quinta-feira, 16 de maio de 2013

A gafe do secretário de Educação de Búzios

Foto extraída do Facebook de Michelle Bertone


"Eu não sou política e não tenho interesses políticos, sou uma mãe desapontada com o pouco caso que a Secretaria de Educação deu-me ao reclamar do evento que eles fizeram ontem, não somente do pouco caso, mas das respostas irônicas e desrespeitosas do Sr. Secretário de Educação de Búzios" (Michelle Bertone)


"Indignada! 
Esta é a palavra que me resume na data de hoje!

Meu filho é um garoto muito inteligente, foi um dos finalistas nas Olimpíadas de informática do ano passado, leu a Bíblia Sagrada toda em seis meses, completou um estudo da Igreja Adventista, estuda informática e adora exercícios de lógica! Enfim, um orgulho para nossa Familia!

Ele foi convidado pela Secretaria de Educação de nossa cidade, a ser prestigiado pelo bom desempenho na prova do SAERJ, nesta tarde, no Hotel Ferradura Resorts.

Segundo informações do convite, ele receberia um prêmio no local, como vocês podem ver no convite. Assim como ele, outras 120 crianças, aproximadamente, receberiam o prêmio no local. 

Ficamos felicíssimos com a notícia e empolgados em prestigiar nosso filho. Deixei minhas coisas por fazer, não o mandei a escola, pois eu queria eu mesma levá-lo juntamente com todo o restante da nossa Família. 

Avisei à minha irmã que mora longe de que ele seria homenageado publicamente por ser um garoto estudioso. Meus pais estavam entusiasmados para chegarmos na casa deles com as fotos. A casa ficou em polvorosa quando deu o horário de sairmos! 

Ao chegarmos no local, nos acomodamos com nossa Família e acomodamos nosso filho do meio lá na frente perto dos fotógrafos para garantirmos um bom angulo e uma foto espetacular deste dia que seria inesquecível!

As crianças começaram a ser chamadas, uma a uma, bem como as professoras e fora anunciado o nome das escolas. Cerca de 10 crianças..., de repente, o orador, secretario de educação de Buzios, fala: _ E finalmente...

Como assim finalmente? E o restante das crianças? 
O restante..., não tiveram o nome sequer mencionado..., disseram que entregariam o prêmio na escola.

Mas..., não saímos de nossas casas para simplesmente pegar um prêmio, pois se fosse por isso, não iríamos, saímos de casa para ver uma homenagem, o prestígio do meu filho que é muito inteligente e estudioso e seus pais não são ignorantes. Entendemos que quando um convite diz que seu filho receberá um prêmio naquele local e naquele dia, é exatamente o que se deve acontecer, pois quem o fizera foram educadores.

Uma das senhoras que estava explicando que o prêmio seria entregue na escola, disse-me que o prêmio é igual, eu tive que dizer que não é. O meu filho não fora homenageado; o presente não é nada para nós, a homenagem é, o reconhecimento é! Ela me disse também, que não dá para agradar a todo mundo, eu digo, de fato não agradou! Não só a minha família, como não agradou a 90% das famílias que foram ver seus filhos sendo reconhecidos e..., nem tiveram seus nomes citados. 

É lamentável! Eu não esperava uma gafe tão grande de educadores que deveriam estimular o desejo de aprender de nossos filhos. 

Meu filho não foi homenageado, mas ele sabe quem ele é. Eu desejo muito que as outras crianças não tenham suas vidas marcadas por uma vírgula em suas vidas, mas que estejam empenhados em prosseguir em tão tenra idade, para não cometerem o mesmo erro imperdoável que fora cometido nesta tarde." (Michelle Bertone)


Michelle Bortone ... chamaram 120 crianças e suas famílias para serem premiadas e só premiaram 10! O restante nem foi citado, disseram que entregariam o prêmio restante na escola, e nem deram previsão de entrega.

Michelle Bortone ...Nem o nome dos outros alunos foi citado. Por que convidaram? Para menosprezar os outros alunos? A senhora que teve que ouvir o meu triste lamento, disse que o prêmio era igual. Cade a igualdade? Acho que se fosse o caso de premiar os melhores dosmelhores no local, pelo menos os nomes das outras crianças deveriam ser citados, mesmo que recebesse o prêmio na escola mesmo..., nem o certificado foi entregue porque não estavam prontos..., para mim, foi uma gafe mesmo! Nao tenho nenhum interesse político, só quero o que é certo. Não pedimos nada a ninguém, foi oferecido ao meu filho o prêmio, pelo bom desempenho escolar, mérito dele. Deveriam levar em consideração o esforço dele. Para mim eles pisaram no esforço das crianças e das famílias que deixaram seus afazeres para estarem no local prestigiando seus filhos.

Meu comentário:

Em vez de se retratar e humildemente pedir desculpas pelo ocorrido, o secretário de educação de Búzios Claudio Mendonça postou uma resposta agressiva insinuando que a mãe indignada seria pouco inteligente e  agido com "conotação política":


Claudio Mendonça Senhora Bortone, fico surpreso em ver uma pessoa que soube apoiar um estudante com altas habilidades ter tamanha dificuldade em interpretar uma sequência de fatos aparentemente simples como a ocorrida ontem. E ainda se dar ao trabalho de escrever "mentira" na imagem o que denota, permita-me o claro interesse em diminuir uma ação educacional de relevo como a que aconteceu ontem. Não se furtando em fazer uma listinha de amigos já "conhecidos" da política da cidade. Explico melhor: Foram 129 crianças premiadas que teriam direito ao MP4, a medalha de Honra ao Mérito e ao Certificado. Entendemos que além da solenidade no Ferradura Resort, cada escola deveria realizar a sua própria no sentido de "contaminar" positivamente os demais estudantes de cada unidade com o reconhecimento pelo desempenho escolar e pelo engajamento no programa de monitoria. Fora isso ficamos com receio de fazer longas filas, as crianças demorarem a escolher a cor do aparelho, enfim com a logística de distribuir no próprio evento tantos prêmios, certificados, etc... Ao que parece, dezenas ou melhor centenas de pessoas compreenderam bem o que acontecia: UMA ENTREGA SIMBÓLICA PARA ALGUNS ALUNOS QUE TIVERAM NOTAS EXCEPCIONAIS, e a entrega na escola para TODOS os demais merecedores. Hoje mesmo, os certificados, os MP4, as Medalhas e as Camisas Pólo de Aluno Monitor chegam ou mesmo já chegaram na escola de seu filho. Bastava tirar sua dúvida, ou manifestar sua cruel e arrebatadora indignação, com o tal "mestre de cerimônias" aqui que ficou no auditório até que todos fossem embora. Aliás um dia de muita alegria, muitas fotografias, muito júblo para as famílias orgulhosas pelo desempenho de seus filhos. Não fiz nenhuma pesquisa, mas creio que 99% dos presentes compreenderam perfeitamente o que ocorreu, mas é meu dever esclarecer cada cidadão de Búzios sobre as ações de governo concernente ao setor. Ah! Parabéns pelo desempenho de seu filho ele merece ser reconhecido, o foi e ainda será. Pelo Município e pela sociedade.


Michelle Bortone Claudio, conforme informado antes, não tenho qualquer interesse político, fiquei indignada com o destrato ao meu filho que recebera um convite para sua premiação que não ocorrera conforme descrito no convite, logo, tratando-se de uma mentira. Etiquetei alguns amigos meus sim, e o farei toda vez que me indignar com algo, ou ver algo que me faça feliz, tendo em vista de que são meus amigos de infância e que tenho meu direito de assim o fazer. Tirei minha dúvida sim, e a resposta foi que não se poderia agradar a todos. Uma vez que para mim o que é válido é o reconhecimento público. Expressei minha indignação pelo fato de seu nome nem ter sido citado no evento. Estou indignada e expresso a minha opinião concernente a este assunto, e informo que a partir de hoje, estarei mais observadora a respeito do que se é feito nesta cidade, após sua resposta arrebatadora sobre minhas dificuldades de interpretação.



Michelle Bortone ... Tudo o que fora dito por mim é verdade, não aumentei nem uma vírgula do que acontecera. O fato de sermos estudiosos e cristãos não nos faz alienados. Devemos ser voz, e quem é voz não se cala diante dos desastres cometidos em nossa sociedade. Eu trabalho com eventos há 8 anos e sei que uma premiação deve ser feita em ordem decrescente e, caso não se tenha tempo suficiente, pelo menos os nomes dos homenageados deve ser citado.

Michelle Bortone Em momento algum falei de governo A ou B, estou expressando minha indignação à gafe cometida. Quero e preciso que nossa cidade tenha uma educação de qualidade, pois ela é responsável pelo desenvolvimento intelectual de meus 3 filhos, não importando quem seja seu governante. Não sou política, não gosto de política. Nas eleições ninguém viu uma placa na minha casa ou um adesivo no meu carro..., nem sequer faço propaganda de A ou B, porque confio só em Deus e o voto é secreto mas, se eu presenciar qualquer injustiça, vou falar, doa a quem doer.

Meu comentário:

Mais uma vez em vez de se retratar, o secretário, de modo deselegante, parte para a ironia.

Claudio Mendonça Senhora Michele optamos por não citar 149 nomes! Não podia imaginar que isso iria lhe causar tamanho sofrimento. Seu filho vai ganhar a medalha, p MP4 e ainda o certificado. Será homenageado na escola. O que mais será preciso fazer para aplacar sua insaciável vaidade? Se isso para a senhora é uma gafe tão séria a ponto da senhora classificar todo o trabalho de uma equipe de educadores de excelente nível como uma mentira, francamente reputo o julgamento injusto e incompatível com o esforço coletivo que envolveu a avaliação e a premiação. Se for tão importante assim diga o nome do menino que vou na escola dele falar o nome bem alto e prestar as mais elevadas homenagens, afinal isso para mim será motivo de muita alegria e satisfação reconhecer o mérito desse menino maravilhoso!

Claudio Mendonça Por favor, coloquem-se no lugar das dezenas de pessoas envolvidas em elaborar as provas, aplicar, corrigir, divulgar os resultados, adquirir os prêmios, produzir os certificados, mobilizar os alunos, organizar o evento... Para se deparar com um julgamento precipitado e muito, mas MUITO injusto.

Michelle Bortone Não pedimos nada ao governo e nem a Secretaria de Educação, foi OFERECIDO a ele a homenagem, não quero que você grite o nome dele, porque ele sabe o valor que tem, e sinto ironia em suas palavras. Só queria que o prometido no convite fosse cumprido, assim como outras mães que deixaram seus afazeres para prestigiarem seus filhos. Tem mais gente reclamando no face da secretaria, não viu? Não temos vaidade alguma, graças à Deus! Mas isso foi propaganda enganosa, isso foi! E irei continuar falando, se o Sr. não se incomodar em passar todo o horário em que deveria estar trabalhando para reputar minhas palavras, estarei a disposição!

Claudio Mendonça Senhora Michele, não estou aqui a tratar de nenhum assunto particular e é meu dever prestar esclarecimentos de meus atos e ações da Secretaria de Educação. Estou comentando em respeito à sua condição de cidadã e mãe de aluno da nossa rede. Não pensasse assim eu simplesmente ignoraria seu post. Ainda hoje, pucos gestores públicos levam em consideração as opiniões do Facebook, repare bem. Claro que evito comentar frases vazias, clichês, ofensas banais, chulas, palavrões... Esses não valem o debate. Esclareço ainda que não pratiquei nenhuma ironia isso fica por conta da interpretação de cada um. Mas o importa mesmo, a meu ver, não é o cerimonial ou as frustrações geradas por um aspecto da reunião. O evento em sí foi muito bonito e emocionante, mas não possuia um objetivo estratégico em si. O que é relevante em termos de políticas públicas foi a Secretaria ter lançado o programa de monitoria com quase 130 alunos (sim eles também não tiveram os nomes citados). A avaliação realizada tão teve como objetivo maior a realização do tal evento. O principal intento foi o de diagnosticar os (outros milhares de) alunos com dificuldade para, articulado ao programa de monitoria, desenvolver o reforço escolar em todas as escolas. Na Escola Ciléia Barreto por exemplo, a diretora esta, neste momento reunida com os alunos monitores explicando suas atividades e articulando o reforço escolar. Hoje chega o material na escola e na sexta o jovem será homenageado junto com seus colegas fazendo jus ao mérito apresentado nesse primeiro exame. Teremos outras avaliações ao longo do ano, não sei seria o caso de contratar um cerimoniólogo, mas por certo iremos citar todos os nomes dos agraciados o que, sem dúvida, irá nos deixar mais livres apara trabalhar como bem asseverado acima.

Michelle Bortone Fico feliz em saber que o erro não irá repetir.

Michelle Bortone A propósito, não me intimida nem um pouco o Sr saber onde meu filho estuda, eu não fiz questão de esconder, mas eu entendi muito bem a citação. Ok?

Meu comentário:

Para finalizar, o secretário, demonstrando ser um hipersensível-não-me-toques, ou seja, aquele que não admite crítica alguma, tenta desqualificar a mãe do aluno relacionando a sua conduta à micro política local. O cara deve se achar o máximo! Não foi à toa que os professores do Estado do Rio de Janeiro fizeram o seu enterro simbólico.


Claudio Mendonça Senhora Michele esta vendo conspirações agora? Imagina se eu inferisse que há conotação política sim quando coloca no seu "grupo" o ex-Secretário de Turismo e o de Cultura do governo passado. Não há intimidação NENHUMA. Ao contrário, a tal homenagem será muito bem feita pela diretora da escola ne sexta e pronto. Só isso. Eu JAMAIS iria tomar qualquer medida contra qualquer criança ou jovem por razão alguma. Acho que a senhora esta tentando e conseguindo criar uma situação política, fingindo isenção em cima de uma caso que, convenhamos, não merece a dimensão dada. As informações foram prestadas, nosso ponto de vista exaustivamente colocado. Sua suposta isenção afirmada em comentário anterior esta perdendo a credibilidade na medida em que se desespera tentando esticar o assunto. Ficamos assim. A crítica foi injusta ou no mínimo exagerada, houve um dimensionamento absurdo em relação ao fato, há o interesse claro em não ver a elevada dimensão educacional da ação de governo mas (tão somente) um aspecto de cerimonial. Não há espanto quando cai a cortina da micro política local...

Michelle Bortone Tantas escolas na cidade e você comentou logo a dele... é no mínimo estranho..., e eu não esticaria tanto se o Sr. admitisse o erro e se retratasse, mas preferiu cuspir ironias e pisou na minha insatisfação. Me perdoe meu caro, agora vou falar mesmo. Vou esticar o máximo que eu puder! Não somente pelo meu filho, mas pelas crianças que foram para casa sem uma foto, sem um certificado sequer, depois de terem recebido um convite para serem premiados e levado toda a sua família, parentes e amigos a fim de serem prestigiados. Isso não é vaidade, como eu disse foi oferecido a ele e vocês foram desrespeitosos em nem citar os nomes deles. 

Observação: reproduzo aqui o post recebido por e-mail, com autorização da autora.

Comentários no Facebook:


  • Jose Figueiredo Sena Sena Luiz Carlos Gomes, venhamos e convenhamos , foi simplesmente um pouquinho de tato politico publico , em primeiro o lugar o convite deveria explicar que o Secretário de Educação vai estar presente e vai sortear 10 alunos para ser homenageado perante as pessoas presentes ao " REGA BOFE "e os demais alunos será agraciado na própria Escola de origem , e assim ficaria todos muito contentes né. Ou Luiz ká pra nóis , este negocio da "GAFE" não estou vendo nada , nadinha, o Secretário de Educação não deveria nunca,jamais , de maneira alguma dar linha na " PIPA ", tu já viw os comentários , você sabe muito bem que aqui em Búzios tem gente que adora e vive tentando sempre colocar mais lacinho rabo na pipa. né. Para acabar com este quiproquó e voltar para o status quo, é simplesmente o departamento que promoveu o evento pedir " DESCULPA " , é simples e muito bom para o " EGO " né.
  • Marcos Diógenes da Silva Ainda bem que não foi preciso lei estabelecendo ponto facultativo aos pais dos alunos, já que muitos às 15:00 h (vide convite) ainda estão em horário de trabalho. Acredito que para alguns pais valeu à pena estar no evento conseguindo uma liberação com seus empregadores, principalmente pelo que o evento representou ou poderia representar para cada família. Eu, particularmente, não me sentiria nada bem se meu filho fosse premiado/homenageado (e não foi) no evento e não notasse a minha presença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário