terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ameaça 2

JPH, 19/03/2011


Coluna observatório  do borgerth 3

Página 4 Sábado, 19 de março de 2011 observatorio Por Eduardo Borgerth Teixeira

 "Depois que foi publicada nota no PH, citando o nome de um professor que poderia fazer parte do quadro de nomes do PT para ocupar pastas no Executivo após o próximo pleito municipal, através de coligação ou mesmo elegendo o chefe do Executivo, o presidente do partido em Búzios, Mauro Acerola afirma que isso não passa de `fofoca'. Acerola se referia ao senhor Luiz Carlos Gomes, que é membro do PT. - Nós do PT em Búzios não estamos em fase de escolhas de nomes para nenhum cargo. Estamos estudando projetos de políticas públicas. Escutamos propostas e caso estivéssemos escolhendo nomes, o do professor citado certamente não seria um deles. Até porque temos em nosso quadro de profissionais pessoas com índole, profissionalismo e benfeitorias comprovadas no Município - disse Mauro Acerola, ressaltando que recebe este apelido por questão histórica junto à comunidade buziana e acredita que `pessoas sem argumento ou história precisam de um trampolim para se le vantar'. - Estas pessoas acabam mostrando sua verdadeira intenção, deixam suas máscaras caírem. É o perfil de gente que precisa se sustentar em algo, algum nome, talvez por falta de capacidade de alcançar conquistas próprias - ressalta Acerola, deixando claro que o PT Búzios não assumiu compromissos com ninguém, apenas com a população de Búzios. - É notório que aqui em Búzios temos uma forte indústria da mentira, pessoas buscam se embasar em fofocas. Preocupamos-nos em fazer nossos nomes com um trabalho sólido e conciso e é bem normal que precisem atrelar seus nomes ao nome do partido. É sempre bom ter sua imagem atrelada a um grupo sério, que é o caso do novo PT Búzios - explica Mauro, finalizando com a afirmação de que ocupar uma Pasta no Executivo pode ser o sonho de alguns, no entanto, para o PT Búzios, dependendo do nome, no caso o citado em nota, `seria um pesadelo'

Ontem à tarde recebi um telefonema do senhor Eduardo Borgerth, editor-chefe do jornal Primeira Hora, me pedindo que parasse de atacar o seu jornal em meu blog. Ressaltou que não estava me ameaçando e que eu poderia ficar tranquilo porque ele não iria entrar com processo judicial contra mim. Infelizmente, senhor Borgerth, não vou poder atender seu pedido, simplesmente porque não estou atacando seu jornal. Considero o seu pedido um absurdo. Não acredito que o senhor esteja pretendendo dizer o que devo ou não publicar em meu blog. O senhor quer censurar meu blog? 

O que eu falei do seu jornal, eu repito. Acho o seu jornal muito ruim. Um verdadeiro jornaleco. Imprensa marrom mesmo. Poderia pensar diferente de um jornal que gasta R$ 20.000,00 em uma pesquisa eleitoral e não a publica. Um jornal que sonega informação a seus leitores. Qual o motivo, senão o de não prejudicar a reeleição do prefeito. Imprensa oficial? Chapa branca? Todo jornalista que não ousa questionar o poder faz jornalismo marrom sim. Por que não publicou? Não publicou atendendo a pedido da coligação do prefeito que não queria que o terceiro colocado, Evandro, soubesse que havia caído tanto. Era preciso sonegar esta informação para que ele continuasse na disputa, tirando votos do segundo colocado. O senhor é jornalista ou empregado da prefeitura? Isso não é jornalismo nem aqui nem na Conchichina. 

As outras matérias que escrevi sobre o Primeira Hora foram baseadas em pesquisas do IBOPE. O senhor publica que o seu jornal é o mais lido em Búzios- o que é verdade- mas outra vez sonega a informação de que isso só acontece porque ele tem a melhor distribuição. Com isso, passa a ideia de que ele tenha alta credibilidade, imparcialidade e respeito pelo leitor. Nestes quesitos a nota do seu jornal é baixíssima. O IBOPE confirma. E a pesquisa apareceu em minhas mãos como a Margarida apareceu para ...  

Portanto, critico e vou continuar criticando seu jornal a hora que quiser. Agora, ataque a honra pessoal, não faço de forma nenhuma. Sua vida pessoal não me interessa, como a minha não lhe diz respeito. Nunca ataquei sua honra pessoal. Coisa que você, Borgerth, infelizmente gosta de fazer. Fez com muita gente e fez comigo. Por isso fui obrigado a processá-lo (ver foto). No audiência fiquei sabendo que a nota assinada pelo presidente do PT de Búzios, à época, Mauro Acerola, não fazia menção ao meu nome. Em um momento de ciúme e inveja, o inseguro Acerola redigiu um texto contra mim sem citar meu nome. Esse texto foi submetido ao Diretório Municipal do PT que o aprovou. Coisa de partido de crianças invejosas, como o presidente. Acerola apresentou o documento em Juízo- e consta dos autos- que falava de forma genérica em escolha de pessoas de "índole" para possíveis secretarias futuras do PT. Foi você,  traindo a confiança dele, que inseriu meu nome no texto. Isso é jornalismo, Borgerth? Quem ataca a honra dos outros? Quantos processos você, o ex-dono Ruy e o jornal têm no judiciário local por calúnia e difamação? Se você quiser, listo aqui quase uma centena.

Por sinal, nunca vi um ex-dono ter tanto espaço em seu ex-jornal. Também nunca vi uma crítica sequer ,por menor que fosse, à atuação do senhor Ruy Borba no jornal, nem mesmo quando agrediu o Marcelo Lartigue. É por isso que ninguém na cidade acredita que o jornal não é dele!

Na verdade, sei qual é a sua preocupação, Borgerth. Rei morto, rei posto. Você está é com medo que as críticas feitas aqui no blog prejudique sua aproximação às pessoas chaves do novo governo. Diferentemente dos anarquistas, se há governo, você tá dentro, né Borgerth? 

Observação 1: não me telefone mais. Se se sentir atingido por alguma postagem faça comentários que eu publico. Pode crer, o blog é democrático.

Observação 2: Borgerth, você está me devendo a publicação da retratação. Vou ter que acioná-lo de novo?

Observação 3: Borgerth disse que é mentirosa a informação que Sandro vai pro PH. Marcelo me informou por telefone que Sandro pediu demissão do Perú. Sandro, me falara há pouco tempo que não iria pro governo de jeito nenhum. Duas fontes me informaram que Sandro vai mesmo pro PH. Vamos ver.

Comentários no Facebook:

  • Monica Werkhauser luiz realmente este jornaleco ficou totalmente sem noção, elees não aceitam criticas, só fazem críticas.Se acham os podereosos, a batata deles está assando, já já o Ruy Borba volta para o jornal quer apostar
  • Anny Figueiredo Guarani Kaiowá "A ameaça é a arma do ameaçado." (Leonardo da Vinci)
   

Um comentário:

  1. Senhor Luiz Carlos. Boa tarde. Gostaria imensamente que sempre que o senhor for noticiar alguma coisa sobre minha pessoa, que por favor, me ligue ou me pase um e-mail. Algo parecido como o que o senhor cobrou outro dia de alguém. Engraçado o senhor: se chateia quando é citado ou acusado sem ser ouvido, mas não titubeia em agir da mesma maneira com os outros. lamento informar mas suas fontes estão loucas ou andaram bebendo. Ou talvez não existam... Eu jamais irei para outro jornal de Búzios ou da Região. Jamais aventei isso. Para o colo governo - lugar dos sonhos de muitos- idem. Decido sair do Perú Molhado para mudar um pouco de vida. A decisão de sair do jornal sempre foi inimaginável para muita gente mediocre que acredita que sem o Perú eu morrerei de fome. Portanto gastaria que o senhor deixasse bem claro em seu blog que não, eu não vou trabalhar no jornal Primeira Hora.

    ResponderExcluir