quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Barganha de cargos por votos, revela planilha apreendida na casa de deputado preso

A planilha apreendida na casa do deputado Edson Albertassi (PMDB) revela como eram distribuídos os cargos políticos para atender o esquema de corrupção do Governo do Rio de Janeiro. Foram distribuídos 880 cargos de seis órgãos públicos estaduais, distribuídos por todas as cidades do estado, para 64 parlamentares e alguns secretários. O documento de 16 páginas relaciona nomes de políticos e os cargos pedidos, quem ocupou a vaga e onde. Os registros datam de 2015.

Segundo reportagem do "g1", "o documento que estava num computador do parlamentar demonstra como deputados acusados de integrar uma organização criminosa que dominou o estado mantinham o controle rigoroso sobre nomeações de cargos no governo. A mesma planilha também servia para monitorar votos de aliados, interferir em leis ou investigações, segundo a força-tarefa". A planilha servirá como prova de que os parlamentares operavam uma "barganha" com cargos.

Albertassi, que atuava como líder do governo na Assembleia Legislativa (Alerj), está preso desde o último dia 21. Além dele, estão também na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, o ex-presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, e outro peemedebista, Paulo Melo. Todos políticos influentes no estado e compunham a alta cúpula da Casa legislativa”.

Com a apreensão da planilha e o cruzamento das informações, os investigadores descobriram que 29 dos quase 40 parlamentares votaram a favor da soltura do trio, contrariando decisão do TRF, que teve que emitir uma segunda ordem de prisão. Seis dos oito que não participaram da sessão também indicaram apadrinhados.

Nesta quarta-feira, a Alerj cancelou uma reunião do Conselho de Ética da Casa que iria discutir se seria aberto ou não o processo de cassação dos deputados presos. O presidente do conselho é o deputado André Lazaroni, também do PMDB”.

Lazaroni foi um dos deputados a discursar a favor da libertação dos correligionários e, agora, pela planilha, sabe-se que indicou 25 pessoas para ocupar cargos comissionados em órgãos públicos do estado”.

Vejam a relação das indicações feitas e os autores dos pedidos no municípios da Região dos Lagos, incluindo Rio das Ostras:

Armação dos Búzios 


Armação dos Búzios
Arraial do Cabo


Arraial do Cabo
Araruama 




Cabo Frio 


Cabo Frio
Iguaba Grande


Iguaba Grande

Rio das Ostras 


Rio das Ostras
São Pedro da Aldeia 


São Pedro da Aldeia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário