segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eleição direta para secretário de educação!

O prefeito e seus pais - foto de O Dia


Rio – "Em 2008, as chances de Gelsimar Gonzaga se eleger prefeito de Itaocara eram tão pequenas que nem seus pais votaram nele. No domingo, aos 48 anos, Gelsimar entrou para a história do PSOL como o único prefeito eleito pela legenda no primeiro turno no país, com 44,26% dos votos.

Em 2008, Gelsimar ficou em último lugar na contagem de votos. Este ano, ele venceu candidatos como o prefeito Alcione Correia de Araújo, do PMDB do governador Sérgio Cabral, que ficou com 31,94%, e Dr. Antônio, do PR do ex-governador Anthony Garotinho, que obteve 11,53%.

Gelsimar é fundador e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaocara há 18 anos. Entrou para a militância sindical nos anos 80, quando começou a trabalhar no extinto Banorte e se filiou ao Sindicato dos Bancários. Na época, entrou para o PT.

“Meu ideal era que o poder fosse tomado pela esquerda. Mas anos depois fiquei descontente com o partido porque ele se desvirtuou da ideia de socialismo que pregávamos. Aí, mudei para o PSOL, que tem o mesmo perfil que o PT tinha antes”, explicou.

O prefeito eleito é um homem simples. Mora no distrito de Portela, a 23 km do centro de Itaocara, numa casa onde não há nem telefone fixo nem acesso à internet, e celular não pega. Vive com a mulher, a merendeira Célia Mar, 46, com quem está casado há 22 anos, e a filha, Gisele, de 12. Nas casas ao lado, moram seus pais e quatro dos sete irmãos com as famílias. A matriarca, Maria da Penha Gonzaga, 73, aparece descalça: “Choramos quando soubemos. Sabemos que ele é bom, mas ainda não acreditamos.”

O prefeito eleito começou a trabalhar aos sete anos plantando e cortando cana para ajudar no sustento da família. Aos 15, foi trabalhar como entregador de gás em Cambuci, cidade vizinha, e aos 18 se mudou para o Rio para servir ao Exército. Ficou 10 anos. De volta a Itaocara, se candidatou três vezes a vereador, pelo PT. Pelo PSOL, concorreu a deputado estadual e a prefeito.

O PSOL tem candidatos a prefeito no segundo turno em duas capitais: Belém e Macapá.

Fonte: jornal O Dia


Observação: e aí Dr. André, vai seguir o exemplo?

Comentários no Facebook:




Nenhum comentário:

Postar um comentário