segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Legado da Revolução Russa: Teatro, Cinema, Literatura e Política

Gmarxbuzios, Facebook

Dia 22/11/2017, 19:00 horas, no espaço Zanine

Agradecimento, apresentação do GMarx, UMEAB e Sepe e da dinâmica do debate qual seja:

Política e direitos: Cid Benjamin dialogando com Martha Pessoa Dian.

Poesia e Literatura: Carla Santos dialogando com Adri di Macedo

Teatro: Ana Paz dialogando com Sol, Soraya Oliveira.

Cinema: Shana Genaro dialogando com Leandro Araújo.

Perguntas, reflexões e etc

Fechamento: Monica Almeida (Sepe), Pétala Cormann (UMEAB) e música revolucionária com Dj Léa e eu na contenção. 

Pontos para o debate:

POLITICA: Revolução não é um processo espontâneo. As revoluções, ao longo da história, promoveram mudanças qualitativas e quantitativas no âmbito econômico, social, cultural e político. Conquistas sociais e políticas da Revolução Russa: o mundo se viu impelido a fazer concessões aos trabalhadores. Reflexo da Revolução na humanidade: defesa do sufrágio universal. Direito das mulheres. Direito dos Trabalhadores. Defesa das utopias. E hoje? O que fica?

POESIA: Poema O Amor de Maikovski e a influencia dele para a poesia no Brasil

TEATRO: O realismo soviético, o realismo operário parte do pressuposto que a arte e o artista não são neutros e o artista tão pouco. Não basta fazer teatro, nem cinema, nem poesia. É preciso criticar o realismo burguês, defender a construção de um novo homem, para uma nova sociedade. Como a estratégia que transforma o corpo do ator em uma ferramenta, um objeto de cena, que se relaciona com essa realidade objetiva, a biomecânica de Meyerhold, se insere nesse campo?

CINEMA “A nossa tarefa no cinema não é apenas a de descobrir o mundo, mas também a de ajudar a sua transformação. Somos construtores e não observadores ociosos. Não somos fotógrafos de festas dos outros. Nem os seus convidados. Somos os senhores da vida”. Trecho da Carta dos Cineastas Soviéticos. 

Cinema soviético nacionalizado e popularizado. Cinema social e a linguagem cinematográfica propriamente dita.

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