quarta-feira, 24 de julho de 2013

Governo André põe freio na especulação imobiliária de Búzios

Nunca antes na história deste município tivemos os secretários de planejamento e de meio ambiente irmanados na luta contra a especulação imobiliária em Búzios. A secretária de planejamento Alice Passeri, no debate de ontem promovido pelo MP de Cabo Frio, deixou claro que os parâmetros edilícios utilizados para a concessão de licenças de obras são os previstos no nosso Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo (LUOS), leis aprovadas com ampla participação popular nas quais ficou claro que a população de Búzios lutaria para que a Cidade se transformasse em "cidade-referência da preservação do meio ambiente" (artigo 14 do Plano Diretor). Para concretizar esse objetivo nossas leis urbanísticas deveriam restringir ao máximo possível a densidade da ocupação urbana e as taxas de ocupação do solo. É o que a secretária está fazendo.  

Os especuladores imobiliários, tanto os representantes da pequena especulação dos "pombais" quanto da alta especulação, sofreram duro golpe no novo governo de Dr. André. Como raposas, ansiosas por comerem os ovos que ainda restam da nossa galinha dos ovos de ouro, passaram a rondar a Câmara de Vereadores em busca de apoio para que os vereadores pressionem o prefeito no sentido da demissão dos dois secretários. É preciso que o povo de Búzios fique atento e fortaleça politicamente os secretários- Alice e Muniz- e, consequentemente, o governo de Dr. André. Se preciso, indo pras ruas. O Futuro da Cidade pode depender disso! 

Arquiteto Humberto Alves, em pé, e a secretária de planejamento Alice Passeri, de blusa branca

Comentários no Facebook:



  • Monica Werkhauser fazia anos que nossa prefeitura não tinha pessoas tão técnicas e capazes perante estas duas secretárias que são da maior importância para um Búzios meklhor
  • Robson Almeida Excelente, isso é sinônimo de capacidade técnica, honestidade e vontade política. Parabéns..!!
  • Monica Werkhauser ontem no encontro promovido pelo promotor Dr. Murilo Bustamante,deu para reparara que os emprendedores também se utilizam de argumentos totalmente em desacordo com as diretrizes do Plano Diretor.
  • Robson Almeida Quando há pessoas capacitadas tecnicamente fica difícil vencê-las com argumentos, quando há pessoas honestas fica difícil vencê-las com propinas...

terça-feira, 23 de julho de 2013

Por amor a Búzios 3

Praia João Fernandes, foto de Raquel Victor, 21 julho 2013

segunda-feira, 22 de julho de 2013

MP coordena debate público sobre condomínios amanhã (dia 23) em Búzios

Promotor Murilo Bustamante, foto Revista Cidade
A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio fará na próxima terça-feira (23/07), das 10h às 18h, no Plenário do Tribunal do Júri da cidade, uma reunião técnica aberta ao público.

O objetivo é formar um comitê para analisar atos de aprovação municipal de projetos de condomínios em Armação dos Búzios.

"A reunião pública vai analisar termos e condições de aprovação dos projetos e empreendimentos sob a perspectiva da legislação urbanística de Armação dos Búzios, não abrangendo aspectos de incidência de normas de proteção ambiental.", observou o coordenador do evento, promotor de Justiça Murilo Bustamante.



Durante a reunião, serão analisados 11 empreendimentos localizados no município. São eles os condomínios:

1) Lake Garden  I
2) Lake Garden  II
3) Summer Time
4) Villagio Ferradura
5) Gran Riserva
6) Mirante da Enseada
7) Búzios Costa Mar
8)Geribá (Beach Club)
9) Geribá Ferradurinha
10) Condomínio Rua Pastor Gentil Medeiros
11) Lote 24, Geribá (Nordeste Rio Engenharia Ltda)

Todos passarão por uma revisão técnica, atendendo questionamentos do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Foram convidados para participar representantes da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores, da sociedade civil organizada, do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Armação dos Búzios, do setor imobiliário local e das empresas e pessoas responsáveis pelos projetos identificados.



Recuperando a identidade dos municípios na Região dos Lagos

Ernesto Lindgren
O consórcio (CILSJ) foi atropelado, está atrapalhando o tráfego e chegou o momento da população da Região dos Lagos decidir o que deve ser feito para recuperar o que foi destruído pelas ações desse consórcio.

