quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Relação Executivo-Legislativo

Post 050 do blig
Data da publicação: 13/05/2010 19:53

É incrível mas é verdadeiro. No momento em que o executivo está preparando estudos para fazer a licitação do transporte público da cidade, os vereadores da base do governo dizem, em sessão na Câmara, para um plenário lotado de trabalhadores do transporte alternativo, que nada sabem sobre o que se passa no governo sobre o assunto. Os vereadores de oposição não saberem até se compreende. Ser base de sustentação de governo para que? Só para ter uns carguinhos e alguns privilégios? No momento em que está para ser decidido questão crucial para a cidade- não esquecer que o transporte público é um grande fator de exclusão social em nosso município-, os vereadores da base se apequenam demais ao não participarem das discussões internas do governo sobre o assunto. Ser base é para isso. É para decidir o destino do governo junto com o governo. A lei autorizando o prefeito a fazer a licitação já existe (Lei Complementar 21). Ele não precisa mais da câmara. Depois não dá para dizer na cara dos prejudicados, se os houver, que não têm nada com isso, que não participaram de nada. São base do governo, têm tudo a ver.

Comentários (1):

1.14/05/2010 às 5:17
j mathiel disse:

A PROPÓSITO, DEZ EDIS DE CABO FRIO RECEBERAM, CADA UM, RS 5.OOO,00 ( CINCO MIL REAIS ) DO PREFEITO, PARA PASSAREM ALGUNS DIAS EM IGUABA GRANDE, FUGINDO DO OFICIAL DE JUSTIÇA…

050-200

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De que planeta o Sr. veio, Prefeito? III

Continuamos analisando a entrevista dada pelo prefeito Mirinho Braga ao Jornal Primeira Hora do dia 17/09/2010. Na primeira parte, abordamos a questão da imprensa, herança maldita, contas públicas e funcionalismo público. Na segunda parte, falamos da questão da educação, saúde, moralidade, planejamento e plano de governo.

10) A questão da renda e do emprego.
Numa cidade com tão grande precarização das relações de trabalho, o prefeito fala que as obras de infra-estrutura que vão consumir 30 milhões de reais vão gerar 120 empregos diretos! Isso resolveria o problema do emprego em Marte, mas não o problema do desemprego e sub-emprego da cidade. 
11) A questão da licitação do transporte público.
Mirinho desmente boatos de que o governo estaria priorizando os ônibus em detrimento ao transporte oferecido pelas cooperativas. Depois afirma: "como eu acredito que as empresas de ônibus estão se preparando para participar da licitação, as cooperativas de vans têm que estar preparadas para disputar também". Na afirmação, está implícito que será licitado um único lote. Quem ganhar leva tudo. Agora, o prefeito tem que explicar como é que um anão (vans) vai medir forças com um gigante (empresas de ônibus) em condições de igualdade? Se eu fosse proprietário de van colocaria minhas barbas de molho. Mais adiante diz: "quando a gente faz uma licitação não existe essa história de cartas marcadas. Numa licitação desse porte, o edital é examinado pelo Tribunal de Contas". Prefeito, pode ser que lá em Marte não exista essa história de cartas marcadas, mas aqui na Terra existe e muito. O Tribunal daqui também não é igual ao de lá. Já teve até conselheiro preso por uma operação da Polícia Federal aqui da Terra. Em Marte não deve nem ter polícia, né? 
12) A questão da rodoviária.
O prefeito prometeu construir uma rodoviária em São José. Isto era parte do projeto do governo anterior. Também está incluído aí o loteamento de nada menos que 4 mil lotes na Região da Malhada, na estrada que liga o Centrinho à Rasa? Todos sabem de quem é o loteamento. Em 2004, o próprio Mirinho denunciou que esse loteamento fazia parte do "acordo político entre o prefeito Alair Corrêa e Toninho Branco" (JAB, 28/08/2004). É a famosa Via Azul. Mirinho vai ressuscitá-la agora? 
13) A questão da eleição da presidência da câmara.
"Eu particularmente nunca interferi em eleição de presidente da câmara, e penso que não é sadio para o legislativo". Pode ser que lá em Marte essa interferência não ocorra, mas aqui na Terra, quando um prefeito é eleito com minoria, como o Sr., a primeira coisa que ele faz é cooptar alguns membros da oposição oferendo cargos, às vezes dinheiro e o uso da máquina pública. Em troca, passa-se a votar com o governo. Uma das primeiras votações é a eleição do presidente da câmara ungido pelo prefeito. Isso aqui na Terra. Em Marte, de onde o Sr. deve ser diferente.  
14) A questão do projeto minha casa minha vida
Segundo o prefeito, o projeto é "para atender prioritariamente à demanda dos buzianos que não têm condições de ter a casa própria em Búzios...As unidades serão preferencialmente (para) os servidores públicos e moradores de Búzios. Isso me sensibilizou. Imagina o filho do pescador que não tem condições de construir uma casa em Búzios, com acesso a financiamento subsidiado pelo governo". 
O prefeito esquece de uma coisa. Para o financiamento, o comprador precisa provar renda e isso é uma das coisas mais dificeis na CEF da Terra. Em Búzios, muitos empresários não assinam carteira. Quem fala isso é a Justiça do Trabalho. E quando assina, coloca um valor menor do que o valor real. Basta verificar o grande número de  bolsas para universitários que foram recusadas pela secretaria de educação por falta de comprovante de rendimento dos responsáveis. A mesma coisa ocorreu no Programa ProJovem.   Outra coisa: mais de 50% dos trabalhadores buzianos ganham menos de 3 salários mínimos. Talvez na Caixa de Marte não exista este problema. 

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De que planeta o Sr. veio, Prefeito? II

Continuamos analisando a entrevista dada pelo prefeito Mirinho Braga ao Jornal Primeira Hora do dia 17/09/2010. Na primeira parte abordamos a questão da imprensa, herança maldita, contas públicas e funcionalismo público.  

5) A questão da educação.
A fuga da realidade é maior quando o prefeito compara sua administração com a anterior. O sectarismo é tão grande que chega a cegar. Olhe bem o que ele afirma: "em um ano e meio de governo, é claro e certo, que nós já avançamos mais que nos quatro anos do governo passado, em todos os setores e áreas. Isso é facilmente comprovado". Comprovar onde, prefeito? Só se for em Marte. Aqui na Terra, com avaliação isenta do MEC, a educação no governo Toninho era melhor do que no seu governo anterior. Basta olhar as notas do IDEB. E isso não é nenhum elogio ao governo anterior, porque a educação em Búzios, pelos recursos que tem, sempre foi muito ruim.  
6) A questão da saúde.
Sobre a saúde, o atual prefeito parece delirar: "já temos a melhor saúde de toda a região". "O sistema de saúde de Búzios é tão bom que pessoas de outros municípios vêm para terem atendimento, principalmente moradores de Tamoios e Jardim Esperança. Somos 28mil habitantes, mas temos 32 mil pacientes cadastrados no município". Ora, por esse argumento, a saúde no governo de Toninho também era a melhor da região, porque também tinha mais cadastrados que moradores. Foi por isso que eles também fizeram um recadastramento. Não deu em nada por causa da transferências ilegais de títulos de eleitores. Espero que em seu governo, o recadastramento seja pra valer e possa contribuir para acabar com essa transferência ilegal de títulos. E que a saúde seja informatizada logo. E mais delírio: "no governo anterior para se conseguir um exame, um atendimento que fosse, era preciso recorrer a vereadores e cabos eleitorais". O prefeito está muito mal informado sobre as discussões acerca da saúde na câmara. Alguns vereadores, incluindo os de sua base, não cansam de dizer que seus gabinetes vivem cheios de moradores porque estes não conseguem atendimento adequado na saúde de Búzios. Para saber disso, basta o prefeito conversar com o seu líder de governo.
7) A questão da moralidade.
As comparações prosseguem. Na questão da moralidade, o prefeito afirma: "não é ainda o que nós queremos, mas já estamos a milhões de anos à frente do outro, na moralidade, no cuidado com o dinheiro público, na capacidade de planejar e fazer". Como estar à frente da moralidade do outro com uma série de processos por improbidade administrativa (estacionamento, grupo SIM, Construtora Oriente, Construtora Gravatás)  e bens indisponíveis? E as terceirizações questionadas pela Justiça do Trabalho como prejudiciais ao município?  
8) A questão da planejamento.
 E o que foi planejado até agora? Só o Plano de Carreira da Guarda Municipal. Quase a metade do mandato já se foi. Cadê o concurso público, a licitação do transporte público e o Plano de Cargos e Salários do funcionalismo público? Não basta dizer que as coisas estão para sair.  
9)A questão do Plano de Governo.
 Vou listar abaixo algumas das importantes promessas feitas nas eleições que constam do Plano de Governo apresentadas nas eleições de 2008:
Orçamento participativo, trazer um Núcleo da Justiça do Trabalho para Búzios, Banco de empregos, implantar ciclovias no eixo viário principal da cidade, rever o sistema de esgoto, construir a nova rodoviária da cidade, construir abrigos nos pontos de ônibus, licitação do transporte público, criar áreas de estacionamento em todo o município, criar um fundo municipal de meio ambiente para adquirir áreas de interesse ambiental, criar parques ecológicos e áreas de proteção ambiental (Foca, Lagoinha, Olho de Boi, Forno e Forninho, Tartaruga, Lagoa de Geribá, Praia da Gorda e Pai Vitório e Boca da Barra e Poças), ampliar o cais do Centro, instalar o Conselho Municipal de Segurança, viabilizar a instalação de um Posto da Polícia Federal, criar a guarda costeira, construir mais escolas, construir mais creches nos bairros, implantar o projeto de ensino em tempo integral nas escolas do município, criação da universidade do trabalho, criar a escola técnica municipal, construir auditórios nas escolas municipais, distribuição de medicamentos (remédio em casa), programa de assistência domiciliar terapêutico, implantar o Centro de Especialidades Odontológicas, criar o serviço de internação domiciliar, elaborar um calendário de eventos, construir um Centro de Convenções, construir o Centro Municipal de Cultura, resgatar e reeditar o Festival Estudantil de Teatro Eduardo Magalhães, revitalizar o Espaço do Artesão, Construção do Teatro Municipal e da Concha Acústica de Armação dos Búzios, Criação do Caminhão Cultural, criação da galeria buziana de arte, Implantar o programa Casa da Gente, promover a regularização fundiária, construir o Ginásio Municipal Poliesportivo, criação do Centro de Vela em Manguinhos.
Por incrível que pareça, o prefeito afirmou, na entrevista, que "muito do plano de governo, apresentado nas eleições, já está resolvido, sem que se faça alarde , de forma natural". Só resta uma pergunta: De que planeta o Sr, veio, Prefeito?

