quinta-feira, 11 de março de 2021

Segundo o jornal O Dia, Búzios lançará novo decreto endurecendo as restrições e proibições contra a Covid-19

Búzios intensifica fiscalização contra a Covid-19. Foto: prefeitura de Búzios



De acordo com Juarez Volotão, o jornal O Dia teve acesso com exclusividade ao novo decreto que "proíbe Festas e Shows por 30 dias, libera restaurantes e bares para abrir diariamente até a meia-noite e os ônibus só entrarão com passageiros sentados e que comprovem ser moradores, trabalharem na cidade ou apresentem a reserva pelo Qr Code".

De acordo com o jornal, o município endurecerá as suas regras de enfrentamento a Covid-19 no balneário em um novo decreto, que será publicado ainda hoje e traz algumas proibições e restrições visando o cumprimento das normas de segurança contra a pandemia do coronavírus e o avanço do contágio.  

A partir desse novo decreto, "festas e eventos estão proibidas pelo período de 30 dias na cidade. Os bares e restaurantes de Búzios poderão funcionar até a meia-noite, diariamente. Os ônibus só poderão entrar no município com todos os passageiros sentados, comprovando que moram ou trabalham na cidade ou ainda que possuam o Qr Code com a reserva em algum meio de hospedagem. As barreiras sanitárias, que funcionam desde o início da pandemia, estão com atenção e fiscalização redobrada". 

Segundo o jornal, a preocupação do Governo buziano em fortalecer as regras e restrições, e ampliar a fiscalização, incluindo as barreiras sanitárias, "se dá pelo número de atendimento de casos de covid-19 de pessoas de outros municípios, sobretudo de Cabo Frio que apresenta alto número de casos de coronavírus, que estão recorrendo a Búzios, com apresentação de documentação de amigos e moradores da cidade, o que ocasiona uma ocupação maior de leitos na rede municipal". 

O boletim Coronavirus de ontem (10) da Secretaria de Saúde de Búzios informou que o município conta com 3.276 casos confirmados de coronavírus, sendo 3.157 pessoas curadas com um total de 33 óbitos. Búzios conta hoje com 9 leitos ocupados.  

JUAREZ VOLOTÃO 

Fonte: "odia"

ATUALIZAÇÃO. Dia 12/03/2021

Não procede a informação quanto à limitação de horário de funcionamento de bares e restaurantes. Eles não terão que fechar à meia-noite como informou o jornal O Dia. 

Vejam a nota da prefeitura publicada em seu site: 

CORONAVÍRUS: NOVO DECRETO INTENSIFICA MEDIDAS DE SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO NA BARREIRA SANITÁRIA

A Prefeitura de Armação dos Búzios divulgou, nesta quinta (11), novo Decreto n° 1.589, que intensifica as medidas de segurança e fiscalização na barreira sanitária.

Segundo o decreto, está vedada a realização de festas, shows e eventos; os estabelecimentos comerciais deverão operar com 60% (sessenta por cento) da sua lotação, janelas abertas, distanciar as mesas em, no mínimo, 1,5m (um metro e meio) e disponibilizar álcool em gel. Estabelece, ainda, que veículos de transporte coletivo e alternativo deverão obedecer a taxa de ocupação de 60% (sessenta por cento) de sua capacidade total.

Nas barreiras, os critérios serão mantidos. Os condutores de veículos e motocicletas serão abordados pelos profissionais da Postura, Agentes da Saúde, Vigilância e Guarda Municipal. Durante a abordagem, as pessoas receberão orientações e aferição de temperatura. A entrada só será permitida mediante apresentação de comprovante de residência, trabalho ou QR code que comprove que o turista está hospedado na cidade. O novo decreto não revoga o publicado no dia 26 de fevereiro de 2021, de n° 1.583. O descumprimento das determinações estabelecidas pelo atual, pelos estabelecimentos comerciais, sujeitará a aplicação de advertência, cassação de alvará e multa.

Todas essas medidas são esforços para combater a proliferação da Covid-19 e evitar o colapso do nosso sistema de saúde.

Fonte: "buzios"



Nenhum comentário:

Postar um comentário