rua das Pedras, as praias de Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, Brava, Forno, Ferradura, Geribá, Tartaruga, etc...

A cidade carece de infraestrutura turística e mobilidade urbana, a ligação dos municípios da região com a cidade de Búzios é feita exclusivamente pela Av. José Bento Ribeiro Dantas, que devido as condições precárias deste trecho, se apresenta congestionada para o tráfego de veículos, e dificulta o trânsito de pedestres e ciclistas, causando grande prejuízo turístico ao município em todo o período de finais de semana, feriados e alta temporada, impossibilitando dessa forma o acesso a todos os pontos turísticos do município, conforme mapa apresentado em anexo, desta forma em conformidade com o programa governamental de incentivo ao turismo.

O objetivo da intervenção é facilitar o tráfego de veículos e pedestres, para que se possa manter o turista na cidade, possibilitando o incremento no fluxo de turistas, e como consequência o aumento d e empregos para os habitantes e população dos municípios vizinhos. Serão construídos ciclovia, calçadas, drenagem, pavimentação e acessibilidade com as travessias de pedestres elevadas no seguinte trecho da avenida: -22.769012, -41.903333.

Fonte: "plataformamaisbrasil"

Observação: Se desejar registrar uma denúncia sobre o mau uso de recursos públicos, acesse o e-Ouv – Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário