quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como melhorar o IDEB das escolas de Búzios em um passe de mágica!

Banners afixados nas portas das escolas da Rasa


Senhores pais de alunos tomem muito cuidado com a propaganda enganosa que o secretário de Educação de Búzios está fazendo nas escolas de Búzios. O objetivo é mostrar serviço... mas sem muito esforço. Pretende-se melhorar os IDEBs das escolas de Búzios num passe de mágica.

Como se sabe, o IDEB de uma escola, em determinado ano (i), é obtido pela multiplicação da "média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador entre 0 e 10, dos alunos da unidade (j), obtida em determinada edição do exame realizado ao final da etapa de ensino" pelo "indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de ensino dos alunos da unidade j". Como está difícil,  e leva tempo para melhorar as notas dos alunos em Português e Matemática, o truque consiste em melhorar rapidamente a taxa de aprovação dos alunos com a "aprovação automática". O vereador Felipe Lopes, em discurso da Tribuna da Câmara de Vereadores, já denunciou que muitos professores estavam sendo forçados a aprovar de qualquer maneira os seus alunos, mesmo que não tivessem rendimento escolar para tanto.

O secretário Claudio Mendonça pode enganar o Prefeito, que já anda dizendo por aí que os índices da Educação de Búzios melhoraram. Parece que foi o único que conseguiu enganar! Todos sabem que as escolas do ensino fundamental são avaliadas pelo MEC de dois em dois anos, sempre em anos ímpares e em julho. A última avaliação da qual se tem o resultado é de julho de 2011. O IDEB que se obtiver em 2013 ainda é de responsabilidade da secretária de educação anterior, Carolina. Em apenas seis meses de gestão do novo secretário- de janeiro a julho de 2013- não se pode creditá-lo resultado algum. Estas mágicas fazendo desaparecer as reprovações do ano de 2013, só vão aparecer no IDEB de 2015! 

Secretário inexigibilidade-sabe-tudo: a mágica foi muito fraca! Nem precisamos recorrer ao Mister M! O truque foi facilmente revelado!

Comentários no Facebook:



Nenhum comentário:

Postar um comentário