segunda-feira, 14 de abril de 2014

Graus de democracia

Distribuição de jornais gratuitos na  Secretaria de Turismo de Búzios

Eu sempre pego os jornais da Cidade e o Boletim Oficial na Secretaria de Turismo no Pórtico. Mas, neste governo, nunca encontro por lá o Jornal Primeira Hora. Será por que? Será que a Secretaria não o distribui porque o jornal é de oposição? Um órgão público (a Secretaria de Turismo) pode escolher o que o povo deve ler? Isso não é censura descarada?

Temos neste pequeno fato a demonstração clara e inequívoca de que ainda somos muito atrasados em termos políticos. Nosso grau de democracia é muito pequeno. Somos governados por pessoas muito pouco ou quase nada democráticas. 

Esta prática de "escolha" de jornais a distribuir é corriqueira. Todos os governos anteriores tiveram o mesmo comportamento. É incrível, mas é verdade: nunca foram distribuídos os dois jornais ao mesmo tempo. No governo anterior, de Mirinho, não se encontrava por lá o jornal O Peru Molhado de modo algum. Apenas era ofertado o jornal Primeira Hora que "pertencera" ao todo poderoso ex-secretário de Planejamento Ruy Borba. O local tornara-se ponto privilegiado, "nobre", de distribuição de jornal governista. 

Millor Fernandes tem uma definição de democracia que acho brilhante. Para ele, em uma verdadeira democracia, o torcedor do Vasco teria o direito de torcer por seu time no meio da torcida do Flamengo e vice-versa. Qualquer torcedor de ambos os times achará isso um absurdo. "Tá louco", deve ser o que eles vão dizer. Democracia é um regime político que se pretende para todos, mas o grau de democracia alcançado depende de uma longa trajetória na história da humanidade. É um aprendizado difícil. 

Por nossa bandas não são apenas os governos que são pouco democráticos. A imprensa também. Entre estes, infelizmente,  os nossos blogueiros. Reparem, por exemplo, que os blogueiros de Cabo Frio também "escolhem" os blogs que recomendam para os seus leitores. Os blogueiros ligados politicamente a Alair Corrêa não indicam os blogs alinhados ao Deputado Jânio Mendes do PDT e vice-versa. Sabe-se muito bem que todos leem os blogs uns dos outros, porque são blogs muito lidos e importantes como canal informativo da Cidade, apesar das linhas políticas opostas. Por que então não indicar? Apesar de cultos- alguns são até mesmo professores- falta a estes blogueiros maturidade democrática. Imaginem esses caras no Poder! Vão fazer o mesmo que a Secretaria de Turismo de Búzios faz. E ninguém reclama. Nem eles.   

Como não sou ligado nem a um nem a outro político, comigo, ou melhor com meu blog, aconteceu uma situação diferente. Enquanto Mirinho foi prefeito de Búzios um blogueiro pedetista não punha o link de meu blog no seu de modo algum. Foi só ele perder a eleição que o link apareceu. Grato!

Comentários no Facebook:



  • Laci Coutinho O pior de tudo é o povo ter essa mesma mentalidade. Quando reclamamos do que não anda bem, tem sempre alguém jogando na cara que é porque não estamos participando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário