quinta-feira, 15 de março de 2018

Artistas de Búzios - 1 - Abigail Vasthi Schlemm

Abigail, foto Click junho 2002

Radicada em Búzios desde 1987, Abigail nasceu em Miguel Pereira numa casa de poucos cômodos, sem energia elétrica e com fogão à lenha. Apesar do extravagante sobrenome Vasthi Schlemm, Abigail é filha de brasileiros.

Só foi se dedicar à pintura após se desligar da direção da SUSEP  (Superintendência de Seguros Privados).

Motivo que a levou a fazer opção pela mulher como figura central de suas telas: Educada  em um internato feminino, mãe de três filhas, a artista nasceu, cresceu e viveu no meio de fortes figuras femininas.

Independente e alheia a modismos, Abigail pinta o que quer. Geralmente mulheres em grupo, mal definidas, elaboradas em pinceladas fortes e cores quentes, e sem face.

Por que as suas mulheres não tem cara?
"Eu acho que a cara às vezes atrapalha, contamina a expressão.Você pode colocar uma expressão alegre num corpo, e uma cara triste estraga tudo. Então, para evitar essa contaminação da expressão nos meus quadros, eu omiti a expressão no rosto" (2).

Significado da arte: 
"Desde pequena eu dizia que brincava de Deus. A arte para mim é uma coisa quase mística, embora eu não seja religiosa".

Mercado das Artes em Búzios: 
"Búzios é um mercado fabuloso para a arte de boa qualidade. Pela Rua das Pedras passa o presidente da Amil, da Shell, da Coca-Cola.  isso aqui é uma vitrine fabulosa". Abigail garante que há 25 anos vive exclusivamente da pintura.

Em 1987 montou a primeira galeria da Rua das Pedras. É a sua morada-atelier

Sobre Búzios:
"O meu objetivo hoje é continuar vivendo desfrutando o que a vida me deu de melhor, que é morar em Búzios. Isso é uma sorte enorme, quero morrer aqui".
"Em Búzios não tenho compromisso, não tenho horário, ninguém me esperando e não tenho ansiedade.Búzios me oferece liberdade, eu me sinto aqui uma gaivota. Em nenhum outro lugar do mundo eu senti algo parecido" (1).

Búzios é tão maravilhoso que "cada vez que eu chego aqui o meu coração se expande de alegria e prazer. Búzios é uma coisa muito especial pra mim, mas acho que a gente vem sofrendo uma invasão sistemática de pessoas que não respeitam. Está havendo um acúmulo de um tipo de gente muito esquisita, gente muito ambiciosa que vem explorar, que vem pelo lado comercial. Um tipo de gente que não vem procurando aquilo que a gente encontra de melhor em Búzios, que é a beleza, a alegria, o companheirismo, a amizade. Não, elas vêm procurando o dinheiro fácil, rápido, e com isso começo a perceber um certo tipo de degradação na nossa qualidade de vida" (2).

Sobre Mirinho Braga:
"Eu não votei no Mirinho na primeira vez e ele foi para mim no início do primeiro governo uma gratíssima surpresa. Ele ouvia os vários segmentos da sociedade, se integrava. Nesse segundo mandato eu tenho visto um prefeito escondido. Votei nele no segundo mandato, e depois disso ele não mostrou mais o rosto pra gente... Eu acho que o nosso prefeito (Mirinho) é uma pessoa honesta". (2) 

1) Revista Click, junho 2002
2) Jornal de Búzios, 22/08/2003
        

3 comentários:

  1. Realmente o ateliê da artista e poeta Abygail é lindo, em Buzius, que conheci neste verão. Travei conhecimento com a artista, que é uma pessoa adorável, inteligente e generosa.

    ResponderExcluir
  2. E.T. Gostaria de postar umas fotos que tirei da artista, junto com uma de suas obras, todas maravilhosas. Vania Cunha Mattos.

    ResponderExcluir