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De que planeta o Sr. veio, prefeito? I

Dizem que o poder corrompe as pessoas. Dizem também que ele inebria a alma de quem o detém. Embriagados pelas benesses do poder, as pessoas ficam incapacitadas de ver a realidade tal como ela é. Fechados intramuros, comportam-se como se tivessem acabado de vir de um outro planeta, tão absurda é a avaliação que fazem da realidade terrena em que seus eleitores vivem. Como verdadeiros extra-terrestres, fazem afirmações sem o mínimo sentido e gratuitas, já que não demonstram a mínima preocupação em prová-las.

Na entrevista que deu ao Jornal Primeira Hora (por que só a este jornal? por que não uma coletiva?), de 17/09/2010, o prefeito Mirinho assim se comportou. Parecia que ele aterissou por aqui para dar a entrevista e, logo depois, partiu de volta para o seu planeta particular onde vive em uma redoma, rodeado de bajuladores vinte e quatro horas por dia,  que passam o dia inteiro pintando um cenário róseo da cidade.

O prefeito falou de quase tudo. Falou de contas públicas, obras, licitação de transporte público, saúde, moralidade, cidadania, eleição para presidente da câmara e reeleição. Como a entrevista é muito grande, vamos dividi-la em três partes, onde abordaremos os assuntos por tópicos.

1) A questão da imprensa buziana.
O prefeito falou até da imprensa buziana. Eu como blogueiro me sinto um pouco "imprensa" e, confesso, não gostei nem um pouco como o prefeito a desrespeitou quando disse que se quisesse "teríamos toda a crítica positiva em jornais da cidade", bastando apenas "comprar espaço em jornais ou comprar jornalistas". Isso é o mesmo que considerar toda imprensa de Búzios venal. E o entrevistador não fez nenhum reparo à afirmação! Lamentável.

2) A questão da herança maldita.
É incrível. Mesmo passados quase dois anos, o governo continua usando o velho argumento da herança maldita para justificar o que não foi feito. Esquece que foi ele quem começou o endividamento da cidade. Em 2004, não passou o governo ao seu sucessor legitamente eleito (uma vergonha em uma cidade civilizada), mas passou para ele um caixa com insuficiência de R$ 4.465.776,00 e um déficit orçamentário de R$ 14.440.455,57. O primeiro valor foi apontado como uma das irregularidades e o segundo valor com uma das impropriedades das contas de gestão de 2004 de Mirinho. Estes dados foram retirados dos site do TCE-RJ, que emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas, fato confirmado depois pela Câmara de Vereadores de Búzios.

Realmente, o governo anterior foi desastroso para a cidade. Mas tem muita gente boa que considera este governo tão ruim, e até mesmo pior que o anterior. Para ficar sabendo disso, o prefeito precisa se desvencilhar dos puxa-sacos, sair às ruas, andar de van, conversar com as pessoas no mercado. Como é prefeito de uma cidade internacional, com intensa vida noturna, poderia também sair à noite com a família. Só assim tomaria um banho de realidade. Depois desse banho, poderia aterissar na cidade.

3) A questão das contas públicas.
O governo se vangloria de ter colocado as contas em dia. Por isso, pode fazer convênios com o estado e o governo federal. O prefeito chega a afirmar que a existência de parcerias com o estado, por si só, é prova de "credibilidade e seriedade". O atual governo poderia ser um pouco mais humilde e reconhecer que um dos poucos méritos do governo anterior foi justamente começar parcerias com o governo estadual e federal, coisa que a administração pública de 1997 a 2004- gestão anterior do prefeito atual- nem chegou perto. Nessa época, o governo municipal se comportava como um governo de uma cidade do interior, fechado às influências externas e, o que é fundamental, sem gente preparada para elaborar projetos. Hoje, a prefeitura se beneficia deste legado do governo anterior. Além disso, o estado está ensinando a prefeitura como conseguir recursos federais.

4) A questão do funcionalismo público.
O prefeito fala também em valorização do funcionalismo público com a elaboração do Plano de Carreira do Quadro Geral. Se pretende valorizá-los, por que então tentar dividir a categoria cooptando  guardas municipais, como fez? O que se quer é valorizar ou dividir a categoria? Pretende uma categoria dividida, para enfraquecê-la nas negociações salariais?

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sábado, 18 de setembro de 2010

Projeto de Lei Ficha Limpa VI

Recebi o e-mail abaixo do grupo avaaz. Por favor, teclem no link.

"Caros amigos,

O STF poderá liberar candidatos corruptos nas eleições! Políticos corruptos estão apelando para a legalidade da Ficha Limpa. Vamos deixar claro o que os brasileiros querem. Assine a petição, ela será entregue para o STF em alguns dias:

A Ficha Limpa corre sério risco. Candidatos corruptos, barrados das eleições de outubro, estão apelando para o Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a “constitucionalidade” da lei. Se eles ganharem todos os candidatos corruptos que conseguimos banir, serão liberados para disputar as eleições de outubro.
O STF está dividido, alguns juízes defendem a aplicação imediata da Ficha Limpa, mas os outros estão dizendo que a lei só deverá valer para 2012. Eles irão julgar a constitucionalidade da Ficha Limpa a qualquer momento. Nós precisamos agir rápido e deixar claro para os juízes do STF que a sociedade civil brasileira lutou arduamente para passar a Ficha Limpa e queremos que ela seja válida para as eleições de outubro!
Assine a petição ao STF pedindo a validação da lei Ficha Limpa. A petição será entregue diretamente ao Presidente do STF em alguns dias!

Graças à Ficha Limpa, mais de 242 candidatos notoriamente corruptos foram barrados das eleições de outubro. Esta lei simboliza uma melhoria imensa na qualidade dos nossos governantes. Porém, em uma medida desesperada para permanecer no poder, os candidatos banidos estão recorrendo ao STF para julgar a Ficha Limpa inconstitucional, a fim de concorrer nas eleições de outubro.
A Ficha Limpa é uma das leis mais democráticas do país, sendo introduzida e aprovada por um esforço da sociedade civil brasileira sem precedentes. Ela se tornou um símbolo de esperança por um governo livre da corrupção. Percorremos um longo caminho pressionando o Congresso, com telefonemas, e-mails e mobilização popular, agora precisamos nos certificar que o STF irá defender a vontade dos brasileiros e não dos corruptos. Assine a petição agora para garantir a validade da Ficha Limpa em outubro:

Obrigado por fazer parte deste incrível movimento contra a impunidade e por um governo sem corrupção.
Com esperança por uma eleição sem corruptos,
Graziela, Alice, Ricken, Paul, Milena, Iain, Mia, Alex and the whole Avaaz team

Ver: "Projeto de Lei Ficha Limpa I, II, III, IV e V"
Ver: "Projeto de Lei Ficha Limpa VII"

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O PIB de Búzios III

Veremos agora a nossa "indústria de transformação". Ela contribui com mais ou menos 0,4% do nosso PIB. Em 2006, totalizou R$ 2,003 milhões. O que produz nossa indústria? Os dados abaixo são do ano de 2004.

A principal produção é do setor "metalurgia". Contribuiu com 531 mil reais para o PIB de 2004. A seguir vem "vestuário" com 151 mil. Em terceiro lugar, temos "produção de madeira e mobiliário", com 91 mil. Em quarto, "produtos alimentares", com 66 mil. "Produção mineral não metálica" vem em quinto com 48 mil. E, em último, temos "produção gráfica".

Por que não partir das atividades produtivas existentes e tentar criar uma alternativa ao modelo vigente? 

Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ

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O PIB de Búzios II


Além dos setores "serviços", "aluguéis", "administração pública" e "construção civil", que vimos no artigo I sobre o PIB de Búzios, ele também é composto por outros setores econômicos, tais como "SIUP" (serviços industriais de utilidade pública), "comércio varejista", "comunicação", "instituição financeira", "transporte", "industria de transformação"e "agropecuária". 
"Apesar da pouca expressividade que a agropecuária tem no Estado do Rio de Janeiro , para muitos dos municípios das regiões Serrana, Centro-Sul, Norte e Noroeste Fluminense essa atividade adquire relevância, seja por sua representatividade econômica, seja pela utilização de mão-de-obra intensiva". Tais características justificam por si só a atenção governamental ao setor. Mas em Búzios, para o governo, só existe o turismo. Essa visão míope da economia buziana, não se justifica só por incompetência ou indolência. É também interesse em manter o povo em completa dependência dos favores do governo. O dia em que o povo for independente eles não se elegem nunca mais. 
Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM, feita pelo IBGE, no ano de 2006, concluiu que tinhamos os rebanhos (Cabeças):
1)Bovino: 900
2)Equino: 150
3)Asinino: 12
4)Muar: 16
5)Suíno: 610
6)Caprino: 120
7)Ovino: 50
8)Galos, frangas, frangos e pintos: 1.000
9)Galinhas: 1.250
10)Codornas: 4.700
Vimos a pecuária. Veremos agora a produção agrícola. "Outra pesquisa do IBGE, consolidada na publicação Produção Agrícola Municipal – PAM, mensura as variáveis fundamentais que caracterizam a safra de mais de 60 produtos oriundos de lavouras temporárias e permanentes. Dentre eles, encontram-se aqueles de grande importância econômica, muitos sendo commodities. Outros têm uma relevância maior sob o ponto de vista social, pois compõem a cesta básica do brasileiro ou movimentam economias locais, dando sustento a famílias de baixa renda". Mas o governo de Búzios não está nem aí para a agricultura familiar.
A PAM de 2006 nos informa que produzimos em Búzios:
1) Mandioca (Tonelada): 400
2) Banana (Tonelada): 195
3) Coco-da-baía (Mil frutos): 100
4) Limão (Tonelada): 64

Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ
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Comércio exterior de Búzios


Pouca gente sabe, mas existe um comércio exterior de Búzios. Vou apresentar a abaixo os valores do ano de 2007, como curiosidade. Acredito que o governo desconheça esses dados. Talvez ele seja útil para os nossos estudantes. É a pujança da economia buziana caminhando com as próprias pernas. A incompetência, talvez aliada a preguiça, faz o governo  só se preocupar com uma única atividade econômica em Búzios: o turismo.  Basta mandar o secretário de turismo ficar viajando por  aí e esperar de braços cruzados pelos resultados.Vamos à nossa balança comercial.
Exportou-se, em 2007, de acordo com a SECEX (Secretaria do Comécio Exterior, Ministério da Fazenda)  US$ 128.525 e importou-se US$ 150.673. A composição da pauta de exportações foi a seguinte:
a) bens de consumo - US$ FOB 122.014
b) bens intermediários - US$ FOB 7.511
Observação 1: todos os valores numéricos citados abaixo equivalem ao US$ FOB.
Os principais produtos exportados foram:
1 MAIÔS E BIQUINIS,DE BANHO,DE MALHA DE FIBRAS SINTÉTICAS - 47.589
2 MAIÔS E BIQUINIS,DE BANHO,EXCETO DE MALHA - 45.681
3 CALÇADOS P/ESPORTES,ETC.DE MAT.TEXT.SOLA BORRACHA/PLÁST -  26.825
4 ARDÓSIA NATURAL TRABALHADA E OBRAS DE ARDÓSIA NAT/AGLOM - 7.511
5 SAIAS E SAIAS-CALÇAS,DE MALHA DE FIBRAS SINTÉTICAS - 1.189
6 SHORTS E SUNGAS,DE BANHO,EXCETO DE MALHA - 299
7 VESTIDOS DE MALHA DE ALGODÃO - 281
8 CALÇAS,ETC.DE MALHA DE ALGODÃO,DE USO FEMININO - 102
9 SAIAS E SAIAS-CALÇAS,DE MALHA DE OUTS.MATERIAS TÊXTEIS - 48 
Os principais países para onde Búzios exporta são:
1)-  ESPANHA - 37.844
2) -  ISRAEL - 34.173
3) -  PORTUGAL - 17.187
4) -  CHILE - 12.817
5) -  ESTADOS UNIDOS - 10.442
6) -  FRANÇA - 5.123
7) -  JAPÃO - 3.137
8) -  SUÉCIA - 2.445
9) -  MÉXICO - 2.238
10) -  AUSTRÁLIA - 1.824 
Por outro lado, a composição das importações foi a seguinte:
a) bens de capital -  US$ 83.275 (55,3%)
b) bens intermediários - US$ 13.868 (9,2%)
c)bens de consumo - US$ 53.530 (35,5) 
Os principais produtos da pauta de importações são:
1 OUTRAS UNIDADES DE MEMÓRIA 40.910
2 TAXÍMETROS,TOTALIZADORES DE CAMINHO PERCORRIDO,ETC. 20.496
3 OUTROS APAR.D/GRAVAÇÃO E DE REPRODUÇÃO DE SOM 12.108
4 SÊMEN DE BOVINO 11.693
5 INSTRUMENTOS,APARS.E MODELOS P/DEMONSTRAÇÃO ENSINO,ETC. 8.400
6 LANTERNAS MANUAIS 7.884
7 BOLSAS DE OUTRAS MATERIAS 7.064
8 ABAJURES DE CABECEIRA OU DE ESCRITÓRIO,ETC.ELÉTRICOS 5.645
9 INDICADORES/APONTADORES,P/MÁQUINAS AUTOMAT.PROC.DADOS 5.024
10 OUTROS PROJETORES DE IMAGENS FIXAS 4.642 
Os países de onde Búzios importa são:
1 CHINA 65.470
2 HONG KONG 49.356
3 SUÉCIA 11.693
4 ARGENTINA 8.400
5 ESTADOS UNIDOS 5.298
6 ESLOVACA, REPÚBLICA 4.925
7 TAIWAN (FORMOSA) 3.615
8 DINAMARCA 1.916
Observação 2: atentaram para a importação de 11,6 mil dólares de sêmen bovino. É o ítem 4 da pauta de importações. E o governo teima em não reconhecer a atividade agropecuária em Búzios. Para ele só existe o turismo.  
Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ.
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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O PIB de Búzios I

O Produto Interno Bruto (PIB) de Búzios, na última medida feita pelo IBGE em 2007, é igual a R$ 1,16 bilhões. Encontram-se valores diferentes dependendo dos critérios de cálculo. A Fundação CIDE, por exemplo, em suas medições, desconta a produção de petróleo e gás, ou seja, não leva em conta a atividade econômica da "indústria extrativa" petrolífera em nossa costa. Em 2007, essa indústria contribuiu com R$ 843.808.000 (73,8%) para o PIB de nosso município. 

Dividindo-se o PIB pela população da cidade nesse ano, temos a renda per capita de R$ 47.471,00 em 2007. Essa renda é a 5ª renda per capita do Estado do Rio de Janeiro. Antes, sem o petróleo e o gás, ficávamos em 18º.

A principal atividade econômica de nossa cidade, sem considerar petróleo e gás, como não poderia deixar de ser, é a prestação de "Serviços". Correspondeu, em 2005, a 33,9% de toda riqueza gerada em nosso município. Desde 1997, os "Serviços" vêm crescendo a taxas altíssimas (27% ou mais), exceto nos anos de 2001 - que decresceu 6%- e de 2004- que praticamente não sofreu variação em relação ao ano anterior. O setor "Serviços" contribuiu com 14,990 milhões de reais para o PIB de Búzios em 1997. Dez anos depois, saltou para 102,582 milhões (2006).

O segundo setor mais importante da economia buziana já foi a "Construção Civil". Nos anos iniciais de existência autonoma- de 1997 a 1999- chegou a ocupar a primeira posição. Hoje, disputa o terceiro lugar com o setor "Administração Pública". Em segundo lugar, em 2006, temos "Aluguéis".

A "Construção Civil", nesses 10 anos, teve altos e baixos. Muito mais baixos que altos. Por causa das moratórias decretadas em 2003 e 2005, quando se discutia o Plano Diretor da cidade, diminuiu muito a participação do setor na economia. Estranhamente cresceu muito em 2004  e 2005- mesmo com moratória em vigor-, para tomar um tombo de 81%  em 2006. Neste ano, representou um pouco mais de 10% do PIB.

"Aluguéis" somaram 34,800 (13,1% do PIB) milhões de reais ao produto buziano. A contribuição dos "Aluguéis" ao nosso produto interno vem em crescimento constante desde 1997, mas a participação no total vem diminuindo. Caiu de 20% em 1997 para 13,1% em 2006.

A "Administração Pública" que participava com 4% (3,3 milhões de reais) do PIB em 1997, chega a 2006 com 12% (31,7 milhões). Um aumento de 840%. Também veio em um crescimento constante. Só teve uma queda de 26% em 2003 e de 15% em 2005, para voltar a subir em 2006, fechando em R$ 31,7 milhões. 

Essa participação da administração pública constitui um desvio de finalidade. Aquela que deveria fomentar a economia para gerar emprego e renda na iniciativa privada, deturpando a verdadeira finalidade da administração pública, é hoje a segunda grande empregadora da cidade com 2.500 funcionários. Isso, sem considerar os terceirizados.

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terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chat da prefeitura

Entrei no site da prefeitura (http://www.buzios.rj.gov.br/). A opção "chat" te dá três possibilidades de links: ISS digital, fiscalização de finanças e gerência de informática. Os dois primeiros, estranhamente para um chat, estavam offline. Me dirigi ao suporte - o único online- e perguntei porque os dois chats estavam offline. Recebi a informação para aguardar um minuto que o atendente ia verificar. Fiquei 15 minutos esperando e nada. 

O chat é uma ferramenta muito boa de comunicação com a população. Mas se é para fazer que se faça direito. Um chat não pode ficar offline de jeito nenhum. Ainda mais em horário de expediente. Eram 12:12 h quando acessei.

O site não pode ficar desatualizado. O único conselho citado é o de meio ambiente. E os outros? 

O site tem também um espaço para divulgação de blogs. São citados os blogs do gabinete do prefeito, da Ana Tardelli, do Ricardo Noblat, da secretária Carolina Rodrigues, do Anderson Policarpo e do Carlinhos Gonçalves. O único blog que pode ser considerado público é o blog do gabinete do prefeito. Os outros são particulares, podendo inclusive ter cunho comercial com a postagem de anúncios, como é o caso do blog do Noblat. O blog do Carlinhos é um blog claramente da campanha do Jânio Mendes. Indiretamente, divulgando o blog do Carlinhos, o governo está fazendo campanha para Jânio. É preciso muito cuidado com isso. 

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