            Com todo respeito à Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos, antes de se falar em plano é fundamental para os municípios da Região quebrar as amarras que os tornam submissos ao consórcio. A proposta que a ASAERLA colocou à disposição da população de Cabo Frio para seu Plano de Saneamento Básico, a ser elaborado pela empresa SERENCO, cria um conflito e o que não se precisa no momento é atropelar as providências que já estão sendo tomadas pelas Câmaras de Vereadores de Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Búzios. Além disso, está atuando em favor de todos os municípios a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva em Araruama, que está requerendo de órgãos estaduais informações sobre a situação do saneamento na Região dos Lagos. É preciso lembrar, também, que um plano deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores de um município, uma prerrogativa que tem sido negada desde a criação do CILSJ. Audiências públicas não bastam.  

Algumas providências já foram tomadas e até que questões fundamentais sejam decididas estar-se-ia, aproveitando a imagem usada pelo promotor Daniel Lima Ribeiro na reunião com representantes e vereadores de Búzios, em 17/07/2013, colocando a carroça adiante dos bois.

1) A Câmara de Vereadores de Cabo Frio criou uma comissão especial para estudar a despoluição da lagoa de Araruama, a ela se juntando vereadores de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Está marcada para 14/08/2013 uma audiência pública, a ser realizada no Teatro Municipal de Cabo Frio, para debater a questão das propostas transposições dos efluentes das ETEs em Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, para afluentes do rio Una. Vereadores de Arraial do Cabo e Búzios receberam ofício convidando-os para participarem. As transposições foram determinadas pelo decreto estadual 6460 de 05/06/3023, mas estão sendo questionadas pelo município de Búzios que, formalmente, solicitou à 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, em Araruama, o exame da proposta. Esse fato também é de interesse de Cabo Frio e sua população deve ser consultada.

2) Em Búzios, durante a apresentação do Plano de Saneamento Básico pela empresa SERENCO, sugeriu ela a criação de um Consórcio Público com os municípios servidos pela concessionária Prolagos, uma Agência Reguladora Municipal ou Regional, e um Conselho Municipal de Saneamento. Acontece que essas três coisas só poderão se tornar exequíveis depois que cada município revogar a lei municipal que o tornou membro do CILSJ.

3) Liberados os municípios é fundamental definir o papel que o Consórcio Público desempenharia. É preciso lembrar que foi com uma posição “de quem não quer nada”, prometendo sempre consultar os municípios consorciados, que o CILSJ se tornou no monstrengo que hoje está ai, atropelado, e que deve ser jogado na sarjeta da História.

4) Na audiência no próximo dia 14/08/2013 será fundamental saber se os municípios querem ou não manter essa esquisitice que é o sistema de coleta de esgoto em tempo seco. Colocando a questão de outra maneira é preciso que cada município decida se irá ou não continuar a desrespeitar a Constituição Estadual que veda, no seu artigo 277, parágrafo primeiro, a implantação de sistemas de coleta conjunta de águas pluviais e esgotos domésticos ou industriais. Além disso, está muito claro que, nominalmente, as ETEs da Prolagos fazem tratamento terciário. Acontece que uma ETE com esse grau de sofisticação não lança num rio ou numa lagoa, efluente contendo uma média de mais de dez mil coliformes fecais por 100 ml, como aconteceu entre abril/2012 e abril/2013 na ETE no Jardim Esperança. Não basta alegar que uma ETE faz tratamento terciário se ela é uma ETE de terceira categoria.

5) Se o atual sistema de coleta de esgoto for rejeitado irá se tornar mandatório a instalação de uma rede para coleta de esgoto separada da de coleta de águas pluviais. A primeira é que é a tão falada “rede separativa” que, infelizmente, a ASAERLA, na sua proposta, propõe adiar. Segue-se disso a importância de, a) saber o que cada município deseja implantar: um sistema de coleta de esgoto convencional ou manter o atual, assumindo a responsabilidade pela afronta à Constituição Estadual; b) se o escolhido é o sistema convencional será prioritário instalar a tal rede separativa e adequar as atuais ETEs às condições exigidas num tratamento terciário onde o efluente tenha bem menos do que 1.000 coliformes fecais por 100 ml.

Esses, e muitos outros detalhes deverão ser examinados, exclusivamente, pelas Câmaras de Vereadores. Não mais se pode aceitar que o INEA, por exemplo, ou qualquer outro órgão estadual, contrate uma empresa - e que a SERENCO não se sinta melindrada pelo comentário - e comprometa a população de um município com um plano que não foi elaborado sob a responsabilidade, exclusiva, do Poder Legislativo. Está na hora dos municípios dizerem aos INEAs da vida, “Não nos dê conselhos; sabemos errar sozinhos”.

Ernesto Lindgren


Meu comentário:


Parabéns mestre. O caminho é esse mesmo, muito bem delineado pelo senhor. Romper com o CILSJ recuperando as prerrogativas da nossa Câmara de Vereadores e do nosso Executivo municipal. Parcerias entre Prefeituras apenas, sem consórcio privado e sem empresas. Tudo fiscalizado pelos respectivos legislativos e ambos (legislativo e executivo) ouvindo os conselhos municipais de saneamento. E, finalmente, uma agência reguladora regional  próxima dos problemas locais. 

Grande abraço, mestre. E muito obrigado pelas suas contribuições ao debate que travamos em Búzios. O povo de Búzios lhe é muito grato.

domingo, 21 de julho de 2013

Abrindo a caixa preta da Câmara de Vereadores 1

Caixa preta em teoria dos sistemas é um "sistema fechado de complexidade potencialmente alta, no qual a sua estrutura interna é desconhecida ou não é levada em consideração em sua análise, que limita-se, assim, a medidas das relações de entrada e saída...O termo caixa preta vem originalmente das telecomunicações militares e dos equipamentos inimigos que não podiam ser abertos devido a possibilidade de conter explosivos" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_preta_(teoria_dos_sistemas).

Nossa Câmara de Vereadores muito se assemelha a uma caixa preta. Têm nove (9) vereadores. Nela trabalham cento e dezoito (118) funcionários. Destes, cinco (5) são concursados efetivos, treze (13) concursados aprovados no último concurso e nomeados pelo Ato 135 da Mesa Diretora de 9/5/2013 (BO 583, pág. 6), mas muitos ainda não tomaram posse. E cem (100) comissionados indicados pelos vereadores. Das receitas municipais totais de R$ 204.763.308,29 consumirão, este ano, R$ 6.000.000,00, dos quais R$ 4.750.000,00 com folha de pagamento, como previsto no orçamento de 2013.

Como toda essa dinheirama é dinheiro público, isso nos diz respeito. E como! A relação dos funcionários indicados pelos vereadores não é publicada no site da Câmara de Vereadores que está "em implantação" desde o início do ano até agora. Se não publicam os nomes, imaginem se vão publicar os salários. Mas não é difícil descobrir, basta um pouquinho de trabalho de pesquisa nos Boletins Oficiais. Não adianta reclamar por teren seus nomes publicados aqui. Fossem trabalhar na iniciativa privada. Lá, o direito a privacidade quanto ao salário, está garantido, só interessando ao patrão e ao empregado. Mas no serviço público, onde o salário é pago pela população, é um direito dela saber se a pessoa está realmente trabalhando e quanto recebe pelo exercício de função pública. Uma das coisas que mais deixa a população indignada é saber que determinada pessoa recebe dinheiro público sem comparecer ao local de trabalho! Os chamados fantasmas.

Vamos publicar os nomes de todos os funcionários comissionados, se possível com seus apelidos com os quais são mais conhecidos para poderem ser identificados, indicando os cargos e respectivos salários e, principalmente, os vereadores que os indicaram.

 Na atual estrutura administrativa da Câmara, sem considerar os dezoito concursados,  temos:
1 Secretário Geral
1 Procurador Administrativo
1 Procurador Legislativo
1 Controlador
6 Diretores de Departamento
2 Chefes de Serviço
6 Chefes de Seção
18 Assessores I - sendo 2 para cada gabinete de vereador.
15 assessores II - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 6.
27 Assistentes I - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 18.
24 Assistentes II - sendo 2 para cada gabinete de vereador. Sobram 6.
1 Assessor de Comunicação.

Portanto, cada vereador emprega seis (6) funcionários em seus respectivos gabinetes: 2 assessores I, 1 assessor II, 1 assistente I e 2 assistente 2. As sobras (6 assessores II, 18 assessores I e 6 assistentes II) mais os outros cargos são repartidos igualitariamente entre os vereadores vencedores da eleição para a Mesa Diretora, neste biênio vencida por Leandro, Felipe, Lorram, Genilson e Zé Márcio. Os três primeiros ficaram com 15 cargos cada um. Genilson e Zé Márcio, que assumiram secretarias, deixaram 5 cargos com os vereadores suplentes que assumiram os seus respectivos mandatos e abocanharam 10 cargos cada um. Os vereadores (Henrique, Messias, Joice, Gugu) perdedores da eleição da Mesa ficaram com 6 cargos cada um.    

A população de Búzios desconfia que a Câmara de Vereadores está povoada de funcionários fantasmas, pois um espaço tão exíguo não pode comportar 127 pessoas (118 funcionários mais 9 vereadores) ao mesmo tempo! 

Observação: peço a todos que tenham informações sobre o funcionalismo do nosso Legislativo Municipal  que as envie para mim via e-mail (luizbz@ig.com.br) ou inbox pelo Facebook (https://www.facebook.com/ProfeLuiz). A fonte será preservada.

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Edmilson Satyro Diga não aos fantasmas !



Maria Do Horto Moriconi Sugiro que se faça um telefonema ao 127 do MP ou entre no site e faça uma denúncia. É super fácil. Alguém tem que parar esses fanfarrões e despreparados que riem da nossa cara já faz muito tempo. E quando será construida a nova Câmara e onde? Precisamos urgente de espaço público adequado para audiências e reuniões. Nós merecemos.


Olavo Pinheiro Os Técnicos Legislativos de nível superior aprovados no último concurso, que são os assessores naturais e legítimos da Casa de Leis, continuam sendo preteridos!!!


Alexandre Verdade Vai começar a feder!!





  • Olavo Pinheiro Os Técnicos Legislativos de nível superior aprovados no último concurso, que são os assessores naturais e legítimos da Casa de Leis, continuam sendo preteridos!!!
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  • Eduardo Moulin Tenho a esperança de que semana que vem o Ministério Publico entre com Processo de improbidade Administrativa contra o Prefeito por estar usando a pratica do empreguismo a Câmara se não for conivente ou omissa Deverá como representante do Povo abrir uma CPI das contratações. Agora pergunto se a Câmara terá legitimidade para tal fato se realizam a mesma pratica? Vai ficar difícil terá que ter intervenção ou do Povo de Búzios ou de fora de Búzios como o Ministério Publico.
  • Thiago Rios "treze (13) concursados aprovados no último concurso e nomeados pelo Ato 135 da Mesa Diretora de 9/5/2013" quais os cargos e onde saiu convocação?
  • Luiz Carlos Gomes BO 583 pág 6
  • Thiago Rios vlw.. técnico legislativo não chamou ninguém né?

  • Olavo Pinheiro Curiosamente o Departamento Técnico Legislativo da Câmara de Búzios possui três chefias mas, ao que consta, apenas 01 Técnico Legislativo efetivo do último concurso tomou posse!!! É tudo muito estranho!!! Não pode haver um Departamento Técnico Legislativo, sem técnicos legislativos!!!




    4. SECRETARIA GERAL – SEGER (Estrutura disponível no Portal da Câmara)

    4.5. DEPARTAMENTO TÉCNICO-LEGISLATIVO – DETLEG

    4.5.1. Chefia de Divisão de Apoio Técnico-Legislativo
    4.5.2. Chefia de Seção de Redação, Protocolo e Arquivo Histórico
    4.5.3. Chefia de Seção de Controle de Tramitação de Proposições e Apoio às Comissões.



    Luiz Carlos Gomes Foi chamado o técnico legislativo Rafael Ferreira Domingos, 1º colocado, para se apresentar entre os dias 27 e 29 de maio.


    • Anny Figueiredo 1 Secretário Geral - R$5.068,73
      1 Procurador Administrativo - R$5.277,95
      1 Procurador Legislativo - R$5.277,95
      1 Controlador - R$4.923,61
      6 Diretores de Departamento - R$4.818,29
      2 Chefes de Serviço - R$3.029,52
      6 Chefes de Seção - R$1.835,81
      18 Assessor I - sendo 2 para cada gabinete de vereador - R$2.983,19
      15 Assessor II - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 6 - R$2.461,81
      27 Assistente I - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 18 - R$
      24 Assistente II - sendo 2 para cada gabinete de vereador. Sobram 6 - R$1.161,12
      1 Assessor de Comunicação - R$3.431,66
      OBS: só não achei o valor do salário de Assistente I.
      há 15 horas · Curtir · 1



      • Jose Figueiredo Sena Sena Luiz Carlos Gomes, muitas vezes eu peço votos para " VEREADORES " , depois de " ELEITO " ( adeus ) parece que não te conhece e veja bem eu tenho muitos ex-alunos e alunos que ficam me " COBRANDO " , certas atitudes de nossos Governantes , e eu acabo ficando decepcionado com esta falta de respeito pela coisa " PUBLICA " .
      • Jose Figueiredo Sena Sena Ou Luiz Carlos Gomes, aqui em Búzios muitos adora viver na " ABA " , deu pra entender , pra estudar e qualificar em uma profissão e trabalhar com mais dignidade passa longe de muitos, e ai vamos que vamos né.