segunda-feira, 23 de maio de 2011

Auto-poluição: uma hipótese




Assim se expressou Mário Flávio Moreira, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, em comentário enviado à revista CIDADE ONLINE, reagindo ao artigo nela publicado com o título “Na rota do esgoto”; “Resposta ao Alienado Ernesto Lindgren. Ter, 17 de Maio de 2011 21:38 (Mario Flavio Moreira) Prezado Lindgren, Solicito por gentileza que não "vomite" asneiras numa conceituada revista como essa. Se você tem alguma dúvida em relação ao sistema de captação de esgoto em nossa região, nos procure no Consórcio, estarei a sua disposição para dirimir suas dúvidas. Ou procure alguem que saiba”. A resposta colunista foi “Prezado Mário Flávio. Aceito sua sugestão. Procurarei alguém que saiba”.
O xingamento (alienado = doido, enlouquecido) é coisa vulgar e deve ser descartada. A tentativa de censura é inadmissível. 
Há razão para o protesto de Mário Flávio Moreira. Este colunista não dispõe de dados ou informações que confirmem que a corrente marítima está trazendo esgoto que poluiu a praia das Conchas - fato indicado por boletins do INEA - ou que poderia poluir a praia do Peró. Não pode, também, confirmar que a presença de coliformes fecais na praia das Conchas, em nível que excede o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seja consequência de despejo de esgoto in natura na rede de coleta de esgoto em tempo seco em Búzios, um sistema ardorosamente defendido por Mário Flávio Moreira. Ocorreu, portanto, a este colunista aventar que se trata de um fenômeno inédito que está a merecer a atenção de pesquisadores, provavelmente ou certamente do CILSJ: a auto-poluição da praia das Conchas como mostra a ilustração. Talvez ocorra uma erupção de esgoto in natura, de origem desconhecida, por alguns segundos, na calada da noite.
21/05/2011
Ernesto Lindgren

Comentários:




Flor disse...
 
Oi, Luiz. Que bom que vão recorrer a técnicos e gente que sabe. Pode ser que haja uma luz no fundo do túnel e que a merda toda venha a público! Parece que eles não querem fazer contas! Quando tem 4 navios (3.000x4) no centro de Búzios, dá para calcular, por baixo, uma tonelada a mais de resíduos. Por que não se fala abertamente nisso? Toda essa gente dividida entre a pedra, o Michou, e mais dois? É possível?

2 comentários:

  1. Oi, Luiz. Que bom que vão recorrer a técnicos e gente que sabe. Pode ser que haja uma luz no fundo do túnel e que a merda toda venha a público!
    Parece que eles não querem fazer contas!
    Quando tem 4 navios (3.000x4) no centro de Búzios, dá para calcular, por baixo, uma tonelada a mais de resíduos. Por que não se fala abertamente nisso? Toda essa gente dividida entre a pedra, o Michou, e mais dois? É possível?

    ResponderExcluir
  2. Eu postei em meu blog que as algas estão proliferando permanentemente na Praia das Conchas, e que isso é indicador de carga orgânica. A fonte poluidora devem ser os quiosques .
    Que tem esgoto tem ! A fonte dele é que tem que ser descoberta. Quando cessar a descarga as algas vão sumir.
    Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
    http://limpezariomeriti.blogspot.com

    ResponderExcluir