sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desastre em Cabo Frio



OConsórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) terá que explicar a origem doesgoto que é mostrado na foto de Ernesto Galiotto, de 2008. Terá que explicar aorigem de uma língua negra que, neste ano de 2011, atingiu a Ilha do Papagaio,como testemunhado por um canoísta.

OConsórcio argumenta que o que acontece na Lagoa de Araruama, nas lagunas CaboFrio e Maracanã e em praias na Região dos Lagos não é consequência do derramede esgoto in natura no sistema de coleta de esgoto em tempo seco.

Talvez,como caso único de emissários submarinos, o que sai da boca de um dito cujoinstalado em Rio das Ostras não termine por poluir as praias no caminho dacorrente marítima.

            O CILSJ terá que explicar qual aorigem dos coliformes fecais que foram encontrados pelo Instituto Estadual doAmbiente (INEA) nas praias e nas datas indicadas nos boletins que divulga. Das 44praias listadas 24 estão interditadas e em 20 há a recomendação “Evitar o banhoaté 24 horas após chuvas”, inclusive a do Peró.

Éimpossível desmentir o depoimento de um canoísta que descreveu sua experiênciaem outubro de 2010: “Quando fiz a travessia de 42 km entre o centro de Araruamae a Ogiva, certamente não foi a passeio... Queria conhecer de perto como a lagoaestá hoje... O risco de contaminação é iminente e visível. O odor em algunspontos beira ao insuportável... em alguns pontos, estamos no esgoto "innatura".

OCILSJ terá que explicar o que se vê nas fotos enviadas em 25/05/2011, a estecolunista, pelo fotógrafo Antônio Ângelo Trindade Marques com a seguinte nota:“Estas imagens foram feitas no domingo passado do mirante Américo Vespúcio, umaconstante após Semana Santa. Envio outras do mesmo local e data para que possausá-las como quiser”.

            Que o secretário-executivo do CISLJ expliqueessas coisas, sem confundir xingamento com juízo de valor.

            Parafraseando Ronald Reagan (“Sr.Gorbachev, derrube esse muro!”), Sr. Governador, feche esse Consorcio.  

25/05/2011

Ernesto Lindgren

Nenhum comentário:

Postar um comentário