terça-feira, 22 de abril de 2014

APRENDA COMO MONTAR UM JORNAL EM BÚZIOS

Pequeno Jornaleiro, foto do site rioquepassou
Em Búzios, a boemia teima em conciliar-se com os ares saudáveis da praia. Corpos bronzeados dividem a paisagem com outros que nem se aproximam da areia, acotovelados no balcão dos bares, bebendo e papeando.Já era assim há 32 anos, quando a cidade passou a conhecer o primeiro jornal de Armação dos Búzios- O PERU MOLHADO- um jornal que cresceu nesse recanto entre o Centro da Cidade e o Mar. 

Num ritmo espontâneo, simples e festivo, que não podia resultar em outra coisa: a materialização e o estilo artístico deste jornal. Analisando visões não tão singelas quanto as que encantavam há 20 anos passados.
Um certo ar de decadência permeia as tardes Buzianas...um conhecido ex político, recém saído da praia e sem camisa, estaciona o carrão em cima da calçada. Sem sucesso o guarda municipal tenta convencê-lo que o lugar não é o mais adequado, ao mesmo tempo, do outro lado da rua, uma veterana atriz de novela cambaleia com um copo na mão ,balbuciando ideias vagas no celular. A seguir, um  grupo de empresários à procura de um negócio, ciceroneados por políticos, para ver se levam alguma vantagem na compra de terrenos  ou  legalização de futuros empreendimentos. Na praça do Centro da Cidade,  argentinos e chilenos começam a cantar e a tocar guitarras e pandeiros. Europeus loiros, pele branca castigada pelo sol, rebolam e depositam notas em uma cesta, pronta para coletar dinheiro.  

Quando todo este circo é registrado... Na sexta-feira a ansiedade de todos para ver seus retratos, fazendo caras e bocas, seus 5 minutos de fama no jornal O Peru Molhado. Neste atrativo, interesses políticos  incentivarão a montar outros jornais. Em Búzios, quando alguém se aborrece politicamente, e quer desacreditar, esculhambar, fazer intrigas ou promover-se, cria  um novo jornal. Não se noticia absolutamente nada, se copiam uns  aos outros.. Quando caem de pau em outro jornal, referem-se a ele assim: um certo tabloide publicou que fulano enganou sicrano e era cúmplice de beltrano. Um estilo policial, mais para boletim de ocorrência do que para jornal.  

Porque essa obsessão em querer montar outros jornais em Búzios... Isso se deve ao fato de compensar o atraso cultural da cidade, será... Já que somos histórica e hereditariamente ignorantes ... O Brasil foi o penúltimo país do mundo a conhecer a imprensa... Chegou aqui com a família real portuguesa em 1808, enquanto no México e outros países da América do sul já existia desde meados do século XVI.

 Há trinta e três anos fui testemunha do primeiro jornal de Búzios. Acompanhei e vi proliferarem outros ...
Isto me deu experiência. Acredito, por isso, estar capacitado para ensinar como montar um jornal ou revista em Búzios.

A primeira parte: Qual é a linha do jornal que você quer fazer...

Vamos escolher o nome. Se quer que seja bizarro, pode ser...  GATO ESCALDADO . Se quiser expor  suas críticas, O BAIACU. O nome diz tudo, peixe conhecido na região por seu veneno. Se procura um estilo ecologista, O JARDIM DAS DELICIAS. Se for linha populista, O REGIONAL, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, O OPERÁRIO BUZIANO... Estes nomes dão um certo clima social. O nome do jornal deve estar sempre acompanhado de frases tipo “Este jornal só diz a verdade”, “Um jornal que busca credibilidade”, “O povo quer saber a verdade”. Estas frases demagógicas funcionam muito bem .

A segunda parte: Como manter o jornal e se manter.

Procure um restaurante e uma lanchonete. Atenção. Elas têm que ser novas, porque as antigas O Peru Molhado já detonou. Veja se tem movimento. Bajule o dono. Fale bem do negócio. Faça com que eles estejam sempre em evidência  e ai garantirá sua comida diária...Se tiver uma colunista não deixe que ela atrapalhe seu rango. Para não dar bandeira, faça um aperitivo antes para dissimular na hora de comer. Sua sobrevivência estará garantida até o dono ficar de saco cheio. Procure um senhor aposentado com certa credibilidade para falar de coisas amenas. Escolha um padrinho político com grana, deixe-o escrever qualquer estupidez. incentive-o. Faça-o crer que vai estar sempre ao lado do poder.

A parte mais difícil é como conseguir o anúncio da Prefeitura que é o que irá garantir a impressão da gráfica. 

Descubra um funcionário público, aquele que sopra e morde. Figura conhecida  que não esteja satisfeito com o governo.  Faça uma matéria expondo os problemas mas de leve. Quando tentarem falar mal do prefeito, recue. Faça-se de ofendido. Esta aí a isca para pescar o anúncio. 

Esteja em todas as festas e tire fotos dos emergentes. Procure fazer com que eles sejam retratados ao lado de políticos para dar mais credibilidade e vender as fotos por fora.

A parte religiosa e fácil: copie alguns Salmos e convide qualquer pregador para assinar.

Como hoje tratar de assuntos ecológico dá Ibope, procure um cara bem chato e deixe-o à vontade. Ele tem que ser contraditório e radical. Um sujeito que agrade as famosas Balzaquianas reclamonas  da cidade. Ai você terá um perfeito ecologista cara de pau. Mas preste bem atenção no texto antes de publicar. Se ficar se lamuriando o tempo todo que está faltando verde, que o verde está acabando... Cuidado... O leitor pode interpretar que está se referindo ao verde Americano. 

Elogie sempre quem tem grana. Concorde e diga que ele sempre está certo. Fotografe-o com a família... Essa técnica deve ser muito usada. Ai você vai ver como pingam uns trocados. Como um almoço de domingo.

Quanto a parte sensual,  sempre que fotografar uma mulher de biquíni ou semi-nua certifique-se de que ela não tenha noivo, marido ou amante. E muito perigoso. Você pode correr o risco de levar uns tapas. Ou ir parar no hospital. Fatos já acontecidos, com fotógrafos e editores...

Quanto a Revistas é muito mais fácil. Basta tirar fotos bacanas das praias, usar alguns textos lights, puxar bastante o saco do Secretário de Turismo e coloca--lo sempre em evidência. 

Finalmente, procurar uma associação e divulgar o seu trabalho. Como é mais econômico que gastar em folder, a revista terá sua distribuição paga e garantida, ainda irá parar em todos os eventos. Peça para seus amigos que elogiem bastante seu trabalho. Mande e-mails com nome falsos de outras cidades.

Depois de seguir estes requisitos  você se tornará um novo  CHATEAUBRIAND. De Búzios...Bem vindo à imprensa local...Boa sorte...

THOMAS SASTRE

Comentários no Facebook:


  • Tayrone Floresta ...DEPOIS DE RELER...SÓ NOS PERMITIMOS CONCORDAR ! COM PARTE DO TEXTO...POIS SE FOSSE O ESCRITOR REGISTRAR O QUE VIU E SABE...EU SABEREI QUE NADA SEI ...!
  • Luiz Carlos Gomes Tayrone, o texto não é meu. É do Thomas Sastre.
  • Miguel Antonioli gostei muito do texto.
  • Isac Tillinger Concordo com quase tudo. Mas lamentavelmente devo admitir que enquanto não houver anunciantes que possibilitem o jornal ser sustentável sempre haverá que ser financiado por alguém, e geralmente o retorno que este investidor quer não é republicano. Afinal o jornal é distribuído gratuitamente, e sem venda de exemplares e sem anunciantes não dá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário