quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Em discussão: Mobilidade Urbana em Búzios

Convite da Prefeitura

Prefeitura de Búzios apresenta proposta de requalificação urbana

Amanhã, dia 21 de agosto, "o arquiteto Indio da Costa apresentará a proposta de requalificação urbana e design para o município, no Cine Teatro Rasa no Inefi (Instituto de Educação e Formação integral Judite Gonçalves). A apresentação ocorrerá em dois horários, às 10h30 e às 14h30.

A proposta do arquiteto inclui a padronização de ruas e calçadas da principal via de entrada da cidade, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no trecho que vai do pórtico de entrada até a praia dos Ossos, incluindo a Orla Bardot, a Rua das Pedras e as orlas das praias Brava, Ferradura, Forno, Geribá, Tartaruga e João Fernandes. A revitalização prevê a criação de ciclovias e rótulas, além de travessias de pedestres.
A ideia da proposta é valorizar o pedestre e o ciclista, ordenando o trânsito e criando espaços para as pessoas circularem pelas ruas e calçadas. Além disso, será apresentado uma nova proposta para o mobiliário urbano. O designer Guto Indio da Costa está desenvolvendo cada detalhe: lixeiras, quiosques, postes, bancos, abrigos de ônibus, bicicletários, bancas de jornal, barracas de serviço, entre outros. Tudo será apresentado à população em audiências públicas.
As mudanças propostas pelo arquiteto Luiz Eduardo e o designer Guto Indio da Costa serão percebidas logo que o cidadão cruzar o Pórtico e seguir pela Avenida José Bento Ribeiro Dantas.
— Nesta via, que é por onde os visitantes chegam, estamos propondo melhorias e discutindo ideias com o grupo que faz o novo plano de mobilidade. Mas, como filosofia, a gente está imaginando diminuir o máximo possível o trânsito ali e construir uma caixa contínua com meio fio decente, colocar ciclovia em toda aquela estação, fazer arborização e instalar rótulas para evitar sinais de trânsito. Queremos também fiação subterrânea e novos postes com luminárias de LED— completa Luiz Eduardo.
MOBILIDADE URBANA – Ainda na quinta-feira, antes da apresentação do arquiteto Indio da Costa, a Fundação Getúlio Vargas apresentará a metodologia e o cronograma das ações do Plano de Mobilidade Urbana. O Plano é um instrumento da política de desenvolvimento urbano que objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município. Com a efetivação do plano, será possível organizar e coordenar os modos de transporte, de serviços e de infraestruturas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário