quarta-feira, 1 de julho de 2020

Dono do laboratório Master Lab disse ao blog Búzios Cidadão que seu laboratório funciona 54 horas.

Logo do blog IPBUZIOS

Segundo Claudio, dono do Laboratório Master Lab,  o seu laboratório funcionaria 24 horas no hospital de Búzios, mais 30 horas divididas em outros módulos como o da Rasa (6 horas), e ainda outros módulos para atendimento ao Covid-19. Ou seja, O laboratório funciona 54 horas por dia.

O depoimento ao blog Búzios Cidadão de Givago Vargas seria uma resposta à minha postagem “Incrível, Fantástico, Extraordinário: nos quatro primeiros meses deste ano a Prefeitura de Búzios realizou 161.521 exames de laboratório” (ver em "IPBUZIOS"). Nela, eu afirmo que "qualquer laboratório" que hipoteticamente funcione 8 horas, teria que realizar 229 exames por hora, quase 4 exames por minuto, para processar 161.521 exames. Em nenhum momento digo que o Masterlab funciona 8 horas. Entretanto, pelo que diz o Sr. Claudio, seu laboratório não é "qualquer laboratório". O Laboratório Master Lab é um laboratório especial, que tem uma peculiaridade que o distingue dos outros: ele funciona dentro do espaço público do Hospital Municipal Rodholfo Perissé. Assim ele pode funcionar 24 horas ininterruptamente. Não se sabe se o laboratório paga pelo uso do espaço, água e luz, ou se dá alguma contrapartida. De acordo com informação do dono do laboratório prestada ao Búzios Cidadão, ele opera também mais 6 horas por dia em 5 módulos para atendimento ao Covid-19. No hospital, funciona 24 horas direto, incluindo sábados, domingos e feriados? Nos módulos de COVID-19 não se sabe se o laboratório também opera nos finais de semana e feriados.

É importante frisar que a matéria abordava como questão principal o excessivo número de exames de patologia clínica realizado pela Prefeitura de Búzios. E que portanto considerava uma "façanha" a realização de 161.521 exames em apenas um quadrimestre. Os dados foram extraídos das apresentações das prestações de contas realizadas na Câmara de Vereadores. Na comparação, tanto com o 1º quadrimestre, quanto com o último quadrimestre do ano passado, o número de exames dobrou neste 1º quadrimestre.

De qualquer maneira atualizei a postagem referida com base nas informações prestadas pelo dono do laboratório ao blog Búzios Cidadão. Mas, mesmo que o laboratório funcione realmente 54 horas por dia, ininterruptamente, sábados, domingos e feriados, considerando os 161.521 exames, teríamos que o laboratório precisaria gastar 2min26seg para realizar 1 exame. 

Outra coisa. Parece que a carga horária de trabalho do laboratório não é conhecida pelos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Na reunião que votou as contas da gestão da saúde de 2019, em 2/6/2020, parece que nenhum conselheiro sabia da carga horária. Observem dois trechos que destaquei da reunião (o vídeo da reunião foi publicada na página do ServBúzios no Facebook).

O conselheiro Medina vota pela reprovação das contas. Uma votação importante para o prefeito André Granado e nenhum conselheiro representante do governo retruca, quando ele fala em 1.346 exames de laboratório por dia. Por que então ninguém retrucou que o laboratório trabalha 54 horas, e que desse modo poderia tranquilamente dar conta do volume de exames? Ao meu modo de ver, porque ninguém sabia desse fato.




"A Conselheira Penha, que também votou contra, vai na mesma linha do conselheiro Medina. Ela cobra os comprovantes dos exames..." "Pela quantidade de exames, o cara tinha que trabalhar 24 horas (ela não diz que ele trabalha 24 horas) por dia com 10 pessoas... "Já pedimos no ano passado os comprovantes, para a secretaria trazer os pedidos de exame. A resposta foi não tem". Penha pediu à funcionária da Saúde presente, Denise Carvalho, para mostrar os pedidos de exame mais ficou por isso mesmo.




Observação 1: o dono do laboratório informou também ao Búzios Cidadão que está processando o blog pela matéria citada. 

Observação2 : você pode ajudar o blog clicando nas propagandas. E não esqueçam da pizza do meu amigo João Costa. Basta clicar no banner situado na parte superior da coluna lateral direita. Desfrute!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário