domingo, 13 de abril de 2014

Prefeito não recebe estudantes de Búzios

Estudantes concentrados no pátio da Prefeitura, foto do blog educacaoemmovimentobuzios

"Em 9 de abril de 2014, as três entidades representativas do Educação em Movimento estiveram presentes para a audiência com o Prefeito de Armação dos Búzios, assim como alguns alunos e servidores municipais da educação. No entanto, os Assessores de Governo, de Comunicação e de Imprensa da Prefeitura de Búzios disseram que não reconheciam a UMEAB (União Municipal de Estudantes de Armação dos Búzios) como entidade de representação dos estudantes municipais. Por isso, alguns alunos, membros do pro-grêmio do Colégio Municipal Paulo Freire, quiseram entrar no lugar da presidência da entidade. Mesmo assim, o governo alegou que fará, a posteriori, reuniões com os estudantes, em separado do Movimento pela Educação, por motivos ainda obscuros ao entendimento popular. Os presentes no local, mais uma vez, deixaram bem claro que o Movimento pela Educação é unificado e não haveria possibilidade alguma de excluir os estudantes do diálogo, pois eles são a razão de ser da Educação e do próprio Movimento. Entretanto, o governo exibiu um documento que dizia não reconhecer a UMEAB. O fato mais estranho foi que, antes da apresentação desse documento, o "Robinho" (Assessor de alguma coisa) alegou que o Movimento não tinha um ofício que confirmasse a audiência e, por isso, ele não entendia como oficial o nosso encontro. Embora o documento apresentado pelo governo tivesse sido encaminhado para coordenadora do SEPE Lagos, não havia nenhuma rubrica de qualquer membro do referido sindicato atestando o recebimento do tal documento.

Mesmo com o impasse, os sindicatos entraram para tentar convencer o Prefeito a atender com a presença dos estudantes, mas não conseguiram, se quer, vê-lo, ou falar com ele.

Há que se ressaltar que o Movimento pela Educação já abriu diversos canais de negociação, por inúmeras vezes, com o governo, não obtendo sucesso algum. O Movimento pela Educação da Búzios não deseja paralisações, nem greves. Deseja apenas que o governo negocie com a comissão de representações.
Contudo, pelo que foi visto até hoje, isso não é possível. Sendo assim, temos à frente um eminente indicativo de paralisação e greve.

Venha deliberar sobre os rumos do Movimento na Assembleia de hoje (10/04/2014), na Câmara Municipal de Armação dos Búzios, às 18 horas!

Observação 1
Os Estudantes se dirigiram ao Ministério Público para realizar uma denúncia sobre o descumprimento de lei federal que garante a voz da representação estudantil".



Observação 2: 
Fui informado pelo INBOX do Facebook que o Secretário de Educação de Búzios, senhor Claudio Mendonça,  esteve na quinta-feira (10) no Colégio Paulo Freire quando chamou a aluna que liderou a manifestação na escola e mais 2 representantes de cada turma para finalmente entrar em uma sala onde apresentou à aluna um dossiê sobre a sua vida escolar (ela foi reprovada ano passado por motivos de saúde). Resultado: a aluna entrou em choque e  começou a chorar.

Expôr uma aluna ao constrangimento diante de todos os seus colegas de escola não é comportamento característico de um Educador. Se esta narrativa  for verdadeira, fica claro que temos na Secretaria de Educação de Búzios uma pessoa completamente despreparada para o cargo que ocupa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário