domingo, 21 de julho de 2013

Abrindo a caixa preta da Câmara de Vereadores 1

Caixa preta em teoria dos sistemas é um "sistema fechado de complexidade potencialmente alta, no qual a sua estrutura interna é desconhecida ou não é levada em consideração em sua análise, que limita-se, assim, a medidas das relações de entrada e saída...O termo caixa preta vem originalmente das telecomunicações militares e dos equipamentos inimigos que não podiam ser abertos devido a possibilidade de conter explosivos" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_preta_(teoria_dos_sistemas).

Nossa Câmara de Vereadores muito se assemelha a uma caixa preta. Têm nove (9) vereadores. Nela trabalham cento e dezoito (118) funcionários. Destes, cinco (5) são concursados efetivos, treze (13) concursados aprovados no último concurso e nomeados pelo Ato 135 da Mesa Diretora de 9/5/2013 (BO 583, pág. 6), mas muitos ainda não tomaram posse. E cem (100) comissionados indicados pelos vereadores. Das receitas municipais totais de R$ 204.763.308,29 consumirão, este ano, R$ 6.000.000,00, dos quais R$ 4.750.000,00 com folha de pagamento, como previsto no orçamento de 2013.

Como toda essa dinheirama é dinheiro público, isso nos diz respeito. E como! A relação dos funcionários indicados pelos vereadores não é publicada no site da Câmara de Vereadores que está "em implantação" desde o início do ano até agora. Se não publicam os nomes, imaginem se vão publicar os salários. Mas não é difícil descobrir, basta um pouquinho de trabalho de pesquisa nos Boletins Oficiais. Não adianta reclamar por teren seus nomes publicados aqui. Fossem trabalhar na iniciativa privada. Lá, o direito a privacidade quanto ao salário, está garantido, só interessando ao patrão e ao empregado. Mas no serviço público, onde o salário é pago pela população, é um direito dela saber se a pessoa está realmente trabalhando e quanto recebe pelo exercício de função pública. Uma das coisas que mais deixa a população indignada é saber que determinada pessoa recebe dinheiro público sem comparecer ao local de trabalho! Os chamados fantasmas.

Vamos publicar os nomes de todos os funcionários comissionados, se possível com seus apelidos com os quais são mais conhecidos para poderem ser identificados, indicando os cargos e respectivos salários e, principalmente, os vereadores que os indicaram.

 Na atual estrutura administrativa da Câmara, sem considerar os dezoito concursados,  temos:
1 Secretário Geral
1 Procurador Administrativo
1 Procurador Legislativo
1 Controlador
6 Diretores de Departamento
2 Chefes de Serviço
6 Chefes de Seção
18 Assessores I - sendo 2 para cada gabinete de vereador.
15 assessores II - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 6.
27 Assistentes I - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 18.
24 Assistentes II - sendo 2 para cada gabinete de vereador. Sobram 6.
1 Assessor de Comunicação.

Portanto, cada vereador emprega seis (6) funcionários em seus respectivos gabinetes: 2 assessores I, 1 assessor II, 1 assistente I e 2 assistente 2. As sobras (6 assessores II, 18 assessores I e 6 assistentes II) mais os outros cargos são repartidos igualitariamente entre os vereadores vencedores da eleição para a Mesa Diretora, neste biênio vencida por Leandro, Felipe, Lorram, Genilson e Zé Márcio. Os três primeiros ficaram com 15 cargos cada um. Genilson e Zé Márcio, que assumiram secretarias, deixaram 5 cargos com os vereadores suplentes que assumiram os seus respectivos mandatos e abocanharam 10 cargos cada um. Os vereadores (Henrique, Messias, Joice, Gugu) perdedores da eleição da Mesa ficaram com 6 cargos cada um.    

A população de Búzios desconfia que a Câmara de Vereadores está povoada de funcionários fantasmas, pois um espaço tão exíguo não pode comportar 127 pessoas (118 funcionários mais 9 vereadores) ao mesmo tempo! 

Observação: peço a todos que tenham informações sobre o funcionalismo do nosso Legislativo Municipal  que as envie para mim via e-mail (luizbz@ig.com.br) ou inbox pelo Facebook (https://www.facebook.com/ProfeLuiz). A fonte será preservada.

Comentários no Facebook:




Edmilson Satyro Diga não aos fantasmas !



Maria Do Horto Moriconi Sugiro que se faça um telefonema ao 127 do MP ou entre no site e faça uma denúncia. É super fácil. Alguém tem que parar esses fanfarrões e despreparados que riem da nossa cara já faz muito tempo. E quando será construida a nova Câmara e onde? Precisamos urgente de espaço público adequado para audiências e reuniões. Nós merecemos.


Olavo Pinheiro Os Técnicos Legislativos de nível superior aprovados no último concurso, que são os assessores naturais e legítimos da Casa de Leis, continuam sendo preteridos!!!


Alexandre Verdade Vai começar a feder!!





  • Olavo Pinheiro Os Técnicos Legislativos de nível superior aprovados no último concurso, que são os assessores naturais e legítimos da Casa de Leis, continuam sendo preteridos!!!
    há 2 horas · Curtir · 1
  • Eduardo Moulin Tenho a esperança de que semana que vem o Ministério Publico entre com Processo de improbidade Administrativa contra o Prefeito por estar usando a pratica do empreguismo a Câmara se não for conivente ou omissa Deverá como representante do Povo abrir uma CPI das contratações. Agora pergunto se a Câmara terá legitimidade para tal fato se realizam a mesma pratica? Vai ficar difícil terá que ter intervenção ou do Povo de Búzios ou de fora de Búzios como o Ministério Publico.
  • Thiago Rios "treze (13) concursados aprovados no último concurso e nomeados pelo Ato 135 da Mesa Diretora de 9/5/2013" quais os cargos e onde saiu convocação?
  • Luiz Carlos Gomes BO 583 pág 6
  • Thiago Rios vlw.. técnico legislativo não chamou ninguém né?

  • Olavo Pinheiro Curiosamente o Departamento Técnico Legislativo da Câmara de Búzios possui três chefias mas, ao que consta, apenas 01 Técnico Legislativo efetivo do último concurso tomou posse!!! É tudo muito estranho!!! Não pode haver um Departamento Técnico Legislativo, sem técnicos legislativos!!!




    4. SECRETARIA GERAL – SEGER (Estrutura disponível no Portal da Câmara)

    4.5. DEPARTAMENTO TÉCNICO-LEGISLATIVO – DETLEG

    4.5.1. Chefia de Divisão de Apoio Técnico-Legislativo
    4.5.2. Chefia de Seção de Redação, Protocolo e Arquivo Histórico
    4.5.3. Chefia de Seção de Controle de Tramitação de Proposições e Apoio às Comissões.



    Luiz Carlos Gomes Foi chamado o técnico legislativo Rafael Ferreira Domingos, 1º colocado, para se apresentar entre os dias 27 e 29 de maio.


    • Anny Figueiredo 1 Secretário Geral - R$5.068,73
      1 Procurador Administrativo - R$5.277,95
      1 Procurador Legislativo - R$5.277,95
      1 Controlador - R$4.923,61
      6 Diretores de Departamento - R$4.818,29
      2 Chefes de Serviço - R$3.029,52
      6 Chefes de Seção - R$1.835,81
      18 Assessor I - sendo 2 para cada gabinete de vereador - R$2.983,19
      15 Assessor II - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 6 - R$2.461,81
      27 Assistente I - sendo 1 para cada gabinete de vereador. Sobram 18 - R$
      24 Assistente II - sendo 2 para cada gabinete de vereador. Sobram 6 - R$1.161,12
      1 Assessor de Comunicação - R$3.431,66
      OBS: só não achei o valor do salário de Assistente I.
      há 15 horas · Curtir · 1



      • Jose Figueiredo Sena Sena Luiz Carlos Gomes, muitas vezes eu peço votos para " VEREADORES " , depois de " ELEITO " ( adeus ) parece que não te conhece e veja bem eu tenho muitos ex-alunos e alunos que ficam me " COBRANDO " , certas atitudes de nossos Governantes , e eu acabo ficando decepcionado com esta falta de respeito pela coisa " PUBLICA " .
      • Jose Figueiredo Sena Sena Ou Luiz Carlos Gomes, aqui em Búzios muitos adora viver na " ABA " , deu pra entender , pra estudar e qualificar em uma profissão e trabalhar com mais dignidade passa longe de muitos, e ai vamos que vamos né.

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