quinta-feira, 16 de maio de 2013

Discurso do secretário de Educação de Búzios nos "Cem dias de governo" - parte 1



                                                     Foto: blogãodoslagos


CLAUDIO MENDONÇA

"Frequentador do município de Armação dos Búzios há mais de 30 anos, promete ter uma gestão singular à frente da Educação da cidade. Com grande atuação na administração pública brasileira, Mendonça é advogado por formação mas tem larga contribuição no cenário educacional do Estado do Rio de Janeiro. Autor de três livros, tendo publicado ainda inúmeros artigos em jornais de circulação nacional e revista especializados, já foi, dentre outros cargos, Secretário de Estado e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1994); Coordenador das áreas de Fazenda e Administração do Estado do Rio de Janeiro (1999-2002); Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro - FAETEC (2003); Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2004-2006) e Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (2009-2012). Realizou, ainda, visitas de estudos e análise do sistema educacional de países como Chile, Finlândia, Estados Unidos, Irlanda e França e tem a proposta, como Secretário de Educação de Búzios, de excluir o modelo centralizador vigente, através de sistema de gestão democrático e participativo. Uma de suas primeiras ações à frente da pasta será a elaboração de um processo seletivo para a escolha de novos diretores das escolas municipais e a construção de planos de gestão para as unidades escolares." ( Fonte: blog da Renata Cristiane)

Alguns comentários à "fala" do secretário:

Realmente o desempenho de Búzios no IDEB não é tão ruim se comparado com os outros municípios da Região dos Lagos. O problema, segundo o secretário, opinião com a qual concordamos, é que os indicadores da região são "péssimos". Logo, a educação de Búzios também é péssima.

Meu comentário

Como se pode observar no currículo acima, o secretário Claudio Mendonça teve vários cargos públicos. Especificamente ligados à Educação, ocupou o cargo de secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro em dois períodos:   1994-1994 e  2004- 2006. Outro cargo também relacionado com a área, mas não como secretário, foi o de presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói (2009-2012). Lá, se é que podemos responsabilizá-lo, pelo menos parcialmente, as notas obtidas pelo município não diferem muito das de Búzios, notas que o secretário afirma, com toda razão, serem "péssimas". Nos anos iniciais, no ano de 2011, Niterói e Búzios empatam, com nota 4,6. Nos anos finais, Búzios obtém nota 4,0 enquanto Niterói fica com míseros 3,7, bem abaixo da meta de 4,3. No Estado do Rio de Janeiro, considerando o ano de 2007 como resultado da sua gestão como secretário (2004-2006), suas notas são  muito piores que as de Búzios: 3,8 nos anos iniciais contra 4,2 de Búzios; e nos anos finais, 2,9 contra 3,6 de Búzios. Detentor de desempenho tão ruim, por que então foi convidado para ser secretário de educação de Búzios?

Sobre a situação encontrada, o secretário nos disse que:

- Os prédios escolares estavam abandonados. O secretário de obras Genilson conseguiu tornar  habitável aqueles que se encontravam em "situação calamitosa". A única exceção foi a creche Diva Nunes porque nela chovia em cima das crianças e "umidade era crônica". Seu piso, todo irregular, provocava constante quedas nas crianças.

Meu comentário:

Faltou citar também a escola Juvenal na Cem Braças que funcionava em imóvel alugado também muito úmido. O aluguel foi renovado? Se foi, por que?

-Falta de projetos de fôlego na área educacional.

-Estagiários de 17 anos davam aulas para crianças da educação especial.

-A falta de professores obrigou o secretário a elaborar o processo seletivo para cargo temporário.

Meu comentário:

Falta dar publicidade às contratações feitas. Até hoje elas não foram publicadas no Boletim Oficial. Publicar no blog da secretaria ou qualquer outra rede social não vale! Corre boato na Cidade que existem na secretaria mais de 30 contratados sem processo seletivo algum. Os vereadores da Moção de Repúdio ganharam a queda de braço?

-Processo seletivo para diretores. Plano de gestão coletivo com toda escola. Pacto pela educação.

Meu comentário:
O Plano Municipal de Educação estabelece eleição direta para diretores de escola. É Lei, secretário!

-Ônibus universitário. Abono ou ônibus. A decisão sobre o assunto foi tomada em rede social.

Meu comentário:

O secretário não estava por aqui durante o período eleitoral. Foi por isso que ele não ficou sabendo que o prefeito prometeu em palanque o pagamento integral da universidade e o transporte para todos os universitários buzianos. Claro, excluídos os filhinhos de papai. 

-Vagas em creches. Eram 240. Foi aumentada para 316, um aumento de 32%, quase zerando a demanda.

Meu comentário:

Quem fala que 316 vagas em creche quase zera a demanda não conhece a realidade numérica do município ou está querendo enganar alguém. Por baixo, pode multiplicar esse número por cinco! 

-Edital 011 - Contratação de oficina de arte, cultura, esporte. 127 inscritos. Surpresa para um município que "não tem tradição cultural". Não tinha nem secretaria.

Meu comentário:

O secretário mais uma vez mostra desconhecer a realidade buziana. Quem conhece Búzios sabe que ela é a Cidade do Estado que mais tem artista por metro quadrado. Quem disse que pra ter Cultura é preciso ter secretaria de cultura? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário