terça-feira, 13 de junho de 2017

Ainda sobre a enganação dos recadastramentos da Saúde de Búzios

Hospital Municipal Rodolpho Perissé

E teve gente que não acreditou nos números. Não sabem que eles não mentem jamais. Então apresento mais um levantamento de dados que podem ser encontrados no excelente site do DATASUS do Ministério da Saúde. Trata do levantamento mensal dos "dias de permanência" e da "média de dias de permanência" dos internados no Hospital Municipal Rodolpho Perissé. Ora, se temos muita gente de fora usando nosso sistema de saúde como se fossem moradores da cidade, necessariamente o número de dias de internação deveria aumentar substancialmente. E, obviamente, também deveria aumentar a média dos dias em que pacientes ficaram internados. Mesmo não tendo os dados após o fechamento do hospital, providencialmente sonegados pelo governo, podemos concluir que não houve grandes alterações nesses quesitos ao longo do ano de 2016, do anos do mandato de André e de Mirinho.      

Vejam os dados:
Mês -         Ano –      Internações –    Dias de permanência -  Média de dias de permanência 
Janeiro       2016               84                         478                              5,7
Fevereiro   2016               84                         310                              3,7
Março        2016               73                         409                              5,6
Abril          2016               81                         309                              3,8
Maio          2016               63                         301                              4,8
Junho         2016               65                         262                              4,0
Julho          2016               85                         354                              4,2
Agosto       2016               85                         483                              5,7
Setembro   2016               90                         356                              4,0

A média de dias de permanência dos pacientes internados no hospital municipal gira em torno de 4,5. Em 2013, foi de 4,6. Caiu um pouco em 2014, para 4,3. Aumentou um pouco em 2015, para 4,8. E voltou a 4,6, no ano passado. Reparem que houve grande aumento nessa média em janeiro e agosto de 2016. No governo anterior, de Mirinho, em 2011, a média manteve-se em 2011, em 4,6. No ano seguinte, 2012, disparou para 5,9, maior que a média citada dos meses de 2016 (5,7). Muito provavelmente, devido a algum fenômeno sazonal típico de cidade que vive de turismo.  

Portanto, não dá pra acreditar nos motivos alegados para o fechamento do hospital. Feito sem que se apresentasse previamente um estudo financeiro  dos custos que se pretendia reduzir, como bem alertou o vereador Dida na Tribuna da Câmara. E, também, sem consulta alguma ao Conselho Municipal de Saúde. O Prefeito decidiu fechá-lo e pronto. E ficou por isso mesmo!

Na postagem anterior mostrei que cada governo faz o recadastramento do jeito que quer e a hora que quer. E parece que leva o prontuário pra casa quando acaba o governo. Em nove anos, a Saúde de Búzios passou por três recadastramentos e nenhum resultado foi obtido. Nenhum não. Parece que serve muito bem para justificar a má gestão crônica da Saúde de Búzios. Nossos gestores municipais dizem não têm culpa alguma. Os gestores da Saúde dos municípios vizinhos é que são os responsáveis por não termos remédios, pela demora na realização dos exames e pela nossa alta taxa de mortalidade hospital. Nossa Saúde é tão boa que atrai moradores de cidades próximas servidas por péssimos sistemas de Saúde. Como eles vêm em massa, estragam nossa Saúde. Nada pode ser feito a não ser enxotá-los de Búzios com recadastramentos. Mesmo depois de três "enxotamentos" continuamos, segundo o governo, com nossos cadastros inchados! Aguardem o próximo recadastramento ...

Comentários no Google+:


Blanca Larocca

3 horas atrás  -  Compartilhada publicamente
objetivo ! como na terra do forasteiro   o hosp. continua fechado ? 
 
 · 
Responder


Só continua fechado porque o povo omisso não se manifesta.



Joel Silva

3 dias atrás  -  Compartilhada publicamente
Parabens Luiz pelo trabalho, acho que todos estão esperançosos pela saida e punição desse governo, 
 
 · 
Responder


Valeu Joel. Grato. Sim, estamos muito esperançosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário