terça-feira, 3 de maio de 2011

Capacidade de carga de Búzios

Em artigo no jornal O Perú Molhado (12/03/2011) a deputada estadual e "mãe" do Plano Diretor de Búzios, Aspásia Camargo, falou sobre um novo conceito ambiental: o conceito de "capacidade de carga de uma cidade". Segundo ela, não podemos mais ficar recebendo 150 mil visitantes na alta estação sem analisar as suas consequências. Se a infraestrutura já é precária para os seus 28 mil moradores, imagina para uma população cinco vezes maior. Armação dos Búzios não é uma cidade qualquer. É uma verdadeira jóia da Coroa, frágil e pequena, que precisa estabelecer um limite ao número de turistas que entram na cidade. No Brasil, Fernando de Noronha e Ilha Grande já fazem isso. Na Ilha, por exemplo, só entram 500 pessoas por vez. Como as Ilhas Seicheles, Cancun ou Bali- verdadeiros paraísos naturais-, Armação dos Búzios precisa de um tratamento diferenciado. 

A partir do diagnóstico de que nossa península estava muito saturada e ameaçada, o Plano Diretor (PD) estabeleceu a estratégia de protegê-la. A ocupação na parte peninsular foi restringida ao máximo e redirecionada para a parte continental do município.

Em contradição com o que estabelece o PD, Búzios se tornou o paraíso dos condomínios. A massificação gerada pela construção de inúmeras pousadas e condomínios vai acabar com a cidade. Não podemos mais ter muros infinitos nos condomínios- verdadeiras cidades dentro da cidade- que nos roubam a beleza da paisagem de Búzios. Foi a inigualável beleza cênica da península que fez com que se introduzisse pela primeira vez em um PD no Brasil um capítulo sobre proteção da paisagem. 

O Plano Diretor dá alguns bons conselhos:

Para reduzir a ocupação na parte peninsular:

1) transformar urgentemente o Centro da cidade em área de pedestre.
2) criar uma malha cicloviária 
3) implantar um terminal rodoviário em São José.  

Para que os hotéis e pousadas não fiquem reféns dos grandes picos do turismo de massa:

1) elaborar um calendário anual de eventos
2) construir um Centro de Convenções Municipal

Qual a capacidade de carga atual de Armação dos Búzios? A resposta a esta pergunta não é fácil de ser obtida. Alguns critérios podem ser estabelecidos: 1) a maior preocupação terá que ser com o bem estar dos moradores; 2) proprietários de casa de veraneio também terão prioridade; 3) todo processo de mudança terá que ser feito de maneira democrática; 4) o critério não pode ser elitista; 5) visitantes mais antigos teriam vez sobre os mais novos; 6) os turistas seriam catalogados. 

Finalmente, uma Lei precisará ser feita para regulamentar a capacidade de carga da cidade de Armação dos Búzios. Que tal vereadores? Vamos ao debate?

Comentários:
Marcia Bispo disse...
A meses atras quando naquela exaltada discussão onde eu disse que Búzios tinha de " passar a corrente " no verão e não deixar ninguem entrar, eu falava exatamente disso. Grande Aspásia!
426 

Um comentário:

  1. A meses atras quando naquela exaltada discussão onde eu disse que Búzios tinha de " passar a corrente " no verão e não deixar ninguem entrar, eu falava exatamente disso. Grande Aspásia!

    ResponderExcluir