domingo, 2 de fevereiro de 2014

Análise da geração de empregos na Região dos Lagos

Portal do MTE

Recentemente jornais da Região noticiaram que Cabo Frio foi um dos municípios que mais gerou empregos no mês de dezembro do ano passado. Realmente, a notícia corresponde aos fatos. Segundo dados do Ministério de Trabalho e Emprego Cabo Frio ficou em terceiro lugar no estado do Rio de Janeiro, atrás de Duque de Caxias e Itaguaí, entre os municípios que registraram os maiores saldos de empregos (admissões menos desligamentos). A economia cabofriense no mês citado admitiu 1.446 e desligou 1.198. Saldo positivo de 248 empregos. 

O prefeito Alair Corrêa logo se apressou em cantar loas à sua administração:
- "Os números do MTE reforçam nossa meta de governo de trabalhar com foco no aumento de empregos e, para isto, apostamos numa cidade com turismo sustentável o ano inteiro" (Jornal de Sábado, 01/02/2014) . 

Turismo sustentável? Qual o quê! Para sustentar a afirmativa é preciso que se investigue os setores da atividade econômica que contribuíram para o saldo. Em um município com turismo sustentável e/ou de qualidade o setor que mais contribui para a geração de empregos é o setor de serviços. É o caso de Búzios, apesar da qualidade de seu turismo vir caindo ano após ano. Do saldo de 186 empregos gerados na cidade no mês de dezembro passado, 104 originaram-se do setor de "serviços". Já em Cabo Frio, o setor que mais contribuiu para o saldo obtido foi o "comércio" com 257 empregos. O setor serviços contribuiu com apenas 65 novos empregos. 

Veja o quadro geral do emprego em Cabo Frio no mês de dezembro de 2013:
Serviços = + 65
Indústria = - 17
Comércio = +257
Construção civil = -54
Agropecuária = -3
Saldo = + 248

Logo se conclui que Cabo Frio, apesar de Alair, ainda é uma cidade de veraneio, estando muito longe de ser uma cidade que tenha um turismo sustentável e, muito menos, de